29 de out. de 2009

Intervalo Musical - O diabo é o pai do rock

Intervalo Musical em clima de Halloween. O juiz apita e solta as bruxas hoje. Mistérios entram em campo.


Existem muitas histórias e lendas na música, acontecimentos bizarros e grandes fatalidades que geram tristeza.

Sim, todos conhecem “A lenda da morte de Paul McCartney”, dizem que o atual Paul é um sósia do anterior. E sim, todos conhecem “A lenda Elvis não morreu”, dizem até que ele foi morar na Argentina, mas ninguém agüenta mais falar sobre estas lendas.

O universo musical é cercado de acidentes, assassinatos e suicídios, na maioria dos casos mortes estranhas e chocantes. A lista de engasgados com o próprio vômito e/ou por uso exagerado de drogas, ilícitas ou não, é imensa: Bon Scott, Jimi Hendrix, John Belushi, John Bonham e Sid Vicious, este tinha acabado de sair da prisão acusado de assassinar a facadas a sua namorada Nancy, um mistério que nunca foi provado, pois Sid jurava não lembrar de nada.

James Sheppard surrado até à morte. Ian Curtis e Paul Hester, enforcados. Kurt Cobain suicidou-se com um tiro. Johnny Ace brincou de roleta russa. Marvin Gaye baleado e morto pelo pai. John Lennon, assassinado por um fã, impossível medir a dimensão desta tragédia. Jeff Buckley afogou-se no rio Mississipi, para mim uma perda irreparável. Michael Hutchence, morto asfixiado enquanto masturbava-se em um quarto de hotel, “bizarríssimo”. E o gênio do pop Michael Jackson, a morte mais especulada de todos os tempos, história de vida conturbada e repleta de lendas sobre as transformações físicas do cantor.

Mortes difíceis de aceitar (só não vou citar o padre Adelir Antonio de Carli, também conhecido como “padre voador”, porque ele não era músico) são: Les Harvey, eletrocutado no palco por mexer em um microfone com os pés molhados, e Bob Marley, diagnosticado com câncer no dedão do pé direito, recusou-se a amputar o dedo, devido aos princípios rastafari.

Artistas, e em alguns casos fãs, não perdem tempo quando os assuntos são lendas e mistérios.

Mistério que existe há 14 anos é o desaparecimento do guitarrista e compositor do Manic Street Preachers, Richey Edwards. O seu carro foi deixado junto a uma ponte popular entre os suicidas, mas o seu corpo nunca foi encontrado. Desde então, muitos fãs garantem ter visto Richey em lugares como Ilhas Canárias e Goa. Ainda bem que a banda não acabou, pois está entre as minhas preferidas.

O álbum “Journal For Plague Lovers” do Manic Street Preacher, teve a capa censurada em diversas lojas por provocar sentimentos como angustia e perplexidade. Mas é nas letras que o nono álbum na discografia da banda revela sua força. Todas as canções foram escritas por Richey Edwards em uma espécie de diário que o músico deixou com o baixista Nicky Wire semanas antes de sumir, em fevereiro de 1995. Deixo aqui a música “Jackie Collins Existential Question Time” deste álbum.



Um desses mistérios insondáveis ganhou corpo com o documentário “Jandek on Corwood”. Jandek, veterando do blues e folk norte-americano, lançou 35 álbuns desde 1978. Recluso, ninguém sabe com certeza quem ele é. As capas dos discos não dizem nada sobre esta músico. O documentário é realizado recorrendo a testemunhos e opiniões de críticos, jornalistas e DJs, e também à única entrevista telefônica concedida pelo artista em 1985, e ainda assim, não se sabe se foi ele mesmo o entrevistado. Este Jandek sabe como estimular a curiosidade das pessoas.

Você já ouviu falar do “Enigma de Publius”? O enigma trata-se de um provável quebra-cabeça que teria sido montado pelo Pink Floyd nos últimos discos, havendo um possível prêmio para aquele que descobrir. Este enigma mobilizou milhares de pessoa em todo o mundo.

Quando o Kiss estava no auge da sua carreira, foram lançados HQ’s da banda. Houve rumores que os 100 primeiros exemplares tinham sangue dos integrantes da banda misturados à tinta da impressão. Gene Simons vomitando sangue e cuspindo fogo levou parte da opinião pública a chamar a banda de satanista, e o nome “KISS” chegou a ser interpretado como a sigla para “Knights In Satan’s Service” (Cavaleiros à Serviço de Satan).

Os Rolling Stones tem muitas “histórias”. As que envolvem o Keith Richards eu até acho graça, como ele ter trocado todo o seu sangue e ter cheirado as cinzas do pai. Mas Mick Jagger declarou que o fundador da Igreja de Satan, Antony LaVey, foi o inspirador da música Simpathy For The Devil, canção onde o personagem principal é o demônio cantando em primeira pessoa.

Black Sabbath, quero somente lembrar, pois o nome da banda e o vocalista Ozzy “príncipe das trevas mordedor de morcego” já diz tudo !

Eagles, aparentemente nada nesta banda remete ao assunto, mas descobriu-se que a música Hotel Califórnia possuía mensagens satânicas gravadas ao inverso e que tratava sobre a sede da Igreja de Satan, que havia sido anteriormente no hotel.

The Doors e seu vocalista Jim Morrison, sempre polêmico, casou-se em um ritual pagão com uma bruxa, além de dizer que trazia dentro de si o espírito de um índio feiticeiro.

AC/DC grava um álbum chamado “Highway to Hell” (Auto Estrada para o Inferno). Depois vem um famoso assassino psicopata conhecido como “Night Stalker” que, afirma matar influenciado pelas letras da banda. Não poderia ficar fora da lista dos malévolos.

Iron Maiden, tem como mascote um simpático morto vivo sempre associado a um demônio, chamado Eddie. Lança um disco com o nome “The Number of The Beast” (O Numero da Besta). Resultado: Apareceu em 1985 um garoto de 14 anos, com um grande “666” tatuado no peito, que matou 3 pessoas alegando estar dominado por Eddie.

E não pensem que o diabo é o pai somente do rock. Música erudita também pode ter má influência. Há 200 anos atrás, Nicolo Paganini, compositor e violinista considerado um gênio, usava cordas de tripa de carneiro em seu violino, até ai é somente estranho, mas a lenda sobre o encordoamento de seu violino vai além, dizem que ele substituía carneiro por humanos, ganhando uma sonoridade sobrenatural que levava as pessoas ao pavor ou ao êxtase.

No futebol, não lembro de histórias onde a bruxa estava solta em campo, mas uma que ficará na memória é a final do Paulistão 99, Corinthians x Palmeiras. Edílson jogador do Corinthians, conhecido como “O Capetinha”, briga com, Paulo Nunes, jogador do Palmeiras, conhecido como “O Diabo Loiro”. A briga entre o “capeta” e o “diabo” em campo, causou uma confusão generalizada acabando com o jogo antes dos 45 minutos.

Dos relatos acima, muitos são verídicos e trágicos. Outros somente lendários e que nunca serão comprovados, mas fica claro que muitas vezes a música provoca efeitos imprevisíveis. Acredito que a forma como a música “toca” o coração, a mente e a alma das pessoas, gera toda esta magia, seja ela boa ou não.

Este vídeo não é musical. É um curta em stop-motion do Tim Burton, uma homenagem ao consagrado ator Vincent Price, conhecido por contracenar em filmes de suspense e terror, narrado pelo próprio Price. Cinema também tem magia, mistério e terror. Adoro !



E você, lembra de alguma história bizarra ou lenda, da música ou do futebol ?

Happy Halloween !
Ósculos e Amplexos.

7 comentários:

Beto Almeida disse...

Primeiro! (sempre quis escrever isso, hahahaha)
A briga do Capetinha com o Diabo Loiro foi impagável, hahahahaha...
Muito bem!

João Paulo Tozo disse...

