22 de jan. de 2010

Chazinho de Coca - Grêmio (Barueri) 2X2 Palmeiras.

Ao mesmo tempo em que acompanhava a partida entre Grêmio (ainda Barueri, mas que em breve será somente Grêmio) X Palmeiras, dei algumas “twittadas” acerca do jogo. Baseado nelas, tentarei desenhar o que vi na partida.

Para começo de conversa, o Palmeiras não voltou a apresentar o bom futebol da 1ª partida. Teve lampejos, sobretudo na segunda metade de cada tempo. Curiosamente ou não, sempre que esteve atrás do placar.

O setor defensivo alviverde tinha duas avenidas, cada uma delas nas costas de Armero e Figueroa. (@joaopaulotozo - O Muricy precisa acertar essa cobertura nas laterais. Tanto Armero quanto Figueroa se atiram ao ataque e deixam uma avenida nas costas.)

Início de temporada, pouco tempo de preparação, óbvio que falta ritmo, condicionamento. Então é necessário ser inteligente e não avançar os dois laterais ao mesmo tempo. Mas feito isso, o esquema com dois zagueiros falha. Danilo cobre um dos lados, enquanto Leo pega o outro. Sobrou um buraco na zaga, onde o Barueri fez a festa no começo do jogo. Onde também pintou o 1º gol dos mandantes. (@joaopaulotozo - O Armero é o típico caso de jogador com potencial,mas que deve ter passado por péssimas categorias de base. Não domina um fundamento sequer.)

O Barueri teve em Marcos Assunção o seu grande nome. Todo o jogo dos caras passava por ele. Além de suas venenosas cobranças de falta, muitas delas lembrando uma legítima “folha seca”. (@joaopaulotozo - Como que nenhum grande clube pensou no Marcos Assunção? Todo o jogo do Barueri passa por ele. Jogando muito e ainda tá com o pé calibrado.)

Diego Souza saia mais para o jogo, mas Cleiton Xavier ficou muito preso. Nisso o Palmeiras voltou a deflagrar a errada insistência nos cruzamentos, como em 2009. Ano passado era a cabeça de Love, agora é na de Robert. Cabeças diferentes, resultados (ou falta deles) iguais. Robert não pode ser o único referencial de ataque do time.

Para sorte verde, Deyvvid Sacconi estava ligado - Durante a semana o jovem meia disse que para carimbar sua presença no time titular, precisa não apenas jogar bem, como marcar gols – e como a bola chegava toda estragada no ataque, Sacconi resolveu arriscar de fora da área e, contando com o desvio no zagueiro, empatou o jogo. (@joaopaulotozo - E o Sacconi é muito bom de bola. Penso aqui se não é uma boa a negociação com o Douglas não vingar mesmo. Sobra espaço pro moleque.)

De fato, ele tem muita qualidade. Mas isso não faz desnecessária a qualificação do elenco, seja com Douglas ou com outro jogador de bom nível.

O 2º tempo começou com um Palmeiras ainda mais bagunçado, claramente fruto de um cansaço descomunal de alguns jogadores, principalmente de Figueroa.

Entretanto Diego Souza passou a ser mais agudo no jogo e aos 12 minutos largou Robert na cara do gol, mas o centroavante perdeu.

Na sequência Tadeu foi derrubado por Danilo na área, pênalti – Foi mesmo pênalti?

Veja que até aqui eu nem havia mencionado os dois possíveis pênaltis não marcados para o Palmeiras na 1ª etapa. Para mim não foram, nem em Robert e nem em Diego. (@joaopaulotozo - E o Paulo Cesar de Oliveira tá mandando bem pacas.Não foi pênalti no Robert,muito menos no Diego.Errou ao dar falta no Diego depois.Não foi.)

Mas se não foram aqueles, esse em Tadeu também não foi. O lance foi igual, a ação do marcador muito semelhante. Mas esse PC de Oliveira deu.

Na cobrança Tadeu mandou a bola na trave, na volta, imediatamente, muito mais rapidamente do que qualquer chance de algum jogador colocar Tadeu novamente em posição legal, a bola caiu nos pés de um jogador do Grêmio que vinha em direção ao gol. Tivesse esse jogador finalizado, seria Gol legal, mas ele rolou de volta para Tadeu, em completo, descarado e escancarado impedimento, que livre só rolou para o gol.

Lance do bandeira? De jeito nenhum. Na cobrança de pênalti o bandeira fica na linha de fundo, analisando a ação do goleiro. O lance é do árbitro e PC de Oliveira estava a meio metro da jogada. Se não viu foi por desatenção. Se viu e mesmo assim marcou foi ou por desconhecer a regra ou por sacanagem. Preferimos todos pensar na 1ª hipótese e eu, de fato, acredito nela.

Mas ao justificar o seu erro afirmando que havia sim dois jogadores do Palmeiras entre a bola e a linha do gol, ele denota sua clara incerteza acerca do que se sucedeu.

Erro crasso que apagou toda a sua boa atuação até ali.

A partir daí o Palmeias ficou ligado no jogo e Diego Souza chamou a responsabilidade. Aos 39 minutos, Cleiton Xavier colocou a bola na cabeça de Diego, que mandou no ângulo.

Valeu pelo poder de reação. Mas não se deve achar que está ótimo. O time carece de ataque e precisa urgentemente aprimorar a parte física ou então o esquema com dois zagueiros vai continuar dando dores de cabeça.

Veja os melhores momentos do jogo e o lance da discórdia:





Vou deixando a rapaziada feroz e esperta com um tirambaço sonoro do Ministry – Just One Fix

Cheers,

Nenhum comentário: