8 de abr. de 2009

Chazinho de Coca - Palmeiras, qual é a sua cara?

De desacreditado a “salvador” do bom futebol. É, as coisas vão de um extremo ao outro em questão de meses no futebol.

O Palmeiras iniciou a temporada sendo colocado como 4ª força do futebol paulista. Tendo em vista que se desfez de quase todo o elenco de 2008 e montou um time recheado de jovens promessas, não era mesmo de se esperar grandes coisas da equipe nesse início de ano.

Luxemburgo mesmo, quase comprou nova briga com a torcida ao dizer na pré temporada que esse era um time que atingiria se ápice no 2º semestre. Feito isso, vendeu-se a história de que ele não priorizaria a Libertadores, apenas o Brasileirão. Santa ignorância. Mas ainda assim, para variar, os comentários eram “8” demais por parte da imprensa.

Iniciada a temporada, enquanto todos os grandes patinavam, o Palmeiras aparecia como grande surpresa. Vitórias fáceis, placares elásticos, o artilheiro da temporada, a volta do bom futebol, 4X1 no Santos. De uma hora para outra passou de “8 a 80”, tornou-se a grande esperança do resgate do futebol ofensivo. E para variar, os comentários passaram a ser todos na casa dos “80”.

Até iniciar a Libertadores. Na 1ª fase, 2 vitórias contra o Potosí, mesmo atuando na maior das altitudes. Na 2ª fase, no grupo mais difícil do torneio, estréia contra a atual campeã LDU e derrota por 3X2, na casa do adversário. Resultado normal. Anormal foi a derrota para o Colo-Colo, em casa, por 3X1, fora o baile chileno.

Dessa vez não houve transição entre o “8 e o 80”, mas parece que o próprio Palmeiras passou a não ter certeza de suas condições. Luxemburgo começou a alternar os esquemas táticos, passando do 4-4-2 (ou 4-3-1-2) para o contestado 3-5-2 e até agora não se achou. As vitórias passaram a acontecer com mais dificuldades, empates inesperados e a queda de produção de alguns jogadores, como o artilheiro Keirrison.

No Paulistão tudo bem, a gordura adquirida no início permitiu que time terminasse a 1ª fase na liderança. Mas na Libertadores, que é o que mais interessa, existe uma anemia quase que profunda. O time é o lanterna do grupo, sem pontuação.

Todo esse cenário, toda essa transição de 8 a 80, tanto de fora quanto de dentro do próprio Palmeiras, faz com que esse mês de abril passe a ser o mais importante do ano. O Verdão terá uma sequência de decisões, mas de todas elas, acredito que a de hoje possa ser o ponto chave para as demais.

O jogo é contra o Sport, carrasco de 2008, líder da chave e mandante do jogo. Encontro uma enorme, para não dizer total desconfiança quanto as chances de vitória alviverde hoje. Caso a derrota ocorra, com que cabeça o time irá enfrentar o Santos, sábado, pela 1ª partida da semifinal do Paulistão?

Por outro lado, se vencer, terá feito o que ninguém ou quase ninguém espera, ressurgirá na Libertadores e vira como um trator para cima do Santos.
Então o jogo é hoje, o dia é hoje. Não a toa o presidente Belluzzo foi na frente do elenco para Recife e vai participar da preleção do time.

O Palmeiras não termina hoje, a história alviverde não terá seu capítulo final hoje. Mas a temporada pode ser desenhada de acordo com o resultado dessa noite.

Para os cardíacos, muito cuidado. De resto, compre sua cerveja, seu picles, seu tremoço e prepare-se, pois não será um jogo qualquer.


Ao som do Radiohead - All I Need


Cheers,
-----

Mais:
Belluzzo: Olho no olho na preleção
http://www.lancenet.com.br/palmeiras/noticias/09-04-08/523986.stm?belluzzo-olho-no-olho-na-prelecao

5 comentários:

Rene Crema disse...

Ai meu padim Pade Ciço, faiz o Verde ganhar essa peleja vai. Só essa e as próximas 20 partidas !! rsrs

Fábio B. A. disse...

Sou Sport desde criancinha.

Depois de hoje, pode ser que esse blog fique mais ou menos verde. rsrs

Rene Crema disse...

Seu time perdeu ontem né cabeça de alfinete, kkkk

Fábio B. A. disse...

Cara, eu vi que tudo ia dar errado quando cinco minutos antes do primeiro gol eu escorreguei e derramei meu copo de cerveja. Eu acredito nesse tipo de sinal...

Rene Crema disse...

uahuahauhauhauaha, olha que careca mais bebum !!!