10 de abr. de 2008

Golaço literário

Pois é, camaradinhas, como disse anteriormente em outra coluna, futebol é mais do que as quatro linhas. Além de ver e jogar (mal), é muito legal LER sobre o tema.

Dando início à série, indico aqui um livro que me acompanha desde o ano passado. Livro de cabeceira!


"Vida Que Segue - João Saldanha e as Copas de 1966 e 1970", organização de Raul Milliet, com apresentação de Oscar Niemeyer, Sérgio Cabral e Tostão. Editora Nova Fronteira.

O livro é uma coletânea de colunas do mítico botafoguense e técnico responsável pela Seleção de 70 João Saldanha, publicadas no jornal Última Hora e n'O Globo, entre 1966 e 1970. Além da beleza dos textos do grande Saldanha, sempre perspicaz em suas análises e comentários, temos também ótimos textos auxiliares do organizador, contando sobre a situação de Saldanha, da Seleção e do país no período das duas Copas, bem como várias lindas fotos. Pra completar o caldo, a última parte do livro, Linha de Passe, é um apanhado de crônicas dde João, publicadas no Jornal do Brasil. Dentre os textos presentes, o essencial "As várias faces de um 'gente boa'" e o profético "Eles não gostam de futebol".

Se você ainda acha pouco, no fim ainda temos alguns textos sobre João, escritos por ninguém menos do que Ruy Carlos Ostermann, Villas-Bôas Côrrea e o grande Nelson Rodrigues.

Leitura para boleiro nenhum botar defeito!

Para ser lido ao som de Miles Davis - Kind of Blue, tomando uma boa gelada.

2 comentários:

omegamary disse...

caceta! demorou pra me emprestar essa maravilha, hein?

mas bixo, Miles Davis é o esquema escutar tomando um Scothzinho maroto on the rocks...ahahahaha

Fábio B. A. disse...

Eu não especifiquei a gelada, po... pegar uma Eisehnbahn Ale...

Coisa chique, fiote!