12 de mar. de 2009

Chazinho de Coca - Exageros em Itu.

Itu é uma cidade muito interessante, conheço bem o lugar. Ruelas com clima histórico, população educada e que costuma te receber muito bem. Itu ostenta a fama de ser a cidade onde tudo é grande, exagerado. Na principal praça da cidade, você se depara com um orelhão maior que muita seringueira, encontra uma loja que vende escovas, pentes, clipes, lápis, tudo gigantesco.

Na cidade onde tudo é exagerado, o Palmeiras exagerou em errar. O Ituano acertou 4 bolas na trave durante a partida, talhando com machadadas de irônia, a escrita iniciada na partida contra o Santos, no mesmo estádio, quando o Peixe meteu 7 bolas na trave do adversário. É o estádio do “quase gol”, dos quase muitos gols.

Luxemburgo levou novamente a campo uma equipe composta em sua maioria por reservas. Segundo o técnico, existe um “desgaste” devido ao excessivo número de jogos.

Meu Deus! Me lembro e não faz tanto tempo assim, que os clubes que disputavam a Libertadores também brigavam pela Copa do Brasil. O mesmo Palmeiras, em 1999, chegou as quartas de final da Copa do Brasil, a final do Paulistão e a final da Libertadores. Foi campeão continental, vice paulista, tendo jogado a 1ª partida com o time todo reserva, aí sim justo pois disputava na mesma semana a final da Libertadores. Era um exagero de jogos, é fato. Mas hoje não há esse exagero todo e ainda assim os jogadores se “desgastam” muito facilmente. E não só do Palmeiras, que fique bem claro.

Luxa disse que esse time atingiria seu ápice no 2º semestre. Depois de toda a reformulação, trata-se de um diagnóstico normal. Mas o time mostrou que pode atingir um patamar próximo do ideal antes disso, só que agora esbarra nessa de “desgaste”.

Enfim, foi um jogo duro de assistir, com a zaga errando tudo, com Marquinhos fazendo valer a perseguição da torcida, com Jumar sendo expulso ainda na 1ª etapa e Bruno, o melhor em campo ao lado de Armero, tendo que se desdobrar para evitar que as bolas insistentemente desviadas pela sua zaga entrassem. Quando passava por ele, não passava pela abençoada trave alviverde.

Na 2ª etapa Luxa promoveu a entrada de Cleiton Xavier, Keirrison e Pierre. Pierre entrou muito bem, mas os outros não. Ainda assim a equipe melhorou substancialmente e chegou a dominar a partida em alguns momentos, mas errava todo bendito último passe.

Os gols? Bem os gols foram assinalados ainda no 1º tempo. Alex Afonso, “aquele”, ajudado por um dos vários desvios da zaga alviverde e que matou Bruno. E Lenny pelo Palmeiras, depois de grande jogada de Armero.

O time é bom, quando completo é garantia de grande atuação ofensiva. Mas a zaga, ahhhh essa zaga. Ouso dizer que se não melhorar minimamente, o time não vai chegar a lugar algum esse ano.

----

O som que embala esse post todo exagerado é também um mar de exageros, belíssimos exageros. Da linda Scarlett Johansson, com a linda Falling Down, do discaço Anywhere I lay my head.

Cheers,

6 comentários:

Fábio B. A. disse...

Esse papo de time para o segundo semestre é balela, desculpinha. O mesmo Vanderlei que diz que o time vai firmar no segundo semestre é aquele que disse que Libertadores era a prioriadade.

Ou será que ele esqueceu que a Libertadores acaba no primeiro semestre?

Anônimo disse...

Não é balela não. Mas é visivel que o time pode atingi-lo antes disso, desde que não fique nessa de "desgaste".

E a distorção gerada pela mídia chegou a todos mesmo. Eu ví a entrevista em que o Luxa falou sobre o time estar pronto no 2º semetre. Ele falou que é um time para o Brasileirão, mas aí a torcida, ajudada pela imprensa que adora fazer fumaça em tudo, "entendeu" que ele estava abrindo mão da Libertadores.

Fábio B. A. disse...

Você anda lendo as coisas pela metade.

Eu acho que o Luxa, esperto como é, já tá arrumando a desculpa caso o time seja um fiasco na Libertadores, campeonato que ele mesmo disse ser o objetivo...

omegamary disse...

Fabinho, ele não precisa dizer que a Libertadores é prioridade. Qualquer técnico de time grande que chega num torneio desses, não pode pensar outra coisa ou então é caixão. Mas uma coisa não elimina a outra.

Quando o Palmeiras perdeu os 2 jogos treinos e todo mundo caiu matando dizendo qe era a 4ª força do estado, que o time era fraco que não sei o que, ele disse que devido a reformulação, o time só estaria pronto no 2º semestre, com força total no BR. A imprensa inteirinha - e eu me lembro de ter comentado isso com vcs ou e ter escrito aqui no FFC - distorceu tudo dizendo que ele estava abrindo mão da Libertadores. A torcida(leia-se torcida organizada) que já esava criticando até espirro do cara, usou isso pra dizer que ele não pensava grande. Depois disso ele veio a público e explicou dizendo que a Libertadores é prioridade sim, mas que isso não quer dizer que o time já esteja nos trinques. Trata-se uma avaliação do cara. Não entendi onde está o erro nisso.

Fábio B. A. disse...

O erro está no fato dele fazer essa avaliação enquanto particpa da competição que disse ser a mais importante.

O erro dele é querer já justificar um possível fiasco projetando eventos futuros.

O erro dele é falar demais e deixar de assumir que não está dando conta de Paulista e Libertadores, e que anda errando a mão na segunda.

Tá bom assim ou quer que eu desenhe? rsrs

Anônimo disse...

Ah mas aí vc já mudou o foco. Eu tbm concordo que ele tá perdendo a mão com esse negócio de jogar com time misto quando não precisa, de usar 1 zagueiros e só um volante, só um atacante contra um corinthians que joga com 3 zagueiros, td isso vc tem razão. Mas não precisa o Luxa dize que esse é um time que ainda não chegu ao seu ideal, isso é "olhável".

Pronto, desenhei..rss