5 de set. de 2008

Filme "Linha de Passe" traz futebol como salvação.




Antes mesmo de estrear em território nacional, Linha de Passe já começava a ganhar destaque lá fora em maio deste ano - mais precisamente na França, no Festival de Cannes. O motivo foi o inesperado prêmio de Melhor Atriz conquistado pela, até então desconhecida, Sandra Corveloni - que conseguiu derrubar fortes concorrentes como Angelina Jolie e Julianne Moore.

Sandra faz o papel de Cleuza, uma empregada doméstica e mãe solteira que cria quatro filhos, além de estar grávida de outro. Sofredora, corintiana (olha a redundância), ela tenta com muita dificuldade manter o equilíbrio da família.

Entre os irmãos, Reginaldo é o mais novo - interpretado brilhantemente pelo inexperiente Kaíque dos Santos - e tem o sonho de encontrar seu pai. Dario (Vinícius de Oliveira, o menino Josué, de Central do Brasil) tenta seguir carreira profissional no futebol, enquanto Dinho (José Geraldo) busca suas esperanças na religião; e Dênis (João Baldasserini), o mais velho, tem um filho para sustentar e trabalha como motoboy.

Walter Salles, que se reaproxima do cinema brasileiro após encarar produções internacionais como Água Negra (2005), retoma sua parceria com Daniela Thomas - também co-diretora do curta "Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic". A dupla de cineastas faz novamente um trabalho competente, apresentando personagens cativantes em um retrato social, sobretudo brasileiro e paulistano, que em nenhum momento soa como ficcional.

O elenco de primeira, pouco conhecido, também é uma peça fundamental do filme. A convincente relação íntima entre os personagens é resultado de uma preparação pela qual os atores foram submetidos por três meses (tempo maior que o das próprias gravações). Destaque para a nova revelação-mirim: Kaíque dos Santos, que rouba a cena com a sua espontaneidade.

Linha de Passe é um drama repleto de delicadeza e, ao mesmo tempo, carregado de emoções. Na subida dos créditos, o sentimento inevitável será de tristeza e, provavelmente, também de culpa.


FICHA TÉCNICA
(Linha de Passe, Brasil, 2008, 113 min.)
Gênero: Drama
Roteiro: George Moura e Daniela Thomas
Direção: Walter Salles e Daniela Thomas
Elenco: Sandra Corveloni, Vinícius de Oliveira, João Baldasserini, José Geraldo Rodrigues, Kaíque dos Santos


FONTE: Fábrica de Quadrinhos.
http://fabricadequadrinhos.uol.com.br/index.php?conteudo=antimateria&id=12572

Nenhum comentário: