1958 – O ano em o mundo descobriu o Brasil
Assisti ontem o documentário de José Carlos Asbeg sobre os cinqüenta anos da conquista do Mundial da Suécia pelo “screatch” canarino. Um deleite para os apreciadores do futebol!
Asbeg toma como fio condutor a partida final entre Brasil e os donos da casa, entremeando esta com imagens dos outros jogos, entrevistas com os craques que dos diversos adversários do Brasil e, é claro, dos heróis da seleção brasileira. Desfilam pela tela entrevistas de Didi (arquivo), Zagallo, Mazzolla (ou Altafini, para os rivais europeus), Moacir, Djalma, Zito, Dino Sani, jornalistas da época e membros da equipe técnica.
Os destaques especiais dados aos grandes valores individuais do time (Didi, Garrincha e Pelé), as reconstituições de lances específicos da partida e de crônicas de Nelson Rodrigues dão ao documentário um belo dinamismo, como na esplêndida passagem em que é narrada a lenta caminhada de Didi (“o andar de um Príncipe Etíope”) rumo o meio do campo, com a bola debaixo do braço, após o tento inaugural da partida final, convertido pela equipe dona da casa. Comovente.
Necessário para os amantes do futebol, especialmente em momentos tão questionáveis do esquadrão brasileiro.
17 de jun. de 2008
1958 no Cinema
Marcadores:
Cinema,
Seleção Brasileira Masculina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário