25 de mar. de 2009

Chazinho de Coca - "Coalhada" garante Verdão nas semifinais.

No jogo que marcou o retorno do pentacampeão Marcos a meta palmeirense, o Verdão bateu a sua asa negra, o Bragantino por 2X1 e garantiu a vaga nas semifinais do Paulistão.

Na mesma partida o Palmeiras variou do 3-5-2 para o 4-4-2. Não só variou o esquema, como variou a qualidade do jogo.

Entrou no contestado 3-5-2, com apenas Jumar de volante efetivo, já que Pierre não participou do jogo. A zaga com Jéci, Maurício Ramos e Marcão - Meu Deus!

Se você tem Baresi, Gamarra e Luis Pereira de zagueiros, ótimo. Mas dos 3 zagueiros escalados, apenas Maurício Ramos está em boa fase. Acho que quanto mais zagueiros em má fase (digamos assim) você colocar, maiores as chances de algo dar errado. E deu!

Jumar recebia a ajuda de Cleiton Xavier na marcação, mas espera aí. Cleiton é um dos líderes em assistências da temporada, mas atuando ofensivamente, não jogando como 2º volante. O resultado foi um ataque pouco acionado, fazendo com que Keirrison ficasse apagado em campo, ainda que Marquinhos buscasse maior movimentação. Diego Souza também estava sumido. Com a cobertura de Jumar sendo insuficiente, o fraco trio de zagueiros ficou exposto e mais uma vez sofreu um gol besta, além de contra de Jéci.

Vendo que seu 3-5-2 mais uma vez naufragava, Luxemburgo sacou Jéci e colocou Ortigoza.

Mais ofensivo sim, mas não perigoso na mesma proporção. Contudo o Palmeiras retomou o domínio das ações e no finalzinho da 1ª etapa, em ótima jogada de Diego Souza, que passou por 2 adversários e cruzou, ele, o “Coalhada”, estava bem posicionado para encher o pé e marcar o seu 1º gol com a camisa alviverde.

No 2º tempo o time voltou bem melhor e logo aos 8 minutos, novamente em cruzamento de Diego Souza, a zaga se atrapalhou com o goleiro Gilvan e a bola sobrou novamente para Ortigol (como era conhecido no Paraguai) balançar as redes e virar o placar.


O jogo seguia tranqüilo para o Palmeiras. Marquinhos e Jefferson perderam ótimas chances. Mas aí Diego Souza que vinha muito bem no 2º tempo, resolveu dramatizar a vitória alviverde.

Já com um cartão amarelo, o meia puxou a camisa do adversário e foi expulso, não só desfalcando o Palmeiras em mais da metade da 2ª etapa, como já arrumando dor de cabeça para Luxemburgo armar o time para o clássico de sábado contra o São Paulo. Cleiton Xavier também pediu para sair reclamando de dor e é dúvida para o clássico.

Com um homem a mais, Marcelo Veiga mandou a campo o veteraníssimo e imortal Paulinho Kobayashi (lembra-se dele?) no lugar de um zagueiro.

Keirrison apagado ofensivamente, voltou para ajudar na marcação, assim como Ortigoza. Sem levar grandes sustos, o Palmeiras sustentou a vitória até o final. Com 40 pontos não pode mais ser alcançado pelo 5º colocado, confirmando assim sua classificação antecipada para as semifinais do Paulistão.

Confira os gols da partida:



Coalhada ou Williams?

Na cabeça de Luxemburgo, Williams ainda é o dono da vaga ao lado do K9. Disse que gosta de um atacante que possa atuar também como meia e por isso garante Williams na equipe que vai a campo sábado contra o São Paulo. De toda forma, elogiou o jovem paraguaio que começa a despontar e a agradar a torcida.

Em toda a temporada Williams tem sido titular, mas assinalou somente 1 gol. Ortigoza em 3 jogos, sendo apenas um como titular, marcou 2 gols, deu 2 assistências para os companheiros marcarem e ainda sofreu um pênalti.

Não se pode ser enfático com essas estatísticas, mas que elas devem atormentar a cabeça de um treinador, disso não tenho dúvidas.
----

A coluna foi escrita ainda no embalo de Thom Yorke e cia, com a fantástica The National Anthem do Radiohead.

Cheers,

Nenhum comentário: