4 de mai. de 2010

Agora quem dá bola é o Santos.

Convidei o santista e feroz (nessa ordem) Jurandir Joy para falar sobre o jogo que deu o título do Paulistão 2010 ao seu Peixe. Este blogueiro não chega a concordar com tudo. Mas em um ponto creio que não há discordâncias – Quem deu bola nesse Paulistão foi o Santos.

Texto: Jurandir Joy
Foto: Ari Ferreira (para o Lancenet!)

Alguns pitacos de um santista sobre a final Santos x Santo André que deu o 18° título paulista para o Alvinegro Praiano

O jogo
Foi o jogo mais dramático que eu já presenciei do Santos. Nem o 5 x 2 sobre o Fluminense em 1995 eu passei tanto mal. Enquanto o time do Santo André se mostrava mais organizado e equilibrado principalmente nos pés de Branquinho e Carlinhos, o Santos contava com a habilidade individual dos seus jogadores e a organização do seu ataque, mas mais uma vez pecava na sua organização defensiva. As expulsões desmontaram a pouca organização tática do time e bastou juntar os cacos e buscar o resultado mais na raça do que na técnica.

Dorival Jr x Sérgio Soares
As alterações realizadas por eles em seus respectivos times na segunda etapa mais atrapalharam do que ajudaram.

Arbitragem
Eu aprendi nos últimos anos que é inútil ficar aborrecido quando o meu time perde por problemas de arbitragem. Há séculos a arbitragem brasileira deixa a desejar. O time ajudado de hoje será o prejudicado de amanhã. Nos dois jogos finais do Paulista aconteceram erros para ambos os times (uns mais graves, outros nem tanto) com um saldo negativo para o Santo André. Agora acho ridículo tentarem desmerecer o título do Santos por conta destes erros. O Santo André teve todas as condições de passar por cima destes erros. Ou seja, não vou ficar discutindo isso.

Homens x Moleques
Ouvi muitas vezes que os meninos do Santos poderiam tremer em momentos decisivos. Mas o que aconteceu na verdade foram os jogadores mais experientes que se mostraram mais imaturos (Marquinhos, Léo e Roberto Brum) e quase botaram tudo a perder. E foi um dos “moleques” (não sei se posso mais chamá-lo assim) que tomou conta do jogo e evitou que o pior acontecesse. Ganso, você é o cara. E Arouca, você é o cara depois do cara.

Neymar
Se você fizer todo jogo gols como estes que fez contra o Santo André, por mim você pode dar uma de “cai-cai”, dar um duplo twist carpado, não interessa. Todo jogador brasileiro tem seu lado “cai-cai”. Se tem alguém a ser cobrado é a arbitragem brasileira. No dia em que todos os juízes seguirem o mesmo critério e não caírem nas artimanhas dos atacantes, o “cai-cai” será minimizado.

Milagre da multiplicação
O Datafolha errou nesta última pesquisa a respeito do tamanho das torcidas dos times brasileiros. É nítido que o Santo André é o time com a maior torcida no Brasil.

Pronto podem despejar seus impropérios na caixa de comentário abaixo.

Um comentário:

Fellipe disse...

Na minha opinião se formos analisar o campeonato inteiro o Santos é o campeão indiscutivelmente, agora se formos analisar as duas finais, Santo Andre campeão, principalmente no ultimo jogo, onde foi superior.
Realmente o Santo Andre possui a maior torcida que deve ficar na beira dos 60 milhoes de torcedores hahahah





FORZA PALESTRA!