29 de abr. de 2008

La Mano de Díos - E lá vêm os campeões!

E lá vêm os campeões!

Pois é, meus camaradinhas, domingo tivemos muitos jogos decisivos de diversos estaduais pelo Brasil. Se em grande parte deles vimos a consagração de algumas coisas que todos já esperavam - até certo ponto -, em outros tivemos algumas surpresas não tão felizes.

Em Minas Gerais
Que sapecada! O Cruzeiro empreendeu a maior goleada da história do clássico mineiro em cima de seu maior rival, o Galo. Cinco a zero em um jogo de final, uma vitória indiscutível e incontestável, de um time infinitamente superior no momento. Destaques para Wagner e Ramirez, dando baile na zaga atleticana.

Com esse resultado o Cruzeiro vai cheio de moral para Buenos Aires enfrentar o sempre temível Boca Juniors amanhã, em partida da Libertadores.

E fica a pergunta: será que o torcedor atleticano vai se lembrar do Centenário como o "ano da goleada vergonhosa"?

No Rio de Janeiro
O primeiro jogo da final carioca foi uma aula de xadrez. O Flamengo quase completo pegou o desfalcado Botafogo e venceu pelo magro placar de um a zero, em partida em que Joel Santana deu um "nó tático" em Cuca ao escalar um time mais ofensivo, forçando o time alvinegro a jogar mais na defensiva, estilo que não é a sua praia.

Mesmo com um primeiro tempo chato, muito brigado mas pouco criativo, o jogo fez a alegria das duas torcidas. Primeiro a do Flamengo, que coloca uma mão na taça. Depois a do Botafogo, que com muitos reservas em campo conseguiu sair com um placar que deixa tudo em aberto para o próximo fim de semana.

Lembrando que o Flamengo joga amanhã no México contra o América, uma partida desgastante, que pode ajudar muito o Botafogo no domingo. Mas time grande é isso, joga diversas competições simultaneamente e tem sim a responsabilidade de sair bem classificado em todas.

Em São Paulo
Deu o esperado. A Ponte não conseguiu segurar o Palmeiras em Campinas e saiu com um gol na sacola. É necessário dizer que, além dos méritos do alviverde, a Macaca muito contribuiu para o resultado. A Ponte Preta se comportou como time pequeno.

Com muita nervosia e pouca criatividade, o time de Campinas abusava das ligações diretas da zaga ao ataque, dando espaço para o Palmeiras se organizar. Não que o time da capital tenha jogado brilhantemente - longe disso! - mas fez o bastante para sair com a vitória.

Tenho que ser honesto: esse jogo me deu sono. Tanto sono que saí no final do primeiro tempo para ver o show do Ultraje à Rigor na Virada Cultural. Aproveitando essa minha doença que me deixou de cama ontem, assisti ao segundo tempo e percebi que fiz a escolha certa no domingo. Não perdi nada largando o jogo pela metade.

Domingo está tudo mais do que certo para o Palmeiras comemorar seu título paulista depois de nove anos de fila. Por mais que o Verdão historicamente perca títulos no Palestra contra times do interior, acho muito difícil a Ponte fazer dois gols na casa do adversário. Mesmo com o jogo de amanhã pela Copa do Brasil, onde o Verdão irá pegar o Sport na Ilha do Retiro.

Palmeiras, 22 títulos paulistas na sala de troféus. Ponte Preta, o eterno vice.

Pois é, meus camaradinhas, me despeço aqui com muita coriza e muito catarro, ao som do Ultraje à Rigor - Filha da Puta. Porque o futebol está cheio deles, principalmente na cartolagem.

Aquele abraço!

9 comentários:

Anônimo disse...

O jogo em Campinas foi horrível! A Ponte broxou muito depois do gol do Palmeiras e o Palmeiras se arrastou em campo no segundo tempo. Xinguei muito. E a minha única superstição é detestar "já ganhou"... Essa história de dizer que o Palmeiras já é campeão me dá horror.
O Cruzeiro é muito mais time que o Atlético, nem se compara. (Adoro o Ramires!).
E o Botafogo ainda tem jeito...

Fábio B. A. disse...

Po, que honra! Soninha Francine é leitora de nosso blog!
:)

Rene Crema disse...

Fabinho falow tudo, é uma honra enorme pra gente viu, apareça sempre !!!

Anônimo disse...

Eu concordo com ela no "já ganhou", isso é péssimo, mas quem cria esse sentimento que se torna coletivo?

Anônimo disse...

o Carlos de cima também sou eu, rs. O que vocês acham do caso do Ronaldo? Tirando as fofocas de lado, a quem ponto isso pode afetar sua vida profissional (campo, patrocínio...)? Alguns jornais abordaram o assunto no caderno de esportes e outros nas páginas policiais.

abraço

Rene Crema disse...

cara, até o Ronaldo se recuperar totalmente (se), todo mundo ja vai estar falando de outra coisa, hj em dia é assim, toda semana tem um assunto idiota novo... hj em dia é isso, noticias ridiculas, e descartaveis a todo momento!

Quanto ao clime da ja ganhou, cabe ao time usar isso de modo bom ou nao, como assim ? Se vc poe na cabeça que é bom mesmo, e joga pra valer, com raça e o gigantismo empregado, não tem pra ninguem, agora, se botar isso na cabeça e entrar achando que a bola vai sozinha pro gol, acontece oq ue aconteceu na copa !!!

Fábio B. A. disse...

Não tem essa de já ganhou. Mas estatisticamente, é quase impossível dar outro resultado... lógico que é futebol e tudo pode acontecer...

Anônimo disse...

Acho que o jogo com o Boca, vai mostrar o qnt o time do Cruzeiro é bom ow não...mas ja fechou o caixão do atletico.... mas jogadores fracos, em um ano tão especial, eh claro q soh terá sofrimento.
No rio ainda acho q o Bota ganha....
Em sampa jah tah decididu faz tempo... parmeira campeão...




M-18

Magnifiscent7 disse...

O Joel Santana resolveu virar estrategista! rs