23 de set. de 2008

Pacaembu inaugura o Museu do Futebol

FINALMENTE!

Museu do Futebol dá esperanças ao Pacaembu para Copa de 2014

Thales Calipo
Em São Paulo

Enquanto São Paulo e Palmeiras disputam para incluírem o Morumbi e a Arena Palestra Itália, respectivamente, no programa da Copa do Mundo de 2014, a prefeitura paulistana trabalha nos bastidores para colocar também o Pacaembu nesta disputa. Um dos trunfos para isso é a inauguração do Museu do Futebol, fato que acontecerá na próxima segunda-feira, após um mês de atraso.

Para Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, o Morumbi já está garantido na Copa de 2014, caso São Paulo venha a ser escolhida como uma das sedes para o Mundial, restando ao Pacaembu uma disputa com a futura arena do Palmeiras pela possível segunda indicação.

"O estádio oficial é o Morumbi. Já tenho conversado com o presidente Juvenal Juvêncio [do São Paulo] e as tratativas estão muito avançadas com os investimentos privados que serão feitos. Mesmo assim, o Pacaembu pode ser o segundo estádio", afirmou Feldman.

Para isso, no entanto, a prefeitura, que atualmente é dona do Pacaembu, trabalha com a hipótese de fechar uma parceria com algum clube. O mais próximo a isso, de acordo com o secretário, é o Corinthians, time que tradicionalmente realiza as suas partidas no local.

"Trabalhamos na linha de uma concessão, e com o Museu do Futebol e uma reforma do estádio, o Pacaembu ficará muito atraente para ser a casa de um grande time, possivelmente o Corinthians, e com isso ficará apto a sediar algum jogo da Copa do Mundo de 2014", completou Feldman.

Orçado em R$ 32 milhões, o novo museu é um espaço construído em frente à praça Charles Miller e que mostra, não só aspectos ligados a inúmeros times brasileiros, mas também fatos históricos do Brasil relacionados a momentos marcantes do futebol, como as conquistas dos cinco títulos Mundiais.

Além disso, o Museu do Futebol terá um espaço para mostras itinerantes. A primeira escolhida é a de Pelé, e serão mostradas mais de 100 peças do acervo do ex-jogador, além de itens de colecionadores, como a camisa utilizada na final da Copa do Mundo de 1970, que pertence ao cineasta João Moreira Salles.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/09/23/ult59u171833.jhtm

Nenhum comentário: