15 de dez. de 2008

Do blog do André Kfouri.

André Kfouri recebeu de um leitor, uma indagação que eu acho extremamente pertinente. Em cima de sua resposta, a qual eu sou completamente a favor, deixo aqui a questão para que todos possam deixar suas opiniões. Segue:

Marcelo escreve: Ano passado muito se falou sobre a polêmica da taça de bolinhas, entre São Paulo e Flamengo. Esse ano todos pregam o São Paulo como único Hexacampeão do Brasil, mas ninguém levanta debates sobre a válidade dos campeonatos anteriores a 1971. Antes disso os campeonatos eram disputados pelos melhores times do Brasil em moldes parecidos com os campeonatos pós-1971 (inclusive com direito a vaga na Libertadores) apenas com nomes diferentes. Então por que não considerar os campeões dos campeonatos pré-1971 como campeões brasileiros? Se formos seguir a linha de raciocínio

Resposta: Que devemos respeitar a nomenclatura das competições. É um assunto polêmico em que há argumentos válidos para todos as linhas de pensamento. A minha é que não se pode chamar um time de campeão brasileiro, se ele ganhou um campeonato que não tinha esse nome. Mesmo porque, depois, o Campeonato Brasileiro foi criado. Isso não tem nada a ver com a importância da conquista. Os “campeonatos nacionais” que o Santos ganhou, antes do CB existir, eram (e devem continuar sendo) considerados como os mais importantes do futebol brasileiro, em sua época. Mas não acho que o Santos deva ter mais do que dois títulos do Brasileirão. O mesmo vale para os “mundiais” do São Paulo. São duas Copas Intercontinentais e um Mundial de Clubes. O valor dos títulos é o mesmo? Sim. Mas os nomes são diferentes. Campeão Brasileiro de 1987? Mesma coisa. É o Sport. Mas quem ganhou o campeonato mais importante de futebol no Brasil naquele ano foi o Flamengo. Finalmente, sobre a Copa João Havelange: o torneio foi oficializado pela CBF como o Campeonato Brasileiro daquele ano.

------

Fonte: http://blogs.lancenet.com.br/andrekfouri/

11 comentários:

Rene Crema disse...

no Brasil, o que é certo, é quando convém pro bolso de alguem !

A copa João Avelange foi uma das maiores palhaçadas dessa terra do futebol !

Fábio B. A. disse...

Não tem chororô, a taça pela regra é do São Paulo, pois o Flamengo foi um dos times que aceitou a Copa União em 87.

Agora, moralmente, a taça é do Flamengo, pois o São Paulo também era do grupo da Copa União.

A melhor medida a ser tomada deveria ter sido aquela que propôs o Juca Kfouri: o São Paulo receber a taça e dá-la ao Flamengo, como reconhecimento de uma atitude tomada lá atrás. Isso não aconteceu.

É por isso que eu não entrei na onda de camiseta 5-3-3, penta único e o escambau.

omegamary disse...

Fabinho, concordo com vc nesse aspecto. Mas a discussão aqui é outra. Na verdade o cara acha que se o Vasco é considerado campeão brasileiro de 2000 e o Flamengo de 87, os campeões nacionais anteriores a 71 tbm devem contabilizar os feitos,o que não faria do SP o único hexa e nem o Flamengo postulante a 1º penta.

Anônimo disse...

Azar do cara que deve torcer pro Asa de Arapiraca, campeão da Copa do Império...

Fábio B. A. disse...

Não, Jão, a discussão é essa sim. Existem campeões morais e campeões de fato.

Moralmente, todos os títulos pré-71 devem ser levados em consideração. De fato, não.

Anônimo disse...

ACHO QUE O TAÇA DA BOLINHAS É UMA CHATISSE SE TA NA CAIXA É QUE ESSA IDEIA NÃO PEGOU.

Anônimo disse...

Não, Fabinho, os campeõs nacionais anteriores a versão "BR-71" não são campeões morais. Eles são, de fato, os campeões dos campeonatos nacionais disputados na época, campeonatos que davam os mesmos direitos que os de hoje(vaga na liberta e td mais) e o mesmo status. O fator determinante para não se contabilizá-los na mesma fatura do atual campeonato é a questão da nomenclatura, só isso. E é por isso que concordo totalmente com o André Kfouri. Assim como concordo com sua análise no 1º comentário, ainda que não fosse aquilo, a base da discussão.

Fábio B. A. disse...

Você não entendeu o que eu quis dizer. Não são campeões morais, pois foram efetivamente os campeões. São moralmente os campeões.

São coisas diferentes, campeonatos diferentes e realidades diferentes. Não dá pra pesar um campeonato zoneado, com módulos, cores e mais de 100 times do mesmo jeito que o BR por pontos corridos.

Unknown disse...

Concordo, em partes

Se for dessa forma, os campeonatoas anteriores aos de pontos corridos não devem ser contabilizados aos da atual fórmula?

O Interclubes não deve ser contabilizado ao atual Mundial de Clubes?

Concordo que o campeão do Roberto Gomes Pedrosa não pode ser considerado Campeão do Campeonato Brasileiro, pois são competições distintas. Mas ele é campeão nacional.

Da mesma forma que, o campeão Interclubes, não é campeão do Mundial de Clubes. Embora hoje tenham o mesmo peso e representem a mesma coisa.

Fábio B. A. disse...

É isso aí, eu acho que deve ser bem dividido sim, de acordo com a nomenclatura, mesmo valendo a mesma coisa. Algo como A.C e D.C., rsrs.

Rene Crema disse...

quebra a maldita taça, dividem as bolinhas uma pra cada um, e os clubes que decidam onde colocam as bolinhas, auhauahauhauah