15 de dez. de 2008

Derrota de Della Monica. Vitória da oposição. Verdão comemora ou não?

A anunciada derrota de Afonso Della Monica, no pleito realizado esse final de semana, deixou aberta todas as possibilidades eleitorais no Palmeiras.

Della Monica pretendia prorrogar seu atual mandato até o final de 2009. Para tanto, articulou manobras políticas que necessitavam da aprovação dos sócios. O atual presidente obteve a maioria dos votos, mas não foi o suficiente.

A eleição marcada para janeiro, está confirmada.

O resultado do pleito foi uma vitória para a oposição palmeirense, que desde o começo foi completamente contra as pretensões de Della Monica.

Para as eleições, Roberto Frizzo deverá ser o candidato oposicionista. Frizzo concorreu com Della Monica nas últimas eleições e foi derrotado pelo atual presidente. Mas sai fortalecido com o resultado obtido no pleito. Frizzo é apoiado pelo ex-presidente, Mustafá Contursi.

Do lado da situação, a indefinição dá o tom. Gilberto Cipullo é o principal nome, mas não demonstra grande entusiasmo para entrar na disputa. Outros nomes são ventilados, alguns com passagens marcantes na história política do clube.

Confira abaixo os possíveis candidatos à eleição do Palmeiras.(Fonte: L!)

Salvador Hugo Palaia
Ex-diretor de futebol e atual diretor financeiro do clube, tem muita vontade de se candidatar. Tem o apoio do atual presidente, Affonso Della Monica, mas encontra resistência do Muda Palmeiras, de Gilberto Cipullo. Quando comandava o futebol, brigou com o técnico Tite e trouxe Valdivia.

Gilberto Cipullo
Atual vice-presidente de futebol, é um dos principais homens da atual diretoria. Comanda o futebol do clube desde dezembro de 2006. É do grupo Muda Palmeiras. Já disse que não quer ser candidato, mas pode entrar no pleito para evitar um racha na atual situação do clube.

José Cyrillo Jr
É o atual diretor administrativo do Palmeiras. Seria o candidato natural para substituir Della Monica, mas perdeu força na última eleição. Foi o único candidato à vice-presidência da situação que foi derrotado. Por conta disso, alguns diretores acreditam que ele pode ser derrotado novamente.

Seraphim Del Grande
É do grupo Muda Palmeiras e atual presidente do Conselho Deliberativo do clube. Assim como Cipullo, é um diretores que mais lutam para haver um consenso na atual situação. Não gostava muito da idéia de Della Monica prorrogar o mandato até o fim do próximo ano no Alviverde.

Paulo Nobre
Jovem, é o segundo vice-presidente do clube. Foi um dos responsáveis pelas reformas nas salas de imprensa da Academia de Futebol e do Palestra Itália. Não apoiou a prorrogação do mandato de Affonso Della Monica e se desgastou com o atual mandatário do clube.

Luiz Gonzaga Belluzzo
Economista e atual diretor de planejamento. Assim como Cipullo e Seraphim, é do Muda Palmeiras. Tem participado das negociações para o patrocínio principal da camisa para as próximas temporadas. Não mostrou vontade de se candidatar, mas pode ser nome em comum.

Roberto Frizzo (oposição)
Principal nome para ser o candidato da oposição na eleição de janeiro. Concorreu no último pleito, mas foi derrotado. Saiu fortalecido com a não aceitação da prorrogação do mandato de Della Monica. Se a situação rachar, tem grandes chances de ganhar. Tem apoio de Mustafá Contursi.


Em 2009 o Palmeiras volta a disputar a Libertadores. Sonho da torcida e que deveria ser também do clube. Não duvido que seja. Mas a disputa da principal competição do continente parece estar em 2º plano. Wanderlei Luxemburgo segue o planejamento. Toninho Cecílio está viajando por países vizinhos a pedido de Luxa. A idéia é contratar jogadores com perfil para a competição. Mas todo esse planejamento pode ser interrompido, já que a vitória da oposição pode significar o rompimento com a atual técnico, que não é visto com bons olhos por Frizzo e sua trupe.

Jogadores com seus futuros indefinidos. Contratações indefinidas. Técnico com futuro indefinido. Politicagem eternamente indefinida. Parece que só a torcida sabe mesmo o que quer.

2 comentários:

João Paulo Tozo disse...

O PVC entrevistou Roberto Frizzo, candidato da oposição. Segue:

PVC - Como o senhor avalia o momento atual do Palmeiras?

FRIZZO - O clube está muito fragilizado pelos problemas financeiros. Uma pessoa física com problemas financeiros já fica fragilizada. Imagine uma instituição com o peso do Palmeiras.

PVC - Qual é a sua prioridade, como presidente?

FRIZZO - É pacificar o clube. É unir a família palmeirense. Temos tido muita desunião e historicamente isso só traz prejuízo ao clube.

PVC - Como o senhor avalia o fato de ser apontado como o candidato do Mustafá?

FRIZZO - O Mustafá é uma figura controvertida dentro do clube, mas é tempo de colocar as coisas como são. Ele é um ex-presidente que cometeu erros e acertos, como todos os demais. Não pode ser condenado pela vida inteira. Quando me lancei candidato, em 2006, recebi seu apoio e apoio é sempre importante. Mas na maior parte das vezes, nós estivemos de lados opostos na política do clube. Eu entrei na vida política em 1977, apoiando Sacomani, contra Giuliano, que ele apoiava. Depois, ficamos em lados opostos em outras eleições, como Nelson Duque x Carlos Facchina, em 1988. Eu também apoiei o Vicente Raiola, contra o Facchina, que o tinha na base aliada. Eu não serei presidente para carregar compromissos. Serei presidente para tentar ajudar o Palmeiras com aquilo que penso, de maneira independente.

Fábio B. A. disse...

Ahã, engana que eu gosto.