3 de jun. de 2008

Chazinho de Coca - Um casamento perfeito!

Um Casamento Perfeito!

Muitos são os momentos, muitas são as razões, muitos são os temas. Mas não é de hoje que a música acompanha o futebol numa perfeita harmonia. Desde “We Are The Champions” do Queen, entoada pelos torcedores ingleses na comemoração de alguma conquista, passando pelas torcidas brasileiras que se utilizam de hits do momento para criar suas cantorias. Esse é um tema repleto de exemplos e que com certeza irá voltar a ganhar destaque por aqui.
Hoje especificamente quero me apegar a dois exemplos, ocorridos com dois grandes rivais, naqueles que tenham sido, talvez, os momentos mais difíceis em suas gloriosas histórias – Palmeiras e Corinthians.
A Sociedade Esportiva Palmeiras passou em 2002, pela pior fase em sua vida, encerrando a temporada como o antepenúltimo colocado no brasileirão, o que culminou com a queda para a 2ª divisão. Em 2003, com uma campanha irretocável, resgatou o orgulho de sua torcida e retornou ao seu verdadeiro lugar. Na semana seguinte ao retorno, muita festa, muitas homenagens nos programas esportivos, mas uma dessas homenagens me marcou bastante e nela, a música tema foi – “O Portão” do Rei Roberto Carlos. A música é de 1974, mas o casamento foi tão perfeito que em 2003, ou seja, quase 30 anos depois, era como se ela, ou parte dela, tivesse sido feita para aquela situação vivida pelo Palmeiras. Segue o trecho:

Tudo estava igual
Como era antes
Quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei
E voltei!...

Eu voltei!
Agora pra ficar
Porque aqui!
Aqui é meu lugar
Eu voltei pr'as coisas
Que eu deixei
Eu voltei!...

E continua...

... Onde andei!
Não deu para ficar
Porque aqui!
Aqui é meu lugar
Eu voltei!
Pr'as coisas que eu deixei
Eu voltei!...

Poucos anos depois, outro gigante do futebol brasileiro passou pela mesma amargura, o Corinthians. Com uma campanha pífia no brasileirão de 2007, o Timão acabou rebaixado. Quando todos esperavam um ano complicado, onde o time deveria focar apenas na volta à elite, eis que o alvinegro paulista ressurge de forma fantástica, já chegando a final da Copa do Brasil, podendo ser, ainda que na segunda divisão, o primeiro representante brasileiro assegurado na próxima edição da Libertadores.
Ainda no início do ano, quando o timão patinava no Paulistão, um programa de televisão fez uma matéria mostrando as dificuldades do Corinthians, a dureza que seria para a torcida o ano de 2008 e como tema, escolheram a música “Dias Melhores”, do Jota Quest, a qual diz o seguinte:

Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!...

E mais...

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Oh! Oh! Oh!
Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre
(Pra sempre!)...

Independente da predileção musical de cada um de nós ou do clube para qual torçamos, é inegável que esse casamento entre futebol e música seja um dos mais bem sucedidos. Seja na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, estou para encontrar algum outro que demonstre tanta química.

Essa coluna foi escrita ao som de U2 - Gloria

2 comentários:

Unknown disse...

JP olha eu aqui como prometido!
adorei a coluna!
São nesses horas que a gente tem que superar mesmo...
Mas queria fazer um adendo... a melodia mais bonita que a torcida deve entoar em todos os jogos é o Hino do seu clube... não tem música mais bonita que essa JP!!! ahhahahah
beijos

Anônimo disse...

o hino do clube deveria ser tocado no lugar do hino do Brasil, isso sim!

mas essa do Robertão caiu perfeitamente bem. a do Jota tbm, mas é que Jota é uma bandinha bunda mole demais, né..rss

Robert.