13 de nov. de 2008

Chazinho de Coca - Proposta de valorização da Sulamericana. Com golpe?

Proposta de valorização da Sulamericana. Com golpe?

Parece que o evidente descaso que os clubes brasileiros tratam a 2ª competição continental fez o pessoal da Conmebol se mexer.

Além do baixo valor pago ao vencedor, atualmente a competição não oferece mais nada ao campeão. Muitos dirigentes, técnicos e demais personagens cobram uma valorização da Copa Sulamericana, até para que ela possa ser inserida no cronograma anual das equipes e que valha um planejamento adequado.

Surgiu ontem, uma movimentação nos gabinetes obscuros da entidade que comanda o futebol sulamericano, para que a competição passe a dar direito ao campeão de disputar a Recopa, com possibilidade de, em caso de vitória, obter vaga na Taça Libertadores do próximo ano.
A valorização é essencial e a proposta pode ser boa – pode, desde que se leve em consideração alguns pontos.

Há uma tendência nas competições mundiais, como a Copa do Mundo e a Champions League, de que o campeão não tenha a vaga na próxima edição garantida. Nessas duas competições isso já ocorre. Contudo, caso o campeão da Champs não consiga garantir sua vaga na disputa de sua competição nacional, ele tem o direito de disputar uma espécie de repescagem contra algum time de um país inexpressivo no cenário da bola e fatalmente consegue a vaga.

Mas será que vale a pena copiar tudo o que se faz lá fora por aqui? Pergunto, pois a proposta de valorização da Conmebol visa colocar o campeão da Sulamericana para disputar a vaga na próxima Libertadores, com o atual campeão dessa competição.

É justo? Não seria mais razoável colocar o vice-campeão da Libertadores nessa disputa? Até para que o vice, que batalhou tanto quanto o campeão, não saia de mãos abanando e tenha recompensado seu esforço, seu planejamento?

Acredito que antes de se criar uma nova disputa do tipo, seja necessário readequar certos aspectos das duas competições. O número de vagas por país na Libertadores é enorme. A Venezuela, por exemplo, que nem tem o futebol como esporte principal, tem direito a 3 vagas na competição. Brasil e Argentina tem 5, podendo chegar a 6, caso aconteça do campeão passado ser de um dos países. É muita coisa. Até poucos anos classificavam-se apenas o campeão brasileiro e o da Copa do Brasil, ou seja, apenas os mais poderosos times do país. Na minha opinião caberia aí também o vice-campeão brasileiro, e nada mais.

Os outros times que terminarem a competição na atual faixa de classificação da Libertadores, disputariam a Sulamericana, tornando-a mais forte e atrativa e valorizando o campeão.

Enfim, idéias e propostas deve haver milhares, uma melhor do que a outra. Mas o que não pode acontecer é de se fazer valer essa proposta na atual edição da Sulamericana, como dizem, pretende fazer a Conmebol . Não é justo desclassificar a LDU, atual campeã da Libertadores e já contida no calendário 2009 da competição e fazê-los disputar a vaga com o campeão da Sulamericana desse ano. Isso seria golpe e um dos atos mais infelizes dos engravatados sulamericanos.

Sou a favor da valorização, mas que seja feita ordenadamente, sem atropelos e sem golpes.

Abraços,

Um comentário:

Fábio B. A. disse...

Mudar as regras no meio do jogo é bem coisa de gente de gravata mesmo...