22 de out. de 2009

Chazinho de Coca - O mundo verde está caindo.

@renecrema Perdeu-se um time, verde, valente, esforçado... quem achar por gentileza entregar no endereço Rua Turiassú, nº 1840 Bairro Pompéia! Grato!

Meu camarada de blog, empreitadas e outras predileções soltou essa aí de cima em seu twitter. Nem sei se a frase é originalmente dele, mas faz todo o sentido.

O que acontece com o time que lidera o BR09 há 16 rodadas? Ontem no Bruno José Daniel o Palmeiras não perdeu apenas o jogo para o Santo André, mas perdeu o espírito competidor que o acompanhou ao longo de toda a competição. Perdeu a aura de candidato máximo ao título. Perdeu a paciência que o torcedor vinha tendo há tempos, e há tempos que o time já demonstra a queda de rendimento que ontem atingiu seu ponto máximo.

Milton Neves disse que o Palmeiras perdeu “bovinamente”. Mauro Beting retrucou com números. Realmente, foram 13 finalizações verde contra 5 do Santo André, além de duas bolas na trave.

Mas foram uns 418 passes errados. 1.215.034 vezes onde o ataque Andreense se saiu melhor contra a ex-melhor zaga do BR09. Mas deu um número quase negativo de vezes onde se viu Diego Souza aparecer no jogo. Justo ele.

Seleção faz mal? Diego Souza desde que consolidou sua condição de postulante a vaga na Copa que não joga absolutamente nada no Palmeiras. Cleiton Xavier, que ontem saiu lesionado e deve ser mais um entre os 117 baleados do time, também não joga a mesma coisa desde que foi convocado por Dunga.

E o Armero? Santo Deus! O lateral esquerdo da seleção colombiana não acerta um cruzamento certo. Não domina uma bola que não seja na canela. E a cobrança é válida, pois ele já mostrou que sabe jogar. Todos eles sabem.

O Palmeiras teve ilhas de lucidez. Mais precisamente o lateral direito Figueroa, de onde surgiam as jogadas mais corretas do time. Além de São Marcos, que mais uma vez foi santo. Pobre santo.

Marcão disse ontem após o jogo que o time precisa sair na frente dos jogos. De fato, das últimas 14 rodadas, em 10 delas o Palmeiras saiu atrás. Mas antes buscava a superação. Agora não mais.

Dos últimos 12 pontos, apenas 1 conquistado. 4 jogos, 3 derrotas com nenhum gol marcado. Uma lástima. Números de time fadado ao rebaixamento.

Mas e Muricy Ramalho, qual a sua culpa no cartório? Vejamos.

Muricy está no comando do time há 17 rodadas. As 14 rodadas de dificuldades do time estão aí dentro dessas 17 “Muriçoquianas”. Até Muricy assumir, o time vinha de grandes vitórias, com boas performances contra Corinthians, Flamengo e Avaí.

“Ahhhh, então vamos crucificar o Muricy e trazer o Jorginho de volta ao comando.”

Claro que não!

Muricy não joga, não faz gol, não defende. A queda de rendimento de grande parte do time é evidente. Mas Muricy escala e ele pode e deve mexer no time, mas quase não mexe e quando o faz, faz mal, ou tem feito mal.

Não me entra na cabeça que ele não vê que Souza não pode sair jogando. O garoto sentiu a pressão e aquela brisa de possível candidato a bom jogador que ele soprou por rodadas, sumiu. Edmilson desde que voltou da contusão toma totó de todo mundo. A zaga está exposta.

Impressionante a falta que Pierre faz. Impressionante um time que quer ser campeão ser tão dependente de um volante.

Armero também não pode ser intocável.

Ok, as opções de elenco não são lá a salvação da lavoura, mas tem de se tentar algo. Escalar, assistir, lamentar, mascar e bufar não vai alavancar o time.

Mas ainda assim, apesar da brusca e patética queda de rendimento, o time permanece líder e permanecerá assim, independente do que aconteça na conclusão da rodada. O Palmeiras está mal, mas quem está atrás não faz por merecer nada além do que já tem. Os que fazem, ainda estão um tanto distantes.

Iluminado Palmeiras. Sortudo Palmeiras.

Mas até quando?

Enquanto aguardamos a resposta, você pode acompanhar o que rolou na partida:


E para dar uma aliviada no clima da coluna, para tentar aliviar a alma do palmeirense que hoje acordou de cabeça inchada, vou deixá-los com aquela que para mim é a melhor música do Killers – Smile Like You Mean It:


Cheers,

3 comentários:

Nelson disse...

O murici disse hoje que vai mudar o esquema do time e pelo visto ele leu voces já que falou que o time ta muito exposto...capas de fechar o meio....

Karen Bachega disse...

Sorte do palmeiras, as rodadas que ele foi mal, os outros possiveis candidatos ao titulo tb foram mal.

João Paulo ozo disse...

muricy anunciou ferrolho daqui pra frente. DEMOROU!