9 de dez. de 2008

Golaço Literário VIII

Os Dez Mais do Corinthians




São quase cem anos de história. Cerca de cinco mil jogos disputados. Nesse período, mais de mil jogadores vestiram o uniforme alvinegro. Não é, portanto, uma tarefa fácil eleger os dez maiores ídolos da história do Corinthians. A missão, capitaneada por Celso Unzelte, coube a um grupo de dez jornalistas e está registrada no livro Os dez mais do Corinthians.

Além do próprio Celso Unzelte, os dez maiores corintianos da história foram eleitos por Celso Kinjô, Daniel Piza, Heródoto Barbeiro, José Geraldo Couto, Juca Kfouri, Marcelo Duarte, Max Gehringer, Raul Drewnick e Sílvio Lancellotti.

Os eleitos: Cláudio (ponta-direita, 1945 a 1957); Baltazar (centroavante, 1945 a 1957); Luizinho (meia-direita, 1949 a 1960 e 1964 a 1967); Gilmar (goleiro, 1951 a 1961); Rivellino (meia-esquerda, 1965 a 1974); Zé Maria (lateral-direito, 1970 a 1983); Wladimir (lateral-esquerdo, 1972 a 1985 e 1987); Sócrates (meia-direita, 1978 a 1984); Neto (meia-esquerda, 1989 a 1993 e 1996 a 1997); Marcelinho (meia-direita, 1994 a 2001 e 2006).

A votação final ficou assim: Sócrates (10 votos), Luizinho (9), Cláudio e Rivellino (8 votos cada), Gilmar e Neto (7), Baltazar, Marcelinho, Wladimir e Zé Maria (6 votos).

Também foram lembrados: Neco (4 votos); Basílio, Carbone, Casagrande, Gamarra, Roberto Belangero e Teleco (2); Dida, Domingos da Guia, Grané, Idário, Palhinha, Rincón, Ronaldo, Tevez, Vampeta, Viola e Zenon (1)

Em Os dez mais do Corinthians, o jornalista Celso Unzelte, autor do Almanaque do Timão, livro com todos os jogos da história do clube, conta a história desses gênios da bola em dez perfis biográficos. É o segundo livro da coleção Ídolos Imortais, iniciada com Os dez mais do Flamengo, de Roberto Sander. Em 2009, a série contemplará os demais grandes clubes do futebol brasileiro.

O livro Os dez mais do Corinthians será lançado na próxima terça-feira (dia 16 de dezembro), às 20h, na loja Roxos e Doentes do estádio do Pacaembu.

E você, feroz leitor, concorda com os 10 escolhidos?

Os Dez Mais do Corinthians, de Celso Unzelte, editora Maquinária, 2009.

17 comentários:

Anônimo disse...

Palhaçada só dois votos pro Gamarra...

Fábio B. A. disse...

Eu vou no lançamento!

Fábio B. A. disse...

Nossa, só dois votos para Gamarra, Casão e um voto para o Zenon?

Mas mesmo assim os 10 mais são de peso...

Anônimo disse...

O Gamarra foi um ídolo recente dos caras, mas históricamente está alguns degraus abaixo dos citados.

Faltou sim, uma votação mais expressiva para o Casão e para o Ronaldo(goleiro).

Fábio B. A. disse...

"O Gamarra foi um ídolo recente dos caras, mas históricamente está alguns degraus abaixo dos citados."

Não procede... seguindo essa sua lógica, uma seleção do Palmeiras não teria Edmundo e uma do São Paulo não teria o Raí...

João Paulo Tozo disse...

"O Gamarra foi um ídolo recente dos caras, mas históricamente está alguns degraus abaixo dos citados."

Procede...a minha lógica diz que o cara é um ídolo recente e não que o fato dele ser recente o coloque nesse patamar abaixo dos demais citados. Ele é da épca do Marcelinho, geração que veio após a do Neto. Neto e Marcelinho estão entre os citados e eu não os considero abaixo dos demais citados.

É atemporal.

João Paulo Tozo disse...

assim como entendo ser o Ronaldo(goleiro) um dos 10+ e ele faz parte tbm da história "recente".

Anônimo disse...

Mas nenhum destes bundas-murchas que você elencou (Marcelinho incluso) foi capitão da seleção, enquanto o Gamarra foi capitão da seleção Paraguaia durante um tempão.

Gamarra p4wnZ Neto!

Fábio B. A. disse...

Nossa, João, discordo totalmente e acho que você se perdeu aí. Ele não tá na lista porque é ídolo recente ou porque não foi bom o bastante em campo para estar lá?

Eu acho que ser ídolo recente não quer dizer nada, como você mesmo mostrou com o exemplo do Marcelinho. E quanto a ser craque, sem comentários, teve uma época em que a zaga ideal da seleção brasileira seria Gamarra e Lugano, rsrs...

Anônimo disse...

Java, vc como corinthiano, deve saber que o Marcelinho foi eleito o maior ídolo da história corintiana, em votação aberta aos torcedores. Não sou eu quem o coloca nesse patamar, são vcs. Apesar de que, desconsiderar o cara que mais títulos conquistou pelo clube é no mínimo ingratidão.

Fabinho, vc diz que discorda, que eu me perco e depois só confirma o que eu digo. Eu disse exatamente que não é o fato do jogador ser recente ou não, que o qualifica a condição de ídolo. Tbm acredito que não é a condição de craque que define isso.

O Valdívia ganhou "só" um Paulista pelo Palmeiras, mas iso não impediu do cara ter se transformado em ídolo.

Esse papo de que o Gamarra foi capitão do Paraguai e que isso o qualifica a ser ídolo do Corinthians é algo que eu não vej sentido. Mas, td bem, é a opinião e eu a respeito.

PS: O Lugano não limpa a chuteira do Gamarra. O Paraguaio foi um dos mais brilhantes que ví jogar. O Uruguaio é esforçado, bastante esforçado.

Fábio B. A. disse...

Impressionante que quem joga no Palmeiras é sempre brilhante. rsrs

João Paulo Tozo disse...

"Impressionante que quem joga no Palmeiras é sempre brilhante. rsrs"

de onde vc tirou isso?

Fábio B. A. disse...

To só enchendo o saco. É que sua antipatia pelos jogadores do São Paulo é foda de aguentar.

Anônimo disse...

"To só enchendo o saco. É que sua antipatia pelos jogadores do São Paulo é foda de aguentar."

Só pq eu acho o Zetti muito mais goleiro que o Ceni? Só pq eu acho o Rai um dos melhores meias que ví jogar? E nessa eu poderia ir fazen do um monte de comparação.

Os ídolos tricolores parecem se formar de maneira imediática e os do passado acabam esquecidos.

É bom que eu volte a dizer. O Zetti é um dos 4 mais espetaculares goleiros que ví na vida, o tenho como ídolo e referência.

Pelo que me consta ele fez a carreira no SP.

Fábio B. A. disse...

Eu acho muito difícil falar em ídolo hoje em dia, quando o jogador faz uma temporada pelo time e olhe lá...

Detalhe: neguinho falando que os ídolos tricolores se formam muito rápido? E o Valdívia é o quê? Ah, vá ver se eu to no AJ...

E outra, vai no Morumbi ver quem são as personalidades nas faixas... é Telê, Pedro Rocha, Raí... João, você falou demais sobre o que não sabe nesse último comentário. Não leve alguns conhecidos são-paulinos como regra para fazer seus comentários.

Anônimo disse...

"João, você falou demais sobre o que não sabe nesse último comentário"

na sua humilde opinião, que fique bem claro, né?

e na minha humilde opinião, vc continua interpretando as coisas a sua maneira ou a maneira que lhe convem.

nem vou continuar, num to a fim de dar mais conteúdo pra N interpretações.

Anônimo disse...

Gamarra OWN$!