26 de out. de 2008

La Mano de Dios - Um fim de semana animado

Um fim de semana animado

A Série A do Brasileiro continua surpreendendo o torcedor, e essa rodada que passou mais uma vez jogou pimenta na panela e viu o que já era quase certo ficar mais imprevisível.

Com a sapecada que o Fluminense aplicou sobre o Palmeiras no Maracanã e a derrota que o Cruzeiro sofreu, o São Paulo, que vem cada vez mais forte nesse segundo turno, ocupa agora o segundo lugar da tabela, três pontos atrás do líder Grêmio e um ponto na frente de Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo.

Tem gente falando que o número de vitórias pode ser decisivo no BR - 08, mas eu acho que isso é balela. Esse campeonato vai acabar na última rodada, com o campeão 1 ou 2 pontos à frente do segundo colocado. Muita água ainda vai rolar.

Mas no fim das contas, não há rodada ou partida que supere o grande acontecimento desse fim de semana, que foi a volta do Corinthians à elite do futebol brasileiro. O Timão, que viu em 2007 o castigo por anos e anos de ingerência e interesses escusos, agora volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Ou deveria sim, para voltar mais forte.

Mas não se iluda o torcedor que acha que a Queda foi o bastante para purificar a alma do Timão. Isso é só o começo. Se a cartolagem nefasta que meteu o Corinthians no fundo do poço não dá mais as caras no Parque São Jorge, sua sombra ainda espreita nos cantos e nos bastidores. Que 2008 sirva como símbolo do que não pode acontecer.

E que não se iluda o fiel torcedor que acha que o Corinthians vai brigar pelo título em 2009. O time que passeou na Série B ainda tem falhas e limitações que castigariam na Série A. Coisas que Mano Menezes parece já saber, e mostra-se pronto para arrumar. O treinador já disse que jogadores irão embora, que isso é o normal no futebol de hoje, e que nem Douglas ou Dentinho estão garantidos para 2009. Não existe talismã da Série B que não possa ser substituído na nova fase que se anuncia.

O Corinthians voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Mas todos esperamos que não tenha voltado o mesmo. Nem o mesmo de antes, nem o mesmo de 2008.

Ao som de Augustus Palo - Java. Só pedrada, China Kaine!

Rapidinhas: um título paulista, eliminação da Copa do Brasil e uma pedreira difícil de ser superada na Sul-Americana. Até agora é pouco para o grande investimento feito pelo Palmeiras/Traffic. Menos ainda para o que custa ter Luxemburgo como treinador...

Nenhum comentário: