12 de set. de 2008

Fim de Semana Sonoro : Crosby Stills Nash & Young



Sei lá porque, mas meu gosto musical é suscetível a variações de acordo com a temperatura. No calor senegalesco que tivemos essa semana em SP tendo a voltar minha escuta para sons mais brandos. E das praias das grandes melodias e harmonias vem a dica da semana: Crosby, Stills & Nash (as vezes Young).

Um dos primeiros super-grupos do rock, o CSN(Y) foi formado por artistas que já tinham uma carreira de sucesso em outras bandas anteriormente: Stephen Stills e Neil Young no Buffalo Springfield, David Crosby nos Byrs e o inglês Graham Nash nos Hoillies.

O trio se reuniu em 1969 com a proposta de um som acustivo, voltado para arranjos vocais perfeitos. Lançaram o belíssimo primeiro disco homônimo no mesmo ano e, diz a lewnda, a estréia ao vivo se deu em Woodstock.

Em 1970 gravaram segundo disco de estúdio, o mais eletrficado (e já contando com a participação de Neil Young) e bastante influenciado pelo hippismo Dejá Vu. Pouco tempo depois, antevendo a queda do flower power, o single “Ohio” foi posto nas lojas. A música de Young fala sobre o assassinato de quatro estudantes em uma universidade naquele Estado após a invasão da polícia para debelar uma manifestação.

Ainda no início dos anos 70 a banda lançou o duplo ao vivo “4 Way Street”. Depois se reuniram mais algumas vezes e o primeiro disco lançado após a reforma do grupo, CSN (1977) é digno de registro. Posteriormente lançaram outros trabalhos, mas nunca com o mesmo brilho.

Em carreira solo e outras combinações os quatro obtiveram exitos. Não mencionaremos neil young, que merece certamente uma coluna aparte. Stills lancou um belissimo disco homonimo com com outro grupo que formou em 1972, o Manassas. Crosby lancou o excelente solo em 1971, "Everybody knows this is nowhere" e, associado com Nash, um belo disco em 74.

A banda se reuniu a Young para promover seu disco “Living with war” em shows poderosos nos anos recentes e um registro dessa tour foi lançado.

Discografia Selecionada:

Crosby Stills & Nash - 1969
Dejá Vù - 1970
4 WAy street (ao vivo) - 1971

Nenhum comentário: