30 de abr. de 2010

Chazinho de Coca - A palavra de ordem no Palmeiras é ousar. Mas que seja contra o adversário e não contra a torcida.

Texto: João Paulo Tozo
Foto: Ari Ferreira (para o Lancenet)

Mais uma vez o Palmeiras teve maior posse de bola – algo em torno de 60% - mais uma vez tramou boas jogadas pelo meio, sobretudo com Lincoln - que cada vez mais se aproxima do Lincoln que fez sucesso na Alemanha – e Cleiton Xavier, que retornou ontem ao time depois de tempos fora devido a contusão. Mais uma vez o Palmeiras não soube o que fazer com toda essa posse de bola.

A sabedoria do que fazer com ela talvez estivesse guardada no bolso de Diego Souza, que apático e destemperado, não soube receber as JUSTAS vaias da torcida – e torcida é torcida. Seja do amendoim, das arquibancadas, do televisor, do radinho de pilha. Todos formam uma única torcida. Ofendeu a todos esses os gestos de Diego.

Com Diego sendo o Diego dos últimos meses, Robert era pouco alimentado. Meu “protegido” não foi bem, mas era o único homem de área e a meu ver Tonhão errou ao sacá-lo para colocar Everthon. Acertaria o técnico se tivesse feito a troca com Diego Souza.

Bem, esses detalhes já são favas contadas.

No 1º tempo o Atlético GO adiantou seus laterais, travando as subidas de Armero e Marcio Araujo. Lincoln e Xavier ficaram sobrecarregados, mas deram boa conta do recado. Na 2ª etapa Marcos Assunção ficou mais resignado a marcação, com Edinho sendo quase um 3º zagueiro. Os laterais avançaram e os cruzamentos passaram a ser uma das tônicas. Até nisso o erro na substituição de Robert foi flagrante.

Marcão teve trabalho, operando ao menos 3 milagres daqueles que só ele opera.

Se o Palmeiras teve gol de Robert acertadamente anulado na 1ª etapa. O Atlético teve na 2ª, aparentemente bem anulado. Nesse confesso que preciso rever o lance mais vezes.

Quando Diego Souza já havia mandado toda a coletividade alviverde tomar suco de caju e Paulo Henrique entrado em seu lugar, eis que o centroavante xará do Ganso santista sofreu pênalti , aos 49 minutos. Veja que eu estou afirmando. Ele sofreu pênalti. Li muitos cornetas dizendo que não foi. Foi sim. Como já havia sido toque de mão atleticana dentro da área no começo do 2º tempo.

“Ah mas você mesmo diz que jogador no Brasil parece de vidro porque qualquer coisinha é falta”.

Digo mesmo. Mas se para Gaciba um sopro na orelha é falta, um braço sobrando no pescoço/peito/cara/sei lá onde é mais que isso. Dentro área portanto, pênalti. Não deveria ser assim. Mas dentro dos padrões “Gacibisticos” é.

Terminou 1X0 como no duelo contra o Atlético PR. Isso dá ao time a chance de ousar na postura em Goiânia, já que um gol verde obriga o rival a marcar 3.

Ousar é um verbo que o elenco de Tonhão precisa conjugar muito até o próximo duelo. Ousadia ofensiva que tem faltado ao time. Ousadia que Diego Souza deve deixar de usar no enfrentamento a torcida e exercer contra os rivais, em campo, na bola. Usando o futebol que ele sabe jogar sim. Mas que esqueceu no bolso de alguma calça em algum momento da temporada passada.

Veja os lances:


Despeço-me do feroz, seja corneta ou não, deixando o petardo musical que me acompanha enquanto escrevo o post: The Cure – Friday I´m in Love

Cheers,

5 comentários:

Rene Crema disse...

"mais uma vez tramou boas jogadas pelo meio"

Desculpa Parma, mas nao vimos o mesmo jogo!

o Palmeiras ganhou sim, mas o jogo foi feio de dar raiva!

Muito chutao pra frente, jogadores dispersos, deixavam muita brecha, a sorte que esse time do Atletico Go é só queridinho da midia, mas sao bem pernas de pau , sabem tocar bem a bola, mas esbarram na falta de jeio com a mesma!

Agora tem que sacar o Diego, deixar ele esquentando o banco, dar mais chances pro Paulo Henrique, mais ritmo pro Ewerton!

Bem ou mal, vamo que vamo!

João Paulo Tozo disse...

O Lincoln e o Xavier não tramaram boas tabelas? A que resultou no gol impedido do Robert foi o que?

O Palmeiras tem ganho o meio campo em todos os jogos. Mas não sabe o que fazer com a bola. Ontem teve 60% de posse de bola.

Rene Crema disse...

Mano, nao se engane, foram uma ou duas vezes que isso aconteceu! Um oasis no meio de um deserto !!!

Todos la viram a msma coisa, toda hora chutao pra frente, saida de bola ? INEXISTE! E isso é muito importante!

é bom treinar mais, bem mais!

Falta aproximaçao entre os jogadores, ficarem mais proximos, procurarem participar mais do jogo, oq eu aconteceu com o Paulo Henrique quando entrou no lugar do Diego, parece que o time ganhou um jogador a mais!

E falar pro Ewerton treinar mais finalizaçao, aquele gol que ele perdeu NAO SE PERDE!!!! Aqui é Palmeiras!

João Paulo Tozo disse...

Parma, não me engano pq tbm assisti ao jogo. Vc está usando minha análise sobre a 1ª etapa para justificar a 2ª, que foi onde o time se atirou de toda forma. No 1º tempo foi organizado sim. Os 2 tramaram bem as jogadas. Infelizmente o Diego Souza não foi capaz de dar sequencia a uma sequer. E o Robert, bem....Os laterais tiveram de ficar mais presos pois os 2 do Atlético jogaram espetados.

Fellipe disse...

Como dito, jogamos muito bem o primeiro tempo, so pecamos nas finalizações, o problema foi o segundo tempo que entramos afoitos, desorganizados e norvosos sobrando chutão para frente adoidado.





FORZA PALESTRA!