19 de set. de 2008

Golaço literário VIII



A desmedida paixão do torcedor de futebol e suas loucuras é o tema central de um livro que reúne craques das palavras e da fotografia. Com textos de Luis Fernando Veríssimo e Carola Saavedra e 135 fotos em preto e branco de Walter Firmo, Evandro Teixeira, Alaor Filho, Egberto Nogueira, Kitty Paranaguá, Mirian Fichtner e Rogério Reis, "Torcedor" (Editora 7 Letras, 204 páginas) está sendo vendido pelos sites www.pfc.tv e http://www.premierefutebolclube.com.br/ a R$ 70.

A publicação, bilíngüe (português e inglês), com formato 30x30cm e capa dura, teve seu projeto iniciado em janeiro, com o início dos campeonatos estaduais. Todos os grandes clubes brasileiros estão bem contemplados no livro.

- Para nós, o maior espetáculo acontece na arquibancada e, por isso, resolvemos prestar esta homenagem à verdadeira estrela dos estádios de futebol: o torcedor - explica Elton Simões, diretor do "PFC", canal de TV por assinatura que idealizou a publicação.

O consagrado escritor Luis Fernando Veríssimo é o autor do prefácio e, como torcedor que também é (do Internacional de Porto Alegre), se sentiu à vontade nesse campo:

- Foi um prazer e uma honra participar deste livro sobre a paixão pelo futebol, já que também sou um apaixonado.

Já Carola Saavedra teve de superar seu desentrosamento com o tema, utilizando a sensibilidade feminina para pôr em palavras os sentimentos de um amante do futebol.

- O desafio de escrever sobre as emoções do torcedor para um livro de fotografias foi grande. Desde o início, tive duas preocupações principais: como conseguir uma integração entre as fotos e o texto e como abordar um assunto tão conhecido e comentado - explica Carola, uma grande promessa da literatura nacional.


Os fotógrafos também relatam suas emoções por retratarem o extravasar das arquibancadas:

- Torcedores de futebol são seres mutáveis a cada segundo; passam da alegria esfuziante à tristeza profunda num piscar de olhos. Este universo, portanto, é muito rico e desafiador - define a experiência Evandro Teixeira.

- Ver o jogo de costas pode parecer uma heresia, mas foi muito prazeroso mudar o ponto de vista e viver uma partida somente através dos torcedores, com todas as suas dores e amores - acrescenta Kitty Paranaguá.
"Torcedor", de Luis Fernando Veríssimo e Carola Saavedra e 135 fotos em preto e branco de Walter Firmo, Evandro Teixeira, Alaor Filho, Egberto Nogueira, Kitty Paranaguá, Mirian Fichtner e Rogério Reis, editora 7 Letras, 2008.

Nenhum comentário: