30 de mai. de 2010

Menino da vila: Vitória corintiana incontestável, apesar dos erros da arbitragem.





Texto: Gregório Possa
Foto: Terra



O Clássico dessa tarde no Pacaembu teve um sabor especial para os corintianos, que depois da derrota para o Santos no Paulistão - com direito a chapéu e dançinhas - esperavam anciosamente a hora da revanche, e ela veio com mais de 25 mil corintianos apoiando incansavelmente a sua equipe e mostrando que a ressaca pós Libertadores faz parte do passado. Do outro lado os pouco mais de 2 mil santistas acreditavam em mais uma vitória dos meninos e na possibilidade de tomar a liderança do rival.

Com uma marcação impecável desde o começo do jogo, o Corinthians neutralizou a equipe santista e não demorou para abrir o placar. Logo no primeiro minuto, Bruno César chutou forte de fora da área, o goleiro Felipe rebateu nos pés de Jorge Henrique, que mesmo concluindo mal contou com nova falha do arqueiro santista e fez 1x0 para os alvinegros do Parque São Jorge. Os garotos Ganso e Neymar eram anulados pela marcação corintiana, era a hora dos coadjuvantes da equipe da baixada entrarem em cena e logo após o gol corintiano, Marquinhos, depois de bom chute de longe, obrigou o goleiro Felipe a trabalhar pela primeira vez no jogo. Antes do primeiro lance polêmico da partida, o Corinthians criou mais uma chance com Jorge Henrique, que recebeu cruzamento de Roberto Carlos e cabeçeou a bola na trave. Aos 27 minutos, Sálvio Espinola, o árbitro da partida, anulou gol legítimo de Marquinhos, impedindo o empate santista que poderia mudar a história do jogo. O Santos sentiu a equipe do Corinthians recuada e por pouco não conseguiu o empate, após corte feito pelo goleiro corintiano, Neymar dominou a bola, driblou Felipe e bateu por cobertura, Chicão, de cabeça evitou o gol.

Na volta para o segundo tempo, o Santos voltou ligado e empatou a partida aos 12 minutos, Marquinhos achou André livre, este bateu fraco no cantinho do goleiro Felipe. Na comemoração, para variar um pouco, nova dançinha. Porém mal deu tempo de comemorar, na única boa jogada de Jucilei em todo o jogo, o Corinthians achou seu gol, o jogador corintiano cruzou, Elias deslocou Edu Dracena e a bola sobrou para Bruno César que fuzilou o goleiro santista. 2x1. A partir daí o jogo ficou aberto, Dorival Jr. sacou o garoto Neymar, completamente apagado no jogo e colocou Mádson - que voltava ao time após puxão de orelha do comandante e da diretoria santista. De nada adiantou o 3° gol corintiano saiu nos pés de Ralf, que após drible no defesor santista deu um belo toque no canto de Felipe, com direito a provocação a torcida santista, já que Dentinho e o autor do gol corintiano simularam uma pescaria. O Santos reagiu e criou duas ótimas chances uma nos pés de Marquinhos, que exigiu outra boa defesa do goleiro corintiano e a outra nos pés do baixinho Mádson que perdeu gol incrível na cara de Felipe. No final do jogo mais dois gols, um pra cada lado, Paulinho de cabeça fez 4x1 para o Corinthians e Marcel usando do mesmo recurso do volante corintiano diminiu para equipe visitante e o placar final foi mesmo de 4x2.

Após a bela vitória, o Corinthians permanece na liderança isolada do Brasileirão com 13 pontos e enche de esperança o torcedor corintiano, que após ver a equipe manter a tradição e ser eliminada da Libertadores, espera ao menos o quinto título da competição nacional. O Santos, que não estava em boa tarde, viu o resultado ruir mais uma vez diante de sua fraca defesa e o instável desempenho de seu goleiro que oscila entre boas e péssimas atuações. Com a derrota a equipe da vila caiu para a oitava posição no campeonato e busca sua recuperação contra o Cruzeiro na Quarta-Feira no Mineirão.

