7 de abr. de 2008

La Mano de Díos - A queda de um grande


A queda de um grande

Pois é, camaradinhas, muita coisa aconteceu nesse fim de semana e muitos assuntos poderiam ser pauta desta coluna hoje. Porém, indo contra a maré e meus ímpetos clubísticos, vou aqui hoje falar de um time que pode ser um corpo estranho para os torcedores paulistas e principalmente para os mais jovens. Hoje falarei sobre a queda do América F.C. do Rio de Janeiro.

Não tenho idade para ter vivido o que foi o grande América e, além disso, mais de 600 quilômetros me separam dos jogos desse time. Mas qualquer brasileiro que gosta de futebol a ponto de LER sobre isso sabe o que representa o América.

Dia 5 de abril marca a queda de um grande time, um dos grandes representantes da história viva do futebol brasileiro, depois de ter disputado cem campeonatos na Primeira Divisão carioca. O América de Jorginho, de Leônidas, de Edu. O América que goleou o Botafogo uma vez no longínquo 1929 por 11 a 2, o América que foi uma potência nos anos 50 - 70, que teve a CORAGEM de levantar a voz contra o Clube dos 13 e a CBF, que se negou a colocar-se no lugar que todos os outros achavam que ele deveria ocupar em 1987.

O América que perdeu um campeonato roubado para o Botafogo, graças a um penâlti não marcado na final da Taça Guanabara de 2006. O América que depois dessa punhalada nas costas nunca mais se levantou, hoje vai para o limbo do futebol carioca, a segunda divisão estadual.

O América que, se morrer, leva com ele uma grande parte da história do futebol brasileiro. O América que por tudo o que foi - e o que deve ser - não merece ser esquecido!

2 comentários:

Unknown disse...

Essa história do América-RJ dá um bom estudo sociológico. Esse time fazia parte do bairro de classe média da Tijuca no Rio de Janeiro um bairro do subúrbio do Rio e que fica colado no bairro do Maracanã. E o tijucano que tinha um jeito peculiar de ser, diferente do resto do Rio e que tinha com o América o seu time de coração. Com o tempo este bairro foi se desfigurando, boa parte dos que nasceram ali estão se mudando para a Barra da Tijuca principalmente pra fugir da violência que tem tomado a Tijuca (é cercado por vários morros). E essa desocupação abriu espaço para a chegada de novos moradores, normalmente pessoas de outros bairros mais pobres que conseguiram um certa ascensão financeira na vida. E assim como o bairro da Tijuca, o América se desfigurou. Hoje o seu estádio nem é mais na Tijuca, é em Édson Passos, um lugar longe pra burro que acho que nem é dentro da cidade do Rio.

Rene Crema disse...

Agora, falando a verdade, pra ser rebaixado no fraquissimo campeonato carioca tem que ter uma administração deverás incopetente, se montasse um time de razoável pra ruim, estaria na primeira divisão agora !!! Sem bairrismo, mas com realismo !!