11 de ago. de 2008

Chazinho de Coca - Da glória a degola. Eis o resumo do 1º turno do Brasileirão.

Da glória a degola. Eis o resumo do 1º turno do Brasileirão.

O 1º turno do Campeonato Brasileiro terminou neste domingo. Surpresas aos montes, algumas agradáveis, outras nem tanto.

Na parte de cima da tabela, o Grêmio foi a surpresa. Pouco cotado para fazer bonito na competição, o tricolor gaúcho terminou o 1º turno com 41 pontos, 5 pontos a frente do 2º colocado, Cruzeiro e 7 do 3º, Palmeiras.

Cruzeiro e Palmeiras voltam a ter a companhia do São Paulo na busca pela ponta da tabela, mas todos eles esbarram em uma persistente instabilidade, que se não for sanada há tempo, vai permitir ao Grêmio disparar mais e mais, dado o fato do time gaúcho já ter atingido essa estabilidade. Em grande parte por conhecer suas limitações e não tentar excedê-las.

Vitória, Coritiba, Flamengo e Botafogo também se aproximam dessa área e podem logo figurar dentro do G4. O Vitória é outra das gratas surpresas. Voltando a série A do brasileirão depois de anos perambulando entre a segunda e a terceira divisão, o time baiano mostra um time jovem, com algumas boas individualidades e principalmente o ótimo trabalho do técnico Wagner Mancini.

O Botafogo, que muitos apostavam como candidato ao rebaixamento, encontrou no belo trabalho do técnico Ney Franco a chance de brigar na parte de cima da tabela. Já são 6 jogos de invencibilidade e uma escalada sensacional.

O Coritiba tem sua trajetória de sucesso baseada sobretudo pela grande fase do ótimo Keyrrison (que diz a boca pequena, já é jogador do Palmeiras para a próxima temporada). O Coxa vem forte e me parece ser candidato a brigar por vaga na Libertadores.

Já o Flamengo, apesar da vitória na última rodada, não dá sinais de ter força para brigar na ponta. O time até tem qualidade, mas a desestruturação é evidente e o time está rachado com a torcida, o que sempre é prejudicial.


A Degola.

Se a briga pelo título e pelas vagas na Libertadores estão emocionantes, tanto quanto ou até mais esta a briga para escapar do chamado G menos 4.

A formação desse grupo, mostra o mal causado pelas perpetuações no poder de alguns clubes.

Depois de Palmeiras e Corinthians sofrerem nas mãos dos tiranos Mustafá Contursi e Alberto Dualibi, respectivamente. Agora parece ser a vez do Santos entrar num buraco sem fim. Não por acaso o cenário na Vila Belmiro é o mesmo, com um presidente que se acha dono do clube e que já vem agindo ao seu bel prazer há anos. O Peixe já entrou naquele ritmo de trocas de técnicos a cada par de rodadas e o resultado disso, geralmente não é bom.

O Vasco é outro exemplo de péssima administração e da tirania perpetuada. A queda de Eurico Miranda veio, mas parece ter vindo já tarde demais. Ao menos para esse brasileiro. A missão do técnico Tita é brigar para o time não cair e se conseguir, pode se dar por satisfeito.

O Fluminense briga até agora para tentar esquecer a derrota na Libertadores. Acaba de demitir seu técnico “humorista” e vai tentar, depois de tantas derrotas e da penúltima colocação na tabela, deixar de “brincar” na competição.

Outros clubes tentam de todas as formas brigar por umas das vagas na segundona da próxima temporada mas até o momento, esses sãos os times mais “competentes”. E claro, sem contar o “melhor” deles, Ipatinga, que parece já ter assegurado sua vaga.

É pra se segurar na cadeira e cuidar da saúde do coração. Esse segundo turno promete.

Abraços aos nobres,

2 comentários:

Anônimo disse...

JP meu véio, se santos fluminense e vasco cair só vai faltar o corintians continuar lá pra coisa ficar perfeita.

Fábio B. A. disse...

Eu acho que dos grandes, só o Atlético Mineiro cai... não consigo imaginar cair Santos, Fluminense e Vasco no mesmo ano!