Balanço da 1º rodada da Euro.
Completada a 1 ª rodada da fase de grupos da Euro 2008, algumas expectativas se confirmaram, algumas decepções surgiram e alguns surpreenderam. No Grupo A, a seleção portuguesa parece mesmo sobrar, bateu bem a seleção turca, que apesar da derrota, deve brigar pela segunda vaga na chave contra a Rep. Tcheca, que venceu os co-anfitriões Suíços, num jogo de dar sono. A Rep. Tcheca mostrou futebol abaixo do aguardado, mas ainda assim é bem superior aos outros rivais. Deve ser o segundo classificado da chave, mas pode encontrar certa resistência da Turquia.
A mesma situação acontece no Grupo B, onde a Alemanha mostra-se bem superior aos demais. Venceu a Polônia sem grande esforço e deve consolidar a classificação já na próxima rodada.
A Croácia foi a decepção nessa chave, apesar da vitória sobre os co-anfitriões austríacos, o 1X0 no placar e o fraco futebol apresentado, parece ter agradado aos Croatas. Esperava-se mais da seleção, sobretudo contra o time mais fraco dessa Euro. Ainda assim, deve conseguir a segunda vaga da chave, mas não deve andar muito mais na competição.
O Grupo C era apontado como aquele que nos brindaria com as melhores partidas, não por acaso é considerado o grupo da “morte”. Contudo a vice campeã mundial e uma das favoritas ao título, França, tenha sido talvez a grande decepção da competição até aqui. Com um futebol pragmático e com a estranha entrada do feroz e ineficaz Anelka no lugar de Henry, os azuis pararam diante dos “azarões” romenos.
Apesar do fiasco francês, o grupo C nos reservou a mais sensacional partida dessa 1ª rodada. Holanda e Itália fizeram uma partidaça, digna de seleções que chegaram apontadas como favoritas. Na verdade a Holanda atropelou os tetracampeões mