17 de jun. de 2008

1958 no Cinema




1958 – O ano em o mundo descobriu o Brasil


Assisti ontem o documentário de José Carlos Asbeg sobre os cinqüenta anos da conquista do Mundial da Suécia pelo “screatch” canarino. Um deleite para os apreciadores do futebol!

Asbeg toma como fio condutor a partida final entre Brasil e os donos da casa, entremeando esta com imagens dos outros jogos, entrevistas com os craques que dos diversos adversários do Brasil e, é claro, dos heróis da seleção brasileira. Desfilam pela tela entrevistas de Didi (arquivo), Zagallo, Mazzolla (ou Altafini, para os rivais europeus), Moacir, Djalma, Zito, Dino Sani, jornalistas da época e membros da equipe técnica.

Os destaques especiais dados aos grandes valores individuais do time (Didi, Garrincha e Pelé), as reconstituições de lances específicos da partida e de crônicas de Nelson Rodrigues dão ao documentário um belo dinamismo, como na esplêndida passagem em que é narrada a lenta caminhada de Didi (“o andar de um Príncipe Etíope”) rumo o meio do campo, com a bola debaixo do braço, após o tento inaugural da partida final, convertido pela equipe dona da casa. Comovente.

Necessário para os amantes do futebol, especialmente em momentos tão questionáveis do esquadrão brasileiro.

Nenhum comentário: