Santificados sejam, Marcos!
Procurei ler algo sobre o Evangelho de Marcos. Obviamente buscando alguma ligação entre um santo bíblico, com o “São” Marcos, o santo palmeirense. Não encontrei, ou não busquei adequadamente. Não sei até que ponto consigo ser adequado quando escrevo sobre ídolos, sobre bandeiras, sobre representantes das minhas paixões.
Esse recente capítulo ocorrido com o santo Marcão tem me incomodado além da conta ou quem sabe, na medida da minha conta.
O “evangelho” do “São” Marcos é assistido, é comentado, é desenvolvido a olhos nus - nus e vivos. É escrito por ele próprio, cheio de momentos, de citações, de glórias, de “milagres”, de atos divinos, mas de falhas humanas.
O Marcão se arrebenta, se atira contra adversário, rasga a camisa, ele levita, ele paira no ar, ele defende o impossível. O Marcão falha, ele fura, ele sobe ao ataque – ele sobe ao ataque...“que absurdo!” – Imperdoável, Marcão. Desaconselhável, Marcão. O chefe não vai gostar, Marcão. A torcida amou, Marcão – a torcida ama o Marcão.
Absurdo – eis uma palavra muito utilizada em passagens dedicadas ao santificado goleiro do Palmeiras – “Um absurdo de goleiro”, -“Uma defesa absurda de Marcos” – “Marcos renega oferta do Arsenal e vai jogar a série B pelo Palmeiras. Que absurdo!”
Absurdo é colocar em xeque a boa intenção de Marcos. Absurdo é não acreditar que mesmo nos momentos em que ele erra, para o palmeirense ele está acertando em cheio.
Absurdo é vê-lo pedindo perdão. É um absurdo vê-lo justificar mais um ato de amor a maior das bandeiras daqueles que o glorificam.
O evangelho de Marcos fala sobre atos de amor. Eu estou tentando, em vão, achar palavras, pensamentos, exemplos que possam definir os atos de amor do santo do Palmeiras. Sim, tudo em vão. Isso aqui não é uma biografia, mas uma coleção de testemunhos de fé.
Ops, acho que ao final achei um paralelo entre os santos Marcos.
O Palmeiras é sim maior que o Marcos. Mas o Marcos é a personificação maior, do amor que o palmeirense tem pelo Palmeiras.
E o santo disse hoje:
“Aqui no Palmeiras é muito mais emoção, amo o Palmeiras”
Preciso concluir?
11 de nov. de 2008
Santificados sejam, Marcos!
Marcadores:
Marcos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
"Esse recente capítulo ocorrido com o santo Marcão tem me incomodado além da conta ou quem sabe, na medida da minha conta."
É, já percebemos isso. Já já mudamos o nome do blog para "São Marcos Futebol Clube", rsrs.
excepcional caro aaimgo.
Seu texto tá mto bom Jão.
Só lamento que essa postura de mãe que tudo perdoa e tudo incentiva seja tão firme na torcida do palmeiras e que vcs nao vejam o quanto isso é ruim para o próprio time.
Postar um comentário