30 de mar. de 2010

Chazinho de Coca - Colocando os pingos nos “I´s”


Ontem na gravação do 3º Programa Ferozes Futebol Clube, que irá ao ar hoje, às 20:00, entre uma discussão e outra, nós acabamos demandando maior atenção a questão Dunga, seleção brasileira e seleções favoritas à Copa.

Entre uma exaltação de ânimo e outra, entre uma ferocidade e outra, acabei dizendo que esse time do Dunga não me representa em nada e que portanto eu não irei torcer para o Brasil.

Antes que o camarada feroz me escute dizer isso e já interprete que esse pobre escriba não passa de um “Diogo Mainardi” da vida, que não gosta do Brasil e coisa e tal. É bom que eu esclareça que, seja em discussões futebolistas, políticas ou de qualquer outro cunho, o meu posicionamento é sempre favorável ao Brasil. Muitas vezes sou acusado de ufanismo. O que na real nem acaba me ofendendo, muito pelo contrário.

A verdade é que exatamente por eu ter esse sentimento patriótico exacerbado, é que eu acabo sendo tão contrário as ações dunguisticas frente a essa instituição que sempre nos representou tão bem. A “igrejinha” do Dunga, onde dizer amém as suas patacoadas é mais importante do que condição técnica, me deixa desanimado.

Sinceramente eu não sei até que ponto é bom para o futebol brasileiro, e mesmo mundial, que essa seleção do Dunga obtenha êxito na Copa.

“Ahh, mas na Copa de 94 a seleção era burocrática e todo mundo comemorou o título”.

Verdade, eu inclusive. Com 15 anos eu não tinha exatamente um senso crítico definido. E as circunstâncias também favoreciam um título a qualquer custo. 24 anos sem títulos, sem finais. Alemanha e Itália empatadas com o Brasil em títulos, podendo nos deixar para trás como o “pais do futebol”.

Não é mais o caso.

Não adianta esperar futebol de plástica, de arte, pois com Elanos, Julios Baptistas e figuras do tipo ele não vai ocorrer. Kaká vem muito mal das pernas e os que hoje praticam esse futebol característico do brasileiro, não irão à Copa – Ronaldinho Gaúcho, Ganso, Neymar e afins.

Afins? Pois é, finalizei com “afins” pois não me vem muitos outros a mente não. A atual geração do futebol brasileiro não é das mais ricas nesse quesito.

“Então você acaba dando razão ao Dunga, já que ele não possui grandes opções para compor a seleção”

Há poucas opções, mas elas existem e eu as citei logo acima. Só que o “professor” não irá levá-las.

Diga-me um atacante brasileiro que esteja melhor do que o Neymar atualmente? Dois meias que estejam mais exuberantes do que Ronaldinho Gaucho e Ganso?

Neymar e Ganso são Jovens? São. Pelé era em 58. Ronaldo “Fenômeno” era em 94. Kaká era em 2002. Todos foram para a Copa, na flor da idade e por merecimento técnico, não “religioso”.

Agora outro exercício.

Aponte-me um centroavante brasileiro no mundo que esteja jogando mais do que o Fernando Torres?

Um atacante que esteja em melhor momento do que Wayne Rooney, do que Carlito Tevez?

Um meia atacante que esteja melhor do que o Messi?

O Brasil do Dunga depende exclusivamente da condição técnica de Kaká, que está em péssimo momento no Real Madrid.

Não por acaso, a Espanha de Torres, a Inglaterra de Rooney e a Argentina de Messi e Tevez são as minhas 3 favoritas à Copa.

“Tá louco? E Itália e Alemanha?”

Essas são eternas favoritas, mesmo que por usucapião. Assim como o Brasil, ainda que com Elanos, ainda que com Julios Baptistas, ainda que com Dunga.

Mas o eterno favoritismo adquirido dessas seleções não me exclui o direito de apontar os meus favoritos analisando meramente a questão técnica. Nesse ponto, Nem Alemanha, nem Itália e com dor no coração, nem o Brasil, estão.

*************************************************************************************


Programa Ferozes Futebol Clube, hoje, às 20:00. Acesse:


4 comentários:

Rene Crema disse...

Copa passada ninguem dava um centavo pela Italia tb! E olha só! Com azurra nao se brinca!

Brasil é favorito sim, apesar de um futebol feio, é um conjunto mais forte, tem o meio mais organizado e pegador que as outras!

Rooney, Messi, Torres, Villa, Lampard, são otimos, mas e o restante dos times! Ai que ta !

Sera q o Maradona vai conseguir montar o time que jogue pelo Messi?

A Inglaterra tem um meio campo que saiba marcar? Os defensores se entendem ?

A Espanha me parece o mais completo de todos, porem, ate onde o vermelho nao vai se transformar em amarelo!

Por mais feio que jogue o Brasil, é uma seleção dificil de ser batida!

João Paulo Tozo disse...

Ou seja, está entre os meus favoritos por usucapião. Você não deixa de concordar comigo, Rene. ahahaha

Francisco Raymundo disse...

Messi, Fernando Torres, Rooney, são realmente craques de fino trato da bola, porém convém lembrar: Com messi e cia Argentina e seu papel nas eliminatórias, Espanha contra E.U.A. copa das confederações honrosso 3 lugar quase perdendo para Africa do Sul, Inglaterra nem para Eurocopa foi, todas elas com seus craques em campo, desde de 2006 some títulos disputados e qual Seleção ganhou mais? seja título expressivo ou não, se for apra sermos campões seja com quem for seremos sempre candidatos fortes e convicentes, para terminar, neymar e Paulo Henrique Ganso foram campão nos Sub17 e 20, Ronaldinho Gaucho nas três chances do Milan assumir a liderança do Italino Brilhou? são craques são mas no momento prefiro acreditar na união do grupo de que na individualidade de cada um.

Nelson disse...

Jao o kaka tem uma doença no pubes que é pra vida toda...se ele se machuca na copa quem entra no lugar?josue?kkkk