4 de mar. de 2009

Chazinho de Coca - “Chega de historinha, o Luxembugo só ganha Paulistinha”

“Chega de historinha, o Luxembugo só ganha Paulistinha”

Foi isso que o técnico Luxemburgo escutou ao final da partida contra o Colo-Colo, onde o seu Palmeiras saiu derrotado por 3X1 e complicou-se no grupo da “morte” da Libertadores.

Vou discordar? Se eu tiver boa vontade e analisar toda a carreira do treinador, sim, irei discordar. Mas futebol é momento, certo? Sendo assim, estou quase dando razão à torcida.
Desde 2004 que Luxemburgo só ganha o Campeonato Paulista, simples assim.

Quer mais uma? Pois dizem que esse Palmeiras lembra aquele de 1996. Pois lembra mesmo, como eu já bem disse. É um time jovem, veloz, técnico e que se atira ao ataque, sobretudo por ser sabedor de suas qualidades de definição. Aquele Palmeiras de 1996 era assim, deitou e rolou no Paulista, mas ganhou “só” o Paulista. Aquela edição do maior regional do país era por pontos corridos, com turno e returno, onde só haveria uma final se houvesse um campeão em cada turno. O Verdão faturou os 2 turnos e cancelou a final.

Naquele mesmo ano, disputou a final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro e era franco favorito. Perdeu por 2X1 em pleo Palestra Itália. Depois no BR 96, terminou a 1ª fase em 3º lugar e pegou o Grêmio nas oitavas e foi novamente eliminado.

Muita semelhança?

Mas não, não vou detonar o Luxa, até porque como já disse inumeras vezes, ainda acho que ele é o técnico que arma as melhores equipes, aquelas que mais enchem os olhos. Mas futebol é resultado e entre ter uma equipe meramente vistosa e uma que jogue feio, mas que seja campeã, “infelizmente” sou obrigado a escolher a 2ª.

Não se joga Libertadores com se joga Paulistão. Colo-Colo e LDU não são Marília e Oeste, muuuuuuito longe disso.

Muito se critica a defesa alviverde, mas armar o time tendo apenas o Pierre como leão de chácara do meio campo, não só sobrecarrega o ótimo volante, como faz a bomba estourar toda em cima do trio de zagueiros. E não adianta colocar 3, 4 ou 11 zagueiros.

No Paulista os times jogam fechados contra o Palmeiras, então realmente não justifica ter 2 volantes, por isso Cleiton Xavier joga ao lado de Pierre, mas é quase um amador. Os times da Liberta, sobretudo esses com tanta tradição como qualquer outro brazuca, não se intimidam e ontem o Colo-Colo deu um baile. Barrios fez tudo aquilo que o mundo esperava de Keirrison, Diego Souza e Cleiton Xavier – Williams até que fez boa partida.

OS: Aliás, o Colo-Colo mstrou com Barrios, o caminho das pedras para o Corinthians vencer no domingo.

Marcão não apoiou e mesmo assim tomava todas as bolas nas costas, péssima partida. E quando na virada do 1º para o 2º tempo, Luxa entrou com Jefferson e Jumar, aí foi para o torcedor se desesperar de verdade.

Ainda dá para se classificar? Até que dá. Mas a postura deverá ser completamente outra e a armação do time, para a Liberta, idem.


Despeço-me da nobreza ao som de Manic Street Preacher – There by the grace of God

Cheers,

3 comentários:

Rene Crema disse...

Esquema 3 5 2 burro pra libertadores, é 4 4 2 e pronto !!! Para de inventar sr Luxa...

Fábio B. A. disse...

Foi um passeio chileno em pleno Palestra.

Anônimo disse...

Sem alardes porcada em 1997 o cruzeiro perdeu as 3 primeiras e acabou campeão e em 2007 o colo colo pedeu as duas primeiras, ganhou as 3 seguintes e se deu ao luxo de perder a terceira, conseguindo a classificação.