8 de abr. de 2010

Chazinho de Coca - Cara, o Juninho Paulista parou!


Cara, o Juninho Paulista parou!

Juninho Paulista pendurou suas chuteiras ontem, na virada emocionante do seu Ituano sobre a Portuguesa, em pleno Canindé, depois de estar perdendo por 2X0 e de quebra, livrou do rebaixamento o clube que também administra. O mesmo Ituano que o revelou ao futebol e de onde saiu para conquistar o Brasil e o mundo.

Terminou bem sua vitoriosa carreira, de maneira digna, sendo decisivo, marcando gol, jogando bem. Teve a lucidez que geralmente falta a boleirada na hora de parar de jogar.

“Futebol vicia”, disse o aliviado Juninho ao final da partida.

Sei disso, caro Juninho. Imagino também que para quem viveu disso esse tempo todo o vício deve ser ainda maior.

O jogador pentacampeão pela seleção brasileira, parou.

Mas o que me assusta mesmo é vê-lo dando sua última entrevista como jogador. Daí me dou conta de como o tempo está passando depressa. Eu devo ter visto a 1ª entrevista dele também. Vi a última. E a cara dele é a mesma do começo de carreira. É um Juninho inho inho inho mesmo. Mas poderia ser Junião ão ão ão, dado a sua trajetória no futebol.

Foram quase 20 anos de carreira, dos quais eu presenciei todos. O tempo passou para ele, para o mundo, para mim. Depressa, depressa demais.

Ituano, São Paulo, Middlesbrough, Atlético de Madrid, Vasco, Flamengo, Seleção Brasileira....Palmeiras, Ituano.

Grande Juninho. Quase uma antítese. Um “inho” grandão. Não no tamanho, mas na bola redonda que jogou nesses anos todos.

Juninho parou. Muitos outros remanescentes dele estão para parar. E eu começo a ver a 1ª geração de jogadores aos quais acompanhei a carreira desde o início chegar ao seu término. Claro, englobando somente a fase na qual o meu senso crítico e a paixão pela bola aflorou verdadeiramente.

Assusta-me as vezes. Mas me deixa extasiado também. Juninho é só uma das tantas coisas boas que vi pelo futebol nesse tempo todo.

Como disse o ex-jogador Juninho Paulista – “Futebol vicia”.

E como já diria o grande Fiori Gigliotti “o teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeempo passa”

Cheers,

2 comentários:

Rene Crema disse...

hahaha, pode cre, a mesma cara de muleke !

Dido Reis disse...

Veio esse é um dos caras que tenho a maior admiração, cara alem de ser um puta jogador, é humilde e tem caráter.
Sua despedida do futebol foi emocionante, digna de um jogador como ele.
Abs