Não sei pq, mas achei esse post a minha cara. ahahahhaa

Salientando que o Kurt foi ASSASSINADO por aquela viuva bruaca.

Além do que podemos citar figuras da música que por só só já remetem aos contos do C.A.P.E.T.A. Rob Zombie e o seu fascínio por filmes de terror B. Marilyn Manson, autoproclamado o Anticristo de nossa era e elevado a Reverendo da igreja Laveyista, além de ser apontado como inspiração para os vermes do massacre em Columbine, sendo que o figura não é citado uma única vez nos diários dos assassinos. hohohohoho...assunto apetitoso :)

Karen Bachega disse...

pois é Roberto, não encontrei nada mais demoníaco para falar sobre o futebol.. hahahahaah (e quem me lembrou do fato foi o João)

ahhh..João, tb acho que a viuva maldita matou o Kurt.. humpfff

Parece infinita a lista de histórias estranhas e lendas na música...

lucio disse...

Grande Padre, saudades dele!!!

Fora isso, faltou citar Janis,que alguns dizem que sua droga foi alterada por uma mais potente, assim a mesma quantidade seria fatal e o mágico Robert Johnson, que ficou à espera em uma encruzilhada, com seu violão à mão, em uma noite de lua nova. Quando deu meia noite, o diabo em forma de homem apareceu para afinar o instrumento.

Gilberto Custódio Junior disse...

Mais uma coluna excelente, não sei como a Karen tem memória pra lembrar de tantos fatos interessantes hehehe.

Karen Bachega disse...

Lucio, da Janis eu lembrei, mas nem quis citar.. agora o Robert Johnson, total novidade para mim!

Obrigada, Gil!
Dava para citar mais uns 10 fatos deste tipo !

kleyton panisa disse...

Vamos aos comentários!!! bastante informação, sobre suicidas, aconselho o livro Guia dos Suicídas Ilustres 400 pg, mas aí o assunto é outro. Bob marley pensava que havia morrido desnutrido pela farta quantidade de piolhos que povoavam seus dreds e falando de fatos estranhos mas saindo da música, quem tiver uma pouco mais de idade deve lembrar dos quadros das crianças chorando!!! depois que saiu uma matéria no fantástico eu e meu irmão viramos o quadro de ponta cabeça e lá estava os traços do tranca rua - pai da mentira - tinhoso ou qualquer outro nome que se refira ao diabo!! na época isso se propagou nacionalmente porque diziam que quem possui tais quadros era alvo de má sorte ou a casa pegava fogo e tantas outras coisas, foi só com o surgimento da internet que consegui saber direito sobre eles, a lenda diz que um pintor, frustado por não conseguir exito profissional, vendeu a alma para o diabo em troca do sucesso, coisa boba que muitos músicos fazem (alguns nem o esforço de satã ajuda né!!) e a porra do quadro ficava logo no meu quarto!!
Das terras do capeta só me senti atraído na mesma época dos fatos dos quadros porque passou um filme em que uma garotinha (linda e na mesma idade que eu na época héhé) para se salvar de um naufrágio (ocorrido séculos atrás) ela reza para o diabo, depois disso sua alma fica presa no fundo do mar e ela aparece como um fantasma nos tempos atuais (70´s) mas não um fantasma do tipo que lhe ameça, mas como uma sereia, nua e já mulher, louca pra seduzir e levar ferro héhé!! e depois levar pro fundo do mar quem se apaixonasse por ela, por muito e muitos anos tive só flashes de memória desse filme porque vi uma única vez e era uma criança mas depois dele achei que o inferno não era lá tão ruim se havia aquela gatinha com eles!! só agora coisa de uns 4 anos atrás consegui descobrir o nome do filme, porque nunca soube de mais alguém que tivesse assistido e sempre me vinha na memória algumas imagens, tentando todo tipo de palavras cruzadas cheguei a uma comunidade de gente que também buscava informações sobre esse filme e todos se diziam perseguidos durante anos por ele, encontrei até algumas pessoas do brasil lá, ah o nome do filme: the bermuda depths!!! Mas cuidado!