21 de abr. de 2008

La Mano de Díos - Mal-acostumados

Mal-acostumados

O torcedor são-paulino anda mal-acostumado. De uns anos para cá, não há temporada em que não comemore pelo menos um título. O São Paulo nunca foi tantas vezes o primeiro dentre os grandes.

Mesmo quando perdia, era para o bem maior: se não levava o Paulista, era porque só estava olhando para a Libertadores; se passava o primeiro semestre chupando o dedo, era para ser o campeão brasileiro; se não levava o Brasileirão, era porque estava de ressaca da Libertadores, com a cabeça no Mundial Interclubes.

O torcedor são-paulino anda tão mal-acostumado que não consegue acreditar que o time esse ano não é um esquadrão. Não consegue sequer cogitar a hipótese de não ganhar nada em um ano. Muito menos consegue reconhecer a superioridade do rival do momento. Não consegue reconhecer todos os méritos que a equipe adversária teve durante o fatídico jogo.

O torcedor são-paulino deve, resignidamente, ouvir todas as piadas que serão feitas daqui até o meio do ano. Deve ficar quieto e torcer para que a Ponte Preta esquente a cerveja da festa palmeirense.

Mas, mais do que tudo, o torcedor são-paulino deve lembrar que o futebol só cativa por não ser jogo de um time só. Deve levantar a cabeça, olhar para frente e nunca deixar de acreditar que as vitórias voltarão a acontecer.

O torcedor são-paulino deve, sobretudo, lembrar que são nas derrotas que descobrimos nossa verdadeira paixão pelo time que idolatramos!

A trilha que me embala nessa segunda-feira brava, não poderia ser outra: Flicts - Lá se vai o campeonato. Nunca um feriado foi tão providencial!

12 comentários:

Ale Beccare disse...

Texto brilhante Fabinho!!! Parabéns, concordo com você o verdadeiro Sãopaulino, ja esta pensando na quarta feira !!!!
Abraço

Reno Machado disse...

Excelente texto. Parabéns Fabinho! Mostra bem o sentimento são-paulino desses últimos tempos.

Anônimo disse...

Eu discordo.
Criou-se uma aurea nos ultimos tempos que o torcedor são-paulino é o torcedor de ocasião. O torcedor do SPFC pode estar mal acostumado sim, mas essa generalizaçao não corresponde a verdade de um unico clube.
Fato é que o Palmeiras, durante muito tempo, teve medo de jogar no Palestra Itália. Seu próprio estádio. O porquê vc deve saber: porque sua torcida jogava contra. Bastava um passe errado, uma demora para o gol ser feito e pronto, tome vaia das arquibancadas
Em exemplo recente, o SPFC pela Libertadores enfrentava o Sportivo Luquenho e ficou mais de 90 minutos para fazer um gol, e a torcida nao parou de apoiar em momento algum. Quem é a melhor torcida? Nao da pra saber. Existem bons e maus elementos de todos os lados.
Essa argumento de que a torcida do SPFC é 'modinha'é tão chucro quanto os Corintianos gritando 'Aqui é Corintía', em qualquer critica feita ao time.
Concordo que é na derrota que se conhece o torcedor de verdade, e é por isso que minha cabeca esta na quarta-feira. E é por isso que eu, e muitos torcedores, nunca deixaram de apoiar o Clube, de 93 a 05.
Menos generalizacao, por favor.

E boa sorte aos Palmeirenses, eu sei como é gostoso ganhar um título, mesmo que seja só um Paulista.
FELIPE

Anônimo disse...

Ah, e parabéns pelo blog.
Eu passo aqui sempre, está muito legal.
;)
FELIPE

Unknown disse...

Sábias palavras, meu caríssimo. Juro que estava iniciando meu texto e a pegada era pra ser mais ou menos essa, mas o texto foi de tamanha clareza e de difícil discordância, que vou me resignar a dizer que, assino embaixo de tudo isso que você escreveu.

;)

Magnifiscent7 disse...

Belo texto Fabinho!

Fábio B. A. disse...

Poxa, Felipe, meu texto em nenhum momento acusa os torcedores são-paulinos de serem "da moda". Eu mesmo sou são-paulino e canso de ouvir isso...

O que eu quis dizer foi o exato contrário: por nosso time ganhar tantos títulos em tão curto tempo é que muitas vezes somos incapazes de ver as deficiências do nosso escrete.

Mas em nenhum momento desprezei ou fiz generalizações. Só reafirmei meu orgulho pelo time, mesmo na derrota!
:)

Anônimo disse...

Tá bom Fábio.
Reli agora com mais calma e vc tem razao. O texto está muito bom, conforme havia dito.
O lance agora é torcer quarta.

Nosso time, realmente, anda mal das pernas esse ano. Mas eu ainda acredito e apoio.
Vamo Sao Paulo!

E parabens a porcada.
FELIPE

Anônimo disse...

"O torcedor são-paulino deve, sobretudo, lembrar que são nas derrotas que descobrimos nossa verdadeira paixão pelo time que idolatramos!"

adorei esta frase fabio... afinal, meu coracao foi lusitano todo o periodo da segunda divisao... foi ali que descobri minha verdadeira paixao...


aline

Gimenes, S. disse...

bem louco o texto fabinho ...parabens..

quarta é nóis na azul!!!

Anônimo disse...

não acho q a torcida do são paulo esta errada em querer sempre seu time no topo, isso seria pensar pequeno, tem sim q respeitar a vitoria merecida do parmeira, mas baixar a cabeça jamais, tem q reclamar sim, qnd a diretoria naum tem capacidade de manter um padrão, q ateh o inicio da temporada era exemplo.....
a derrota eh um marco parao São Paulo
se fortalecer e não abaixar a cabeça... isso JAMAIS

M-18

Unknown disse...

Realmente nobre rapazote falou tuudo... quarta-feira mostraremos toodo o apoio no bonito, porém nem tão lotado Morumbi ^^

Vinnie