19 de nov. de 2008

Chazinho de Coca - Já estamos em 2014.

Já estamos em 2014.

Ainda faltam 6 anos para 2014, ano em que a Copa do Mundo será disputada no Brasil. Contudo, o primeiro lance da Copa já aconteceu, ou melhor, irá acontecer hoje, na partida da seleção brasileira contra a seleção de Portugal.

O palco da partida será o recém modernizado, porém pequeno, estádio Bezerrão, em Brasília.

Com capacidade para no máximo 20 mil torcedores, o estádio consumiu 55 milhões de reais em reformas, já visando a Copa de 2014. Mas, com capacidade para 20 mil espectadores, o estádio não poderá receber jogos de Copa, exatamente por comportar um número de torcedores inferior ao exigido pela Fifa para jogos de Copa do Mundo.

Em 2009 o estádio receberá jogos da 3ª divisão nacional, já que o clube que manda os jogos por lá é o Gama, que está em vias de cair para a terceirona. Uma valorização e tanto da competição, não acham?

Bonito, não fosse o fato de isso estar longe de ser a real intenção dessa reforma.

Brasília já iniciou as movimentações políticas para conseguir levar para lá o jogo inaugural da Copa no Brasil. O Bezerrão será utilizado apenas como campo de treinamento na Copa, o que nos faz ter a certeza de que novos e gigantescos investimentos serão feitos por lá.

Como já disse por aqui, estou longe de ser contra a realização da Copa no país do futebol, mas infelizmente não consigo confiar nas pessoas que irão conduzir todo esse processo.

Digo isso, pois esses 55 milhões de reais investidos em um futuro campo de treinamento para a Copa, foram retirados dos cofres públicos, indo na contra mão do que os organizadores da competição tanto disseram até hoje. Foi o primeiro gol contra da Copa de 2014. Quantos outros virão?

Abertura da Copa.

Com todo respeito que a nossa capital federal merece ter, mas quantos clubes campeões nacionais nós temos por lá? Quantos já representaram o país em competições internacionais? Quantos figuram na elite do nosso futebol? Ah sim, temos o Brasiliense, na segunda divisão. O Gama? Este está caminhando a passos largos rumo a terceirona.

Que me desculpem todas as outras cidades postulantes a serem sedes. A Copa será extensa e muitas das pretendentes irão receber o seu jogo de Copa, por mérito. Mas também por mérito, não podemos afastar os 2 maiores momentos da competição, dos maiores centros do nosso futebol. RJ e SP possuem o maior número de clubes campeões nacionais. Uma fatia gigantesca da história desse esporte está concentrada nesses 2 centros.

A final será fatalmente no Maracanã, acho que ninguém ousa pensar diferente. E porque ousam imaginar a abertura fora de São Paulo? Hipoteticamente, caso os estádios paulistas não consigam apresentar as condições exigidas pela Fifa, aí sim teremos uma justificativa para levar o jogo inaugural para outro local, que não Brasília, mas Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Coritiba, Recife, ou seja, os locais onde a história do nosso futebol foi e continua sendo escrita.

Abraços aos nobres,

Um comentário:

Anônimo disse...

Queiroz leva para casa um abacaxi azedo
Qui, 20 Nov, 03h05


BRASÍLIA – Para sorte de Carlos Queiroz, era madrugada em Portugal. Apenas os insones acompanharam o vexame. Mas, para azar do treinador português, os jornais de hoje circulam com a notícia que as emissoras de rádio e TV, sem falar nos portais da internet, vão repetir ao longo do dia: fazia tempo que a seleção do país não voltava para casa com uma derrota tão elástica e preocupante.

Sim, a partida não valia nada. Mas, como brincou um torcedor, Portugal “jogou com a defesa do Vasco” (é bem verdade que Ricardo Carvalho, o melhor do setor, não veio). E, exagerando um pouco (só um pouco), os portugueses levaram para campo em Brasília a organização tática do Gama e o ânimo do CRB.

Ficou mais fácil entender por que a seleção de Queiroz está em terceiro lugar no grupo 1 das eliminatórias européias para a Copa de 2010, com os mesmos cinco pontos de Albânia e Suécia (que tem um jogo a menos e, em caso de vitória, joga Portugal para quarto lugar). Como só os vencedores de cada chave se garantem na África do Sul e os melhores segundos colocados disputam a repescagem, Portugal está seriamente ameaçado de cabular o próximo Mundial.

Sozinho, Queiroz não pode ser o culpado por uma campanha tão bisonha poucos meses depois do final da era Felipão – da mesma forma que Dunga é um espantalho confortável para o torcedor brasileiro, mas não responde com exclusividade pelo ano irregular da seleção.

É sobre Queiroz, no entanto, que o rojão ameaça explodir. E talvez antes mesmo do reinício das eliminatórias, em 2009. Culpem o Luís Fabiano pelo agravamento da crise. E o Cristiano Ronaldo, que acreditou na história de que a torcida torceria por ele no Bezerrão. Foi vaiado e provocado, isso sim.

Por falar em Bezerrão, avaliação de quem circulou pela arquibancada e não ficou nos camarotes refrigerados de onde a imprensa elogiou o estádio: o estádio do Gama está de bom tamanho para a Série B (e de ótima qualidade para a Série C, provável destino do clube), mas apenas rivaliza, mesmo reformado, com os piores estádios da Série A – e nem por sonho pode ser usado como propaganda da capacidade do Distrito Federal abrigar uma sede da Copa de 2014.

Pequena lista de pecados: congestionamento infernal na chegada e na saída, com apenas 20 mil torcedores; aglomeração de pessoas sem ingresso nos acessos ao estádio; arquibancadas com pontos cegos, dos quais não se consegue enxergar o campo; uso de alambrados, já condenados na Europa pela ameaça que representam em caso de tumulto; descaso com a orientação de torcedores, muitos dos quais assistiram ao jogo espremidos nas escadas de acesso às arquibancadas, e quase todos fora do lugar que compraram; homens e crianças fazendo xixi em qualquer lugar disponível, durante o intervalo, na falta de banheiros para a quantidade de gente; lanchonetes precárias; placar programado por um estagiário em PowerPoint; sistema de som inaudível.

E, não menos importante, propaganda descarada do governador do Distrito Federal em tudo quanto é canto, dentro e fora do estádio. Kaká, Robinho e cia. foram usados para fins políticos, é bom que se diga.

Copa do Mundo, desse jeito? Melhor importar os alemães.