26 de abr. de 2010

Intervalo Musica – Under Great White Northern Lights

Uma multidão aglomerada diante de um palco, um único acorde de guitarra e uma única ‘baquetada’ levam o público ao delírio. Só isso ja é o suficiente para demonstrar todo o poder das cores vermelha, branca e preta, cores da ‘bandeira’ da banda The White Stripes tem, em cima de um palco.

Este é o início do 'Under Great White Northern Lighst', documentário comemorativo dos 10 anos da banda. O vídeo registra a turnê realizada em 2007 no Canadá, dirigido por Emmett Malloy e lançado em março deste ano.

Não considere este, mais um simples documentário registrando mais uma simples turnê, pois os shows acontecem em lugares inusitados e em cidades fora dos roteiros das grandes bandas, como em Yellowknife, no fim do continente, com 24 mil moradores, onde o prefeito quem os recepciona. Pequenos bares e auditórios, praças, barco, pista de boliche, ônibus e até asilo de uma tribo indígena, são palcos para os shows.

E as surpresas no filme continuam. Não pensem que os locais pequenos acalmam o ânimo da dupla. Fica claro que Jack e Meg não precisam de um grande palco para fazer muito barulho. A influência folk e country que a banda tem ficam menos explícitos, com as versões viscerais apresentadas nesta turnê.

Quem já conhece os irmãos White, sabe que não existe nada que os desabone. Jack exímio guitarrista, pianista e letrista, reconhecido por grandes nomes como o ‘Stone’ Keith Richards, tem sucesso em todos os seus projetos. Meg, fala pouco, não chama muita atenção, mas duvido que o entrosamento que existe entre a dupla, nítido no documentário, seria maior com qualquer outro baterista, e esta sintonia é importantíssima em qualquer banda.


A banda que gravou “Seven Nation Army”, o hit que ganhou várias versões e foi adotado como hino não oficial de várias torcidas de clubes de futebol em alguns países, inclusive no Brasil, mostra que para bater um bolão não é necessário mais que 2 jogadores.

Deixo aqui o Trailler deste documentário incrível, para os fãns e também para quem ainda não conhece a grandiosidade desta banda.

Um comentário:

Rene Crema disse...

White Stripes é um dos shows que eu mais me arrependo de nao ter ido!