Pois é, meus amigos, dando continuidade à série Golaço literário, hoje comento e recomendo um livro sobre o qual muita gente já falou pelo mundo virtual afora.
"Toda unanimidade é burra", já diria o mais famoso torcedor do Fluminense, mas nesse caso os vários comentários (positivos) sobre o tal livro se justificam. Estamos falando de uma obra escrita por ninguém menos que Paulo Vinicius Coelho, o PVC.
Símbolo do que vem se chamando de "nova safra do jornalismo esportivo", PVC é um fenômeno. Muita erudição, aliada a trabalho duro, sensibilidade e um palm top que não é desse mundo, garantem ao cara a alcunha de enciclopédia brasileira do futebol. Não é brincadeira. PVC sabe tudo, lembra de tudo e na maioria das vezes que arrisca palpites, acerta.
Antítese daqueles comentaristas românticos, PVC é um devoto dos números, das tabelas, das fichas, das pranchetas. E talvez por isso o futebol visto por ele seja de uma exuberância difícil de ser percebida. Cada vez que ouço o cara falar fico mais convencido de que conhecimento realmente é poder.
Mas vamos ao livro: o título é bem auto-explicativo. Aqui, o leitor encontrará aqueles que são, segundo um rigoroso júri composto pelos maiores comentaristas do futebol internacional, os 50 maiores jogos de todas as Copas. O primeiro, o com o maior número de gols, o com o menor, a vitória inesperada, a mais bela vitória, a derrota inesperada, a mais bela derrota, está tudo aqui, ricamente descrito pelas frases certeiras do autor.
E como não poderia deixar de ser em se tratando do PVC, temos a ficha técnica de cada um dos jogos, bem como várias pranchetas discutindo os esquemas táticos de muitas seleções, coisa que o autor domina como poucos.
O livro mostra que uma partida de futebol pode ser analisada friamente e, mesmo assim, ainda ser bela.
Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo, de Paulo Vinicius Coelho, Panda Books, 2006.
22 de jul. de 2008
Golaço literário V
Marcadores:
livros sobre futebol,
Paulo Vinicius Coelho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário