29 de set. de 2008

Chazinho de Coca - Após 4 anos, Palmeiras volta a liderar Brasileirão. Grêmio cai, Cruzeiro patina. Flamengo e São Paulo chegam.

Após 4 anos, Palmeiras volta a liderar Brasileirão. Grêmio cai, Cruzeiro patina. Flamengo e São Paulo chegam.

Brasileirão de 2004 – Vagner Love e Cia colocavam o Palmeiras, pela última vez, no topo do campeonato brasileiro. Foram 4 anos sem saber o que é liderar o nacional. Mas no último domingo, após empate sem gols com o Náutico e beneficiado pela incrível vitoria do Inter no Grenal, o Palmeiras assumiu o posto que vem buscando não há várias rodadas, mas há alguns anos.

O jogo nos Aflitos foi chocho, como aponta o placar “oxo”, definição criada pelo locutor Walter Abrahão. Salvo alguns momentos de lucidez de ambas as equipes, o 0 x 0 acabou sendo justo.
Gols incríveis foram perdidos por Martinez e Alex Mineiro e outros anulados, um para cada lado.

Luxa, a meu ver, errou ao trocar Diego Souza por Evandro. Elder Granja esteve irreconhecível e até por isso, acredito que a entrada de Evandro em seu lugar fosse a opção mais correta.

Apesar do jogo ruim, o empate fora de casa foi suficiente para o Verdão assumir a ponta. Com 50 pontos, o Palmeiras igualou-se ao ex-líder Grêmio, mas é o time com mais vitórias na competição, primeiro critério de desempate. Aliás, esse é o critério que uso para justificar o meu apontamento para os favoritos ao título.

Confiança Palestrina.

A confiança da torcida do Palmeiras no título é tamanha, que os ingressos do setor Visa, para a última rodada, já estão esgotados. São 5 mil ingressos vendidos com quase 2 meses de antecedência.


Briga intensa no G-4

No sul, o Inter mostrou estar em ótima fase e, contra um decadente Grêmio, fez 4x1 com facilidade. Ao final, Nilmar ainda marcou o quinto, que foi anulado pelo bandeira. Um chocolate daqueles que alavancam o vencedor e detonam de vez o adversário, ainda mais sendo o Grêmio, que nesse 2º turno, faz campanha de time que briga para não cair. O tricolor dos pampas somou apenas 6 pontos, contra 15 do Inter e do Goiás, melhores campanhas do returno e 13 do Palmeiras.

No Morumbi o jogaço entre São Paulo e Cruzeiro, trouxe de volta o São Paulo a briga direta por Libertadores e voltou a mostrar a inconsistência do grupo cruzeirense, que não consegue vencer os jogos decisivos. Com 46 pontos, o SP está há apenas 4 do líder, mas perde nos critérios de desempate para o Flamengo, que por sua vez havia vencido o Sport por 2X1, num jogo emocionante e para o próprio Cruzeiro.

Caminho para o título.

Repare na tabela abaixo:


Estes são, para mim, os times que ainda brigam por título. Contudo, acho pouco provável que São Paulo e Flamengo consigam chegar ao hexa. Sobretudo pelo 1º critério de desempate, o nº de vitórias.

Com 50 pontos, o Palmeiras é líder pois tem 1 vitória a mais que o Grêmio – 15 x 14. O Cruzeiro com 46, também tem 14 vitórias, mas não enfrenta mais o Palmeiras. Embora precise tirar “apenas” 4 pontos e contar com 2 derrotas do Palmeiras, nas rodadas restantes.

A situação de São Paulo e Flamengo é ainda mais complexa. O Mengão tem 13 vitórias e o SP apenas 12. Será necessária uma queda muito grande do rendimento alviverde, para que essa conta fique equilibrada.

Entretanto o Grêmio encontra-se em péssimo momento e o Cruzeiro é essa instabilidade toda. Com esse panorama, das duas, uma! Ou o Palmeiras isola-se de vez e caminha firme rumo ao título ou de uma hora para outra, entra em declínio e permite a chegada dos times que vem logo atrás.

Em duas semanas teremos o super “choque-rei”, no Palestra. Jogo que pode definir de vez a caminhada tricolor em busca do título ou de vaga na Libertadores.

A coluna foi feita ao som de Orgy - Stitches

Abraços aos nobres,

9 comentários:

Anônimo disse...

fudida analise...só que acho que o são paulo ainda tem chance sim mais ainda se ganhar da porcada,

Magnifiscent7 disse...

Jão, pra Flamengo ou SP empatarem com o palmeiras implica em esses times ganharem qdo o palmentiras nao ganhar, logo, automaticamente, qq um dois dois que/se conseguir umpatar com o Palmeiras estará com uma diferenca menor no número de vitórias quando/se isso acontecer.

E tem os confrontos diretos.

Anônimo disse...

exato, Gus...mas já entra no campo da suposição, sacou? Claro que o Palmeiras pode perder jogos e SP e Fla ganharem ao mesmo tempo, mas é o menos provável. aliás, o mais provável é que todos eles continuem conseguindo bons resultados, já que estão em boa fase.

a análise não é um apontamento certo, mas um palpite em cima do que tenho visto no campeonato.

quando eu for mãe dinah, fico rico, pode ter certeza...rss

Magnifiscent7 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Magnifiscent7 disse...

Mas quando nao é suposição? Rs.

A questão é como vc fundamenta sua suposição.

Eu acho que vc fundamentou sua suposição num critério que, nesse momento, nao tem peso algum.

Vejamos:

1. se todos continuarem ganhando (o que é impossivel pq haverá confrontos diretos, alguem vai perder ou irão empatar) o palmeiras será camepão - logo o numero de vitorias nao influirá.

2. para o palmeiras perder a lideranca sem que ng mais ganhe (o que manteria o numero de vitórias como está) o palmeiras teria que perder 4 jogos e os outros (sp. fla e cru) só empatarem nesses quatro jogos - matemáticamente uma combinação muito pouco provavel - nem sei se é possivel por conta dos confrontos diretos.

3. Há de se levar em consideração o ritmo atual dos times. O fato do palmeiras estar na frente agora não quer dizer que ele esteja num momento incrivelmente bom. Eu penso assim:

Palmeiras: estável
Gremio: caindo mto
Cruzeiro: caindo pouco
Flamengo: subida lenta
Sao Paulo: subida lenta
Inter: subida rapida

4. Ainda há 11 rodadas de campeonato. Tem muito tempo e muitos jogos.

Quero dizer: o critério de vitórias, nesse momento, é risível.

Anônimo disse...

é risível pq a partir dele, o flamengo passa a ter poucas chances.

fato é que o prognóstico não foi para imediato, mas sim o que eu espero do campeonato ao seu final, mediante ao cenário que se apresenta hoje. nada me impede de enxergar outro cenário daqui a 2 ou 3 rodadas.

enfim, é uma coluna opinativa e eu nem sei pq to aqui defendendo mi nhas teses..rss

discordem aí, rapaziada!

Magnifiscent7 disse...

Jão, primeiramente, eu nao comento futebol a partir do critério que é mais favorável para o Flamengo. Se fosse por isso eu teria dito no primeiro turno que o Flamengo já era campeão - como boa parte da imprensa (especialmente do rio) dizia.

O SPFC tem menos vitórias que o Flamengo e acho que tem a mesma chance que o Flamengo de ser campeão. O Inter tem menos pontos que o Flamengo e o SPFC mas, entendo eu, tem um time que vem se mostrando melhor nas ultimas rodadas - e por isso tem a mesma chance de ser campeão que os dois.

Se o Palmeiras tem mais chances de ser campeão não é pelo n. de vitórias, mas sim pq tem 4 pts a mais e vem sendo o time mais estável (mais que o Grêmio) do campeonato.

11 jogos, 33 pontos ainda para serem disputados. Tem muito caminho ainda pra se percorrer.

Fábio B. A. disse...

Palmeirense é uma coisa muito doida. Um campeonato que nem esse e o bicho já canta título...

A tabela do Palmeiras, que parecia ser a mais tranquila no começo do segundo turno, pode acabar sendo a contra-prova a essa animação toda...

Rene Crema disse...

De olho no esmeraldino Goiano, ta jogando muita bola hein !!!