Vem aí o Campeonato Brasileiro!
O mais competitivo campeonato do planeta começa nesse final de semana. A crônica especializada aponta essa como a edição mais repleta de favoritos diretos ao título, mesmo o grande público parece concordar com esse cenário. Mas será?
Na minha humilde opinião, cinco clubes largam na frente. Não apenas pela qualidade de seus elencos, mas também por suas necessidades. São eles: Palmeiras, Internacional, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro.
Desses todos, quatro já largam com status de campeões – Palmeiras, Flamengo, Internacional e Cruzeiro. O São Paulo é o atual campeão brasileiro, mas ainda briga pelo seu objetivo maior, a Libertadores. Nesse panorama, creio que o tricolor do Morumbi larga com desvantagem perante os outros citados, afinal possui um elenco reduzido e não mostra mais a mesma força de outrora, o que deve fazer Muricy Ramalho a abdicar de uma atenção maior ao Brasileirão, sobretudo nesse início.
Já o Flamengo vem de uma eliminação traumática na Libertadores. Perdeu Joel Santana e agora conta com a chegada de Caio Jr, promessa de grande técnico que até o presente momento não se concretizou. Caio possui nas mãos um dos melhores elencos do país, mas que parece estar em frangalhos. Será ele capaz de conduzir esse time ao topo, apesar da desconfiança de todos?
O Cruzeiro também se encontra em situação semelhante a do Flamengo, apesar de que sua eliminação na libertadores ter se dado diante de um dos favoritos ao título, com um placar dentro do que se julga normal num duelo entre grandes equipes.
Internacional e Palmeiras são os que estão em situações mais tranqüilas para arrancarem nesse início de competição. O Inter vem de um título estadual, com direito a goleada histórica, com o técnico que o conduziu ao título mundial e um elenco fortíssimo. Deve e eu disse “DEVE”, encontrar como grande rival ao título um gigante que vinha adormecido há anos, o Palmeiras. Com grande elenco, a comissão técnica mais qualificada do Brasil e o título do campeonato estadual mais forte do país na bagagem. Tem o técnico Luxemburgo, que é um dos bichos papões do Brasileirão, tendo no currículo seis títulos e chega forte para conquistar o sétimo.
Em contrapartida, se formos considerar apenas a fase de campeonatos por pontos corridos, o São Paulo salta alguns degraus em relação a seus concorrentes. Muricy possui dois dos cinco torneios disputados nesses moldes, sendo que poderia ter conquistado outro com o Internacional, mas o título foi para o Corinthians de Antônio Lopes, daquele jeito que todos nós sabemos. Luxa é o outro que levou dois canecos com pontos corridos. São os treinadores que melhor se adaptaram a esse tipo de campeonato.
Palmeiras, Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo, eis os meus favoritos. E os de vocês?
Brasileirão Série “B” e a saga corintiana.
Se os grandes do país começam sua busca pelo título máximo do Brasil, outro gigante começa um capítulo em sua história que tem tudo para ser épico.
O tetra campeão brasileiro, o maior vencedor do Paulistão, campeão mundial em 2000, dá início a sua jornada mais ingrata. Mas alguém duvida que o Corinthians irá transformar essa sua caminhada na série B, num dos capítulos mais bonitos da história do futebol brasileiro? A torcida já mostrou sua força e vai empurrar seu time rumo ao lugar que é seu, a elite.
O Corinthians sobe com um pé nas costas e vai ser lindo acompanhar essa demonstração de amor entre torcida e clube.
Ao som de Grant Lee Buffalo – The Hook
Abraço aos amigos,
10 de mai. de 2008
Chazinho Coca - Vem aí o Campeonato Brasileiro!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O Corinthians não sobe com um pé nas costas nem a pau...
Tava assistindo o Cartão Verde quarta-feira e o Sócrates sentenciou: com esse elenco, o Corinthians não sobe. To com o Doutor nessa...
Na Série A, vai dar Inter esse ano.
O São Caetano iniciou a arrancada rumo a série A vencendo o vice- campeão (sem os desfalques) com larga vantagem. E um golaço do glaydson de fora da cozinha.
Se o pintado vencer a terrível cina dos técnicos do são caetano, de não durarem mais do que 4 meses, ele tem tudo para fazer história no clube.
Otimismo sempre.
Postar um comentário