25 de set. de 2008

La Mano de Dios - Em busca do futebol bonito

Em busca do futebol bonito

Muita coisa tem sido dita a respeito da decadência do futebol mundial. Parece consenso entre os analistas do esporte que a partir da Copa de 1982 aquele futebol vistoso, de craques que jogavam com a bola nos pés sempre em direção ao gol, entrou em declínio, sendo rapidamente substituído pelo chamado futebol-força, de marcação pesada e resultados ínfimos. Afinal, ganhar de um a zero vale tanto quanto uma goleada, segundo os defensores desse estilo. O ápice desse futebol burocrático foi a Copa da Itália de 1990. 94 se salvou graças à brilhante atuação da dupla Bebeto e Romário, mas a final de 120 minutos sem gols entre Itália e Brasil mostrava que o fantasma ainda estava rondando os gramados.

De qualquer forma, a situação parece não ter melhorado tanto assim, principalmente em países de economias mais frágeis. Creio ser ponto pacífico que o futebol brasileiro anda cada vez mais insosso. Talvez o último time de encher os olhos tenha sido o Cruzeiro de 2003, o timaço de Alex, e hoje afirmo sem pestanejar que o Campeonato Brasileiro está excitante devido à indefinição do campeão, mas é ao mesmo tempo nivelado por baixo. Ou seja: todos os times são muito parecidos, com falhas grotescas em muitos setores. Vai ganhar o menos pior.

Por que a bola de nosso futebol anda tão murcha? Num país de clubes falidos, o assédio aos jogadores acima da média inevitavelmente leva à exportação desenfreada para outros países. Campeonatos e times mais bem-estruturados acabam levando nossos futuros craques muito cedo, esvaziando os times nacionais, empobrecendo nossos campeonatos e resultando em partidas ruins de se ver.

Onde está, então, o bom futebol? A Itália anda mal das pernas. A hegemonia milanesa acabou, é verdade, mas parece ter sido substituída pelo governo da Inter. Clubes como Juventus, Roma e Lazio não têm ainda a estrutura para fazer frente ao time azul e preto de Milão. Além disso, o futebol italiano é o símbolo máximo desse tão mal-visto futebol-força.

Espanha? Há tempos o Espanhol não era tão chato. Com o Barcelona em decadência, o domínio do Real Madrid parece ser inegável. Temos Villareal e Atlético de Madrid, é verdade, mas nenhum desses dois ainda mostrou-se capaz de fazer frente à hegemonia merengue. Outros times? Não... a Liga Espanhola parece ser apenas um Brasileirão com mais glamour e com a mesma falta de talento.

Alemanha e França não parecem dar nenhum sinal de alívio. O futebol de velocidade e força impera por lá. Além disso, se na Bundesliga temos um rodízio entre dois ou três times que vencem o campeonato, há sete anos o Lyon reina sozinho na Ligue.

Pois é, meus amigos, por onde anda o futebol bonito? Arrisco dizer que hoje ele se encontra na Inglaterra. O país que criou o futebol parece estar reinventando-o. Com o dinheiro suspeito injetado em muitos times da Premier League, ficou fácil encher de craques qualquer escrete. Haja visto o Manchester City, coadjuvante da pequena cidade inglesa, que trouxe Robinho aos gramados britânicos, além dos já famosos quatro grandes, Manchester United, Chelsea, Liverpool e Arsenal. "São só cinco times", dirão alguns. Mas como jogam esses cinco! O clássico entre Manchester e Chelsea do último fim de semana foi um dos melhores jogos que eu vi nos últimos tempos. E acabou 1x1... o Arsenal vem jogando o fino há um bom tempo e mesmo assim não ganha nenhum título desde 2003/04, o Chelsea é até agora o eterno vice... mas como têm jogado esses times, todos turbinados pelas cifras astronômicas que trazem os maiores jogadores de todos os cantos do planeta!

A realidade é cruel. A cada dia a frase "o dinheiro faz o mundo girar" faz mais sentido no mundo do futebol. O Campeonato Inglês que o diga.

2 comentários:

Bruno Caccavelli disse...

O futebol hoje é uma máquina de marketing e money.
Nada se faz pra que ele seja bonito, plástico. Tudo se transforma para que ele dê resultado. Nem que tenha-se de botar duas colunas de jogadores em baixo da trave para, ao menos, sair com um empate e somar um pontinho. Tá aí, no futebol moderno, em de um futuro bem próximo, não duvido que aconteça.

Abraços...

Bruno. Col.Fut.

Fábio B. A. disse...

Pois é, Bruno, mas eu acho que a Liga Inglesa já percebeu que pra ganhar mais dinheiro eles não podem botar duas colunas de jogadores debaixo da trave... quem move essa máquina é o espectador/torcedor, e acredito que do jeito que as coisas estão esse mesmo espectador vai ficar cansado logo mais...