22 de jan. de 2010

Do Populacho! - E que vontade!

Fonte foto: globoesporte.com


Sexta-feira, chuvinha na cidade de São Paulo.

Mas vamos falar de quarta à noite! A estreia de RC, mais conhecido como Roberto Carlos, o novo(?) lateral esquerdo do Corinthians, no jogo contra o Bragantino, pelo Paulistão 2010.

O jogador mostrou que, de fato, é craque. Joga muito. Clichês de lado, RC demonstrou vontade demais na partida, tanto que atingiu, em um carrinho após pique, os companheiros no banco de reservas. Não apresentou o melhor, que já vimos e aguardam os torcedores, é fato, mas já deu mostras do que é capaz (de fazer de novo).

Tanta vontade, no entanto, lhe renderam uma passagem de bola pelas costas, quando voltava para compor o sistema defensivo, o que resultou em gol do Braga. Levando-se em conta que o craque pouco subiu ao ataque poderia preocupar. Poderia ...mas não preocupa.

Há de se levar em consideração que esta foi a estréia, e não deve ser fácil estrear com aquele mundo de gente gritando seu nome, por mais experiente que seja. Não que isto abale tanto RC, vivido, rodado, que demonstrou em seu primeiro jogo a tão falada raça, a gana, vontade de mostrar à Fiel Torcida que "aqui tem mais um louco". Opa...essa frase é de outro...craque.

Ronaldo estreou sem muito brilho, apesar de ser Ronaldo. Pouco fez, nada marcou, mas é, com certeza, titular absoluto só pelo que representa em campo (e não estou falando de jogar com o nome, não). Dentro das 4 linhas R9 demanda muita correria e observação constante por parte dos adversários. Bem mostra quando pegou a bola na entrada da área e foi presenteado com três (não um, nem dois, mas três) marcadores do Braga e, não fosse a estréia, que implica em falta de ritmo e essas coisas, teria passado com um toque sutil, que acabou nas pernas de um dos (três) zagueiros.

Melhor, e este sim já estreou de verdade, foi Jorge Henrique (doravante referido como JH). Seguindo a linha do que foi falado pelos grandes comentaristas do esporte (mesmo porque não há como se contra-argumentar), o Voluntarioso JH se doou, como vem se doando a muito, para o esquema do treinador Mano Menezes.

JH assume o que seria a ponta direita, compõe o meio campo e as laterais, e assim foi quando RC foi substituído por boquita. Jogador de rara mobilidade tática no futebol. Pedra preciosa com quem o Timão 2010 pode contar, JH vem, o que é importantíssimo, observando e treinando fundamentos, como o chute que lhe rendeu um golaço na partida. E, melhor, é humilde. Não tem vergonha de ser sincero ao dizer que aprende com os grandes, bem como não se acanha em demonstrar sua felicidade por colher os frutos de seu esforço. Serve de exemplo para a nova geração (e à antiga também), para mostrar que treino, treino e treino não faz mal.

Garotada, deixem de lado os celulares, o glamour, e vam jogá bola, pô!

Sem mais...

Um comentário:

Karen Bachega disse...

JH é um exemplo ! Fato