Apesar da fraca arbitragem que prejudicou a equipe da vila em pelo menos três lances cruciais, o Corinthians teve seus méritos e com uma marcação muito forte conquistou a vitória de forma incontestável, cabe ao Santos, analisar os erros dessa partida e voltar a apresentar o bom futebol que o credenciou como o melhor time do Brasil da atualidade. O futebol ofensivo e alegre, que todo brasileiro gosta de ver, foi protagonizado pelos meninos da vila na maior parte do ano, porém tudo tem um preço, a defesa torna-se vulnerável e o Santos ao mesmo tempo que faz muitos gols, também toma muitos gols e nem sempre consegue compensar no ataque, os erros da defesa. Vale ressaltar que a equipe da vila perde quando pode perder, foi assim na Copa do Brasil, no jogo de volta contra o Guarani e nos jogos de ida contra Atlético-MG e Grêmio e agora no Brasileirão contra o Corinthians, porque além de jogar bonito o Santos demonstra eficiência e muita maturidade para assimilar as derrotas e seguir em frente. Parabéns ao Corinthians que utilizou com extrema eficiência a única forma de bater os meninos da vila que é jogar pra frente assim como eles. E ao Santos - Campeão Paulista e finalista da Copa do Brasil - o meu muito obrigado, por revolucionar o futebol nacional em 2010, atacando seus adversários a todo momento mesmo correndo riscos, proporcionando alegria a todos os torcedores que gostam do futebol bem jogado e mostrando ao mundo a verdadeira essência do nosso jogo - a arte e a ofensividade, caracteristicas tipicamente brasileiras.



CORINTHIANS 4 X 2 SANTOS
Felipe, Jucilei, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Bruno César (Paulinho) e Danilo; Jorge Henrique (Iarley) e Dentinho (Paulo André). Felipe, Pará (Marcel), Edu Dracena (Zezinho), Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Madson) e André.
Técnico: Mano Menezes. Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Jorge Henrique, a 1 minuto do primeiro tempo, André, aos sete, Bruno César, aos oito, e Ralf, aos 21, e Paulinho, aos 39, e Marcel, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: William, Bruno César, Chicão (Corinthians); Neymar (Santos).
Estádio: Pacaembu. Data: 30/05/2010. Horário: 16h . Árbitro:Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP). Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP). Público: 27.681 pagantes. Renda: R$ 825.707,50.

12 comentários:

Gustavo Nogueira disse...

Bom texto, porém com um equívoco: o Marquinhos estava IMPEDIDO, assim como o tira-teima da Globo fez questão de mostrar repetidamente. Resta saber se a molecada do Santos vai deixar o sucesso subir à cabeça como o Neymar, ou vai jogar bola. Por enquanto MASSACRE ALVINEGRO.

Rene Crema disse...

Do Santos ate o meu Verdão ganhou! >D

Gregório Possa disse...

É espantoso o sentimento do ódio que o Santos despertou nos rivais esse ano, sempre quem tá bem incomoda né. Já que não ganharam nada no aguardado ano do centenário, pelo menos ganhar do time mais badalado do Brasil deve servir de consolo !

Gregório Possa disse...

Nunca imaginei que algum dia eu pudesse ver corintianos e palmeirenses unidos em pró de uma causa comum. Time bom, incomoda. Porque será que ninguém fala do Palmeiras, ou nem se incomoda mais com ele ???

Unknown disse...

como sempre o texto muito bom. e pelo que eu vi do replay do jogo foi isso mesmo que aconteceu. o resultado é sempre ruim para um dos times. dessa vez foi para o seu e mesmo assim você não perdeu a pose. parabéns pelo texto. cada vez melhor, repito. abraço!

Unknown disse...

assim como no teatro, espaço onde dizem que sabemos se o ator é realmente bom quando faz um vilão, acho que descobrimos que um documentarista é bem qualificade quando o mesmo escreve da derrota do proprio time sem desmerecer o adversário, pelo contrário, reconhecendo sua superioridade no jogo e, é claro, fazer provocações cabíveis para o próximo duelo.
fera!!

Gregório Possa disse...

hahahaha, mato a pal !

Unknown disse...

Grego! Parabéns, belo resumo do que foi o jogo, lucido e esclarecedor, realmente vc esta surpreendendo a cada comentário e isso nos deixa confiantes de que seu dom é ser um jornalista, dai, se empenhe, e coloque tudo nas mãos de Deus, saiba filhão que vale mais a persistência do que a inteligência, mas se ambos forem colocados em pratica é só correr para o sucesso eminente.

Marcos o pai Mané...

Unknown disse...

Parabéns Gre, o texto está bem escrito, apesar de eu não concordar em alguns pontos. Mesmo perdendo o jogo (fora o show de bola), não perde a oportunidade de alfinetar o timão e dar uma choradinha tradicional (o Marquinhos estava impedido sim). O Mano deu um baile tático no Dorival, que deve tomar cuidado pois está perdendo o controle do time. VAI CORINTHIANS!

Gregório Possa disse...

Realmente estava impedido, mas vc tem em razão em dizer que o Dorival está perdendo o comando,logo ele sai, espero que isso não afete a equipe.

Unknown disse...

Nooosa, demorei um pouco pra ler essa postagem, mas li!
Tenho que adimitir que o garoto MANJA! Que orgulho!
Podia jurar que vc não iria conseguir ser "imparcial" no que escrevesse, mas tá conseguindo relatar as partidas do modo que elas aconteceram, de fato!
Continue assim, meu amor!
amo vc! ;)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.