29 de jul. de 2009

Chazinho de Coca - Audi Cup: Por que um time argentino e não um brasileiro?


A Audi Cup será um torneio de pré-temporada, organizado pela Audi e terá como sede o Allianz Arena, em Munique.

Participarão do torneio o anfitrião Bayern Munique, o campeão inglês Manchester United, o Milan e os hermanitos do Boca Jrs.

Excelente oportunidade de se fazer dinheiro e de se testar o elenco contra grandes equipes do mundo.

A pergunta que fica é: Por que o Boca Jrs e não um grande clube brasileiro?

Simples – O futebol brasileiro, ao contrário de todo o resto do futebol de 1º mundo, segue calendário distinto, com datas burras e distintas. O que implica em estarmos em nossa alta temporada, enquanto em todo o restante do planeta bola os grandes clubes fazem preparação e arrecadam uma boa grana. Nossos clubes não podem sequer cogitar participar de um torneio bacana como esse. Isso sem falar nos infernais problemas que encontramos com as malditas janelas de transferências.

“Tadinhos dos nossos clubes”? Uma banana para eles.

São eles quem elegem os poderosos que fazem do nosso futebol essa patacoada toda. São os maiores culpados por tudo isso. Além de serem os grandes prejudicados.

A Audi Cup será disputada em sistema de mata-mata, tendo nas semifinais os seguintes duelos:

Manchester United X Boca Jrs

Bayern X Milan

Só jogão, meu nobre. Pelo menos parece que teremos a chance de acompanhar as partidas pela ESPN (preciso confirmar).

6 comentários:

Anônimo disse...

Não é só isso não...o Boca é uma marca muito mais conhecida do que esses timecos brasileiros, como Palmeiras e Corinthians.

João Paulo Tozo disse...

Posso até concordar com o Sr Anonimo aqui de cima, apesar de eu não concordar, mas respeitar.

Enfim...a base da discussão não é a marca, não é a ostentação de status ou de um possivel branding, mas a impossibilidade de que os clubes do pais do futebol possam participar de eventos como esse.

E o Brasil não se resume a Palmeiras e Corinthians, caro Anonimo. Lembre-se de que nosso atual tricampeão é o São Paulo. Temos o Santos, mundialmente conhecido. O Inter, o Grêmio, o Cruzeiro, o Flamengo, o Vasco, o Flu, o Botafogo e por aí vai.

Fábio B. A. disse...

Nenhum time brasileiro explora a marca como o Boca, um dos pouquíssimos times sul-americanos reconhecidos mundialmente.

Isso se deve muito ao fato do Brasileirão, embora um grande campeonato, ser pessimamente distribuído ao redor do globo. Assistem mais Bundesliga que Campeonato Brasileiro no mundo!

JP disse...

Certo, certo. Mas e sobre a abordagem do post. Td maravilha no calendário brazuca?

JP disse...

Das 20 marcas mais valiosas do planeta, a maior delas é o Manchester United, seguido de Real Madrid e Barcelona. Outros 6 clubes ingleses constam na lista dos 20 maiores branding do mercado da bola. Quatros são do futebol alemão e outros quatro do italiano. O futebol francês e o espanhol tem 2 cada um. O último dessa lista é turco, o Fenerbache.

É complicadísismo um mercado comportar 20 brandings de 1º nível. O que me leva a cravar que, tirando esses 20, o resto é tudo farinha do mesmo saco.

Roney disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.