14 de jul. de 2008

La Mano de Dios - E na bacia das almas...

E na bacia das almas...

Ontem na Vila Belmiro vimos dois times, que até pouco tempo atrás impunham respeito, jogar no desespero. O Botafogo ainda não se encontrou após a saída do Cuca e se perdeu ainda mais depois que Geninho foi embora. O time do Santos parece ainda não ter assimilado a filosofia do novo técnico e encontra-se visivelmente em fase de adaptação. Muita coisa sendo mudada ao mesmo tempo nos dois times, e por isso mesmo o jogo de ontem era imponderável. Ainda mais com a situação dos dois na tabela...

O primeiro tempo foi do Fogão, que sem muitas dificuldades marcou 2 x 0 contra um Santos inoperante. Seria mais, se não fossem as chances desperdiçadas por Jorge Henrique. No segundo tempo, o time da Vila voltou mais organizado, querendo jogo. Mas foi com a entrada do até então incontestável Kléber Pereira que a coisa engrenou. O atacante, que havia começada no banco, marcou os dois gols da reação santista, o segundo belíssimo, de centro-avante mesmo, limpando do zagueiro e passando de cabeça erguida pelo goleiro Castilho para completar para o fundo da rede, quase sem ângulo.

Se o jogo durasse um pouco mais, o Santos virava. Mas engana-se quem acha que foi só a entrada de Kléber Pereira que resolveu. Na verdade, o time se achou quando jogou no 4-4-2 simples, com dois zagueiros, Kléber na lateral e Molina e Pereira jogando juntos. O simples dessa vez resolveu, Cuca.

Um resultado que não resolveu para ninguém, mas que na minha opinião, dadas as atuais circunstâncias dos dois times, também não foi ruim.

Ao som de Medeski, Martin & Wood - Hey-Hee-Hi-Ho, do excelente álbum Combustication, de 1998. MM&W é o que chamam por aí de new jazz. Um trio com baixo, bateria e um Fender Rhodes nervoso, gritando frases curtas. Tudo isso com muita ginga e um DJ em algumas faixas. Uma das melhores revelações do jazz dos últimos tempos, MM&W vale ser ouvido desde o primeiro álbum, do começo dos anos 90.

Rapidinhas: nossos leitores - e eu também - erramos feio. No Choque-Rei de domingo, deu o imponderável. O instável São Paulo bateu o favorito a tudo do ano Palmeiras com relativa facilidade. O tricolor entrou querendo jogo, como se ainda não tivesse superado o 4x1 do Paulistão. Organizado e eficaz, matou a partida já no meio do segundo tempo. A bem da verdade, o Palmeiras não jogou. Valdívia, menos ainda. O chileno tem que fazer muito mais para merecer o título de craque e para ir para um bom time da Europa...

E ninguém segura o Flamengo!

5 comentários:

Anônimo disse...

se as coisas não mudarem drásticamente para ambos os times, vou ser obrigado a continuar apostando que os 2 brigarão até o final para não cair.

Unknown disse...

Eu credito um pouco dessa instabilidade do Santos na conta do Cuca também. Quando ele veio para o Santos imaginei que ele fosse manter o máximo possível do time que o Leão montou e a medida que fosse conhecendo melhor o time, implantaria as melhorias dele e tal. Mas já de cara mexeu tudo, quis jogar com 03 zagueiros (formação que já não tinha dado certo com o Leão) com um deles (Marcelo) jogando como libero, improvisou com juniores que nem vinham jogando no time (Patrick e Hudson), tentou colocar Molina e Tabata ao mesmo tempo (sendo que os dois andavam muito mal). Ou seja, bagunçou o coreto.
Feita a bagunça, agora tem que fazer as coisas meio que do zero de novo, aos poucos ir arrumando. Acho que as contratações que foram feitas são boas e não me parece que alguém dos que já estavam devam sair para o exterior.
Os três últimos jogos (contra Atlético-PR, Grêmio e Botafogo) o time, apesar de ainda jogar mal, já começa a esboçar um padrão.
Acho que essa instabilidade do Santos vai rolar até agosto ainda.

Do mais não consigo dizer quem são os possíveis rebaixados deste ano. Talvez só o Ipatinga apesar da sensível melhora deles.

Unknown disse...

E falando em MM&W, esse ano eles lançaram um disco de "jazz para crianças" chamado "Let's Go Everywhere". Muito bacana.

Fábio B. A. disse...

O Santos e o Botafogo estão claramente se reestruturando. No caso do Santos, que tem o Cuca como técnico, é time pro ano que vem... esse ano se conseguir uma vaga na Libertadores, é muito...

Todo time do Cuca leva tempo pra engrenar. Quem tem paciência pra esperar, pode ser que seja recompensado. Mas como o futebol brasileiro é aquele de resultados imediatos, eu duvido que o Cuca fique até a próxima temporada.

Fábio B. A. disse...

"Let's Go Everywhere" está na lista de aquisições para o segundo semestre, junto com o Eli "Paperboy" Reed e a reedição de Pacific Ocean Blue do Dennis Wilson!