16 de dez. de 2008

Golaço Literário IX - "Palmeiras - O Alviverde Imponente"

"Palmeiras - O Alviverde Imponente", de Orlando Duarte.


Palmeiras e Corinthians são protagonistas da maior rivalidade do futebol paulista. Mas poucos sabem que o ponto inicial da história do Alviverde no futebol teve contribuição decisiva do maior adversário. Para disputar sua primeira partida oficial, o Palestra Itália contou com cinco jogadores emprestados pelo Alvinegro. E o primeiro gol da história do clube foi marcado por um "corintiano" (Bianco). Esta é uma das muitas curiosidades reveladas no livro "Palmeiras - O Alviverde Imponente", de autoria do jornalista Orlando Duarte. A obra será lançada nesta terça-feira, às 19h, no salão nobre do clube (Rua Turiassu, 1840, no bairro Pompéia).


Em 280 páginas, o livro conta a história do clube fundado em 26 de agosto de 1914 por imigrantes italianos, mostrando os momentos mais importantes dos 94 anos da agremiação. Como a troca do nome Palestra Itália em 1942 devido ao clima desfavorável no Brasil em relação aos descendentes dos países-membros do Eixo na Segunda Guerra Mundial (Alemanha, Itália e Japão).


- Essa exigência legal foi um grande equívoco, porque imigrantes, como os italianos, eram brasileiros. Optaram por viver no nosso país. Não só o Palestra Itália foi afetado, como outros clubes paulistas. Casos do Germânia (atual Pinheiros), Espéria (Floresta) e até o Hespanha (Jabaquara) - lembra Orlando Duarte.


Em 1963, o clube que havia sido obrigado a mudar de nome 21 anos antes foi convocado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) para vestir as cores do país, representando o Brasil em um amistoso contra o Uruguai. Com a camisa da seleção brasileira, o Palmeiras de Djalma Santos, Julinho Botelho e Ademir da Guia venceu a Celeste Olímpica por 3 a 0 em Belo Horizonte, como parte das festividades da inauguração do Mineirão.

Outros aspectos inesquecíveis da história palmeirense estão presentes no livro. Com o primeiro clássico contra o Corinthians (3 a 0 para o Palmeiras, em 1917) e a compra à uma fabricante de bebidas em 1920 do terreno onde seria construído o estádio Palestra Itália - no mesmo ano em que o clube conquistou pela primeira vez o Campeonato Paulista. E o triunfo na Copa Rio de 1951 diante do Juventus (Itália) no Maracanã. Conquista que a diretoria do clube deseja que a Fifa reconheça como título mundial. Além dos duelos contra o Santos de Pelé e companhia nos anos 60. Período em que o Palmeiras foi o único clube que conseguiu vencer o Paulista, fora o time da Baixada.


Para o autor, a obra pode ser interessante não apenas para os amantes do futebol. E não só para palmeirenses.

- Procuro mostrar no livro como era a São Paulo, o Brasil e o mundo em fases marcantes da história do Palmeiras. Nele estão destacados também os confrontos do clube com seus principais adversários, sem esquecer detalhes dos rivais e as relações com as outras agremiações - afirma Orlando Duarte.
Palmeiras - O Alviverde Imponente, de Orlando Duarte. Páginas: 280. Editora: Companhia Editora Nacional

Um comentário:

Anônimo disse...

Não deve ser difícil fazer um clube desse tamanho, com essa bagagem histórica, ser respeittado denro e fora de campo. Conquistar títulos relevantes e quando os perde-los, saber que perdeu para alguém que esá melhor no momento e tão grande quanto.

Por favor, engravatados senhores Hawilla, Della Monica, futuro presidente, Luxemburgo. Não assinem o atestado de BURRICE, DE MÁ ÍNDOLE, DE SERES GROTESCOS. Prefiram ser lembrados através de fatos positivos. Quem sabe assim, lá ppro volta do ano de 2109, algum Orlando Duarte da época, escreva uma nova versão desse livro, super atualizado e seus nomes constem de forma positiva e não através dessa lama que vcs estão transformando o campeão do século XX.

Avante!

http://www.eagora.com.br/ler.php?idnew=60221&canid=29