31 de mai. de 2010

Café com Leite: Professores de História

Texto: Beto Almeida
Foto: Tom Dib (para o Lancenet!)


            E domingão teve sardinha no menu, aquele trivial que todo corintiano está acostumado a degustar quando joga contra o time da Baixada, com direito a goleada e show de dança do escrete mosqueteiro, que jogou o verdadeiro futebol bailarino.
            Senti que as coisas iam dar certo logo pela manhã, o dia estava lindo, inspirador mesmo, atraindo aquelas boas energias para o meu lado. E as coisas só melhoraram quando o Todo-Poderoso anunciou sua escalação para o início da partida: Mano Menezes teve uma iluminação e resolveu sair jogando com dois armadores no meio de campo, Danilo e Bruno César (!), em lugar daqueles três volantes que estávamos habituados. Vai ver ele também acordou inspirado como eu.
            A verdade é que demorou pro comandante da nossa esquadra fazer isso. Com o elenco que o Timão tem, não é preciso ter medo desses times da moda. A nossa camisa tem história, nossa torcida impõe o medo, ainda mais num bando de moleques. E foi com esse espírito que iniciamos a peleja, partindo pra cima e dominando as ações do jogo.
            E foi nessa toada que logo aos dois minutos o Corinthians abriu o marcador: Bruno César, que semana passada estaria no banco, chutou de fora da área, o goleiro peixeiro, abalado pelo Pacaembu quase lotado, soltou a bola nos pés de Jorge Henrique, o Baixinho Onipresente, que está em todos os lugares do campo. Aí é caixa, contabiliza o 1 x 0 e manda um torpedo pruma viúva do Pelé.
            E a aula de História pros meninos da vila continuava... O professor Roberto Carlos cruza uma bola na cabeça do Onipresente, por capricho da natureza, bateu na trave. Uuuuuuuu... É nóis.
            Mas é aquilo: o Corinthians sai na frente e depois relaxa. O time teve um branco e permitiu ao Santos ter a posse de bola. Que vacilo, os caiçaras partiram pro ataque e começaram a sufocar nossa equipe, até que Marquinhos, melhor jogador do Santos em campo, fez um gol. O juiz não validou o lance, marcando impedimento.
            Aí começou a choradeira santista, com jogador indo pro vestiário falando de complô da arbitragem       para favorecer o Corinthians. Bullshit, o jogador tava impedido mesmo, e o lance era difícil. Aquela coisa de negar a realidade quando ela é desfavorável. E pautar a imprensa para o resto da semana.
            Começa o segundo tempo com o time praiano melhor em campo, tanto que aos sete minutos André empata o jogo. Então, o erro fatal – a molecada da vila comemora com uma dancinha ridícula na frente da maior torcida do mundo. Aqui ninguém leva desaforo pra casa. O sangue ferve, os ânimos se acirram. O Todo-Poderoso se transforma: parece o exército grego pronto para devastar Tróia.
            O castigo foi cruel. Em menos de um minuto Bruno César, futuro camisa 10 da seleção brasileira, anota o segundo gol corintiano. A massa delira, eu também. Mas ainda é pouco para tamanha afronta. Queremos mais, podemos e teremos. Porque somos melhores, somos Corinthians, uma religião ludopédica.
            Ficou claro que de Moby Dick aquela baleia não tinha nada. Para você ter uma idéia de como a coisa ficou feia pro lados dos sardinhas: o Ralf, quem diria, fez jogada de craque e marcou um golaço. É impressionante como evoluiu o futebol deste garoto. Ele anulou o Neymar (quem?) que teve de sair mais cedo pra chorar no vestiário. O incensado Ganso (quem?) não deu as caras na partida, dando munição pro Dunga justificar a não convocação deles pra Copa. Coisa que Roberto Carlos não fez. Em excelente cruzamento pela esquerda, o xará do Rei serve uma bola na cabeça de Paulinho, que marca o quarto gol corintiano, encerrando a pescaria.
            Magnânimo, o Timão permitiu aos caiçaras o segundo gol no final da partida. Coisas de professores de História, passando a mão na cabeça dos meninos que aprenderam uma baita lição.

10 comentários:

Gregório Possa disse...

Foi como o Marquinhos disse: '' se não ganharem nada no centenada, morre gente do lado de lá ''

aproveita que só sobrou o brasileiro pra vcs, jogando com 12 jogadores todo jogo, vão ser campeões ainda no primeiro turno.
Meu time vai curtir o descanso na Copa e jogar outra final, coisa que o Corinthians não passou nem perto esse ano....uma pena né...:D

Gustavo Nogueira disse...

Engraçado que o atual campeão da Copa do Brasil somos nós né, que pena! Que pena também que houve aquele massacre ontem, sem chance de defesa pros sardinhas. É fácil dar goleada em time pequeno como o Guarani e o Ituano. Ahh esqueci do Santos, também é muito fácil!

Rene Crema disse...

Depois da copa do mundo muda tudo! Nao da pra tirar parametro!

Gregório Possa disse...

Dá pra tirar parametro do que foi feita até agora e de longe, ninguém fez mais que o Santos !

Gregório Possa disse...

Pode ser até fácil golear Guarani e Ituano, mas porque será que ninguém conseguiu ? porque só o Santos executou futebol arte e fez 17 gols só contra esses times ? Ta ai mais um grande mistério do futebol ...

Gustavo Nogueira disse...

Enquanto o Santos goleia time pequeno o Timão goleia os grandes (e alguns pequenos também).

Gregório Possa disse...

So me lembro dos 5x1 no Rio Claro, acho que minha memória é fraca

Gustavo Nogueira disse...

É mesmo porque ontem teve um 4x2!

Gregório Possa disse...

se 4x2 é goleada, 2x0 também é, portanto temos goleadas o ano inteiro !

d. disse...

o fato é que corinthians x santos é o clássico mais antigo de são paulo, é claro que isso sempre vai existir, a diminuição de um time pelo outro, sendo que, no futebol tem altos e baixos. último jogo foi a vez corinthiana, daqui a pouco será a do santos e assim pra sempre.

blog tá ótimo, parabéns brothers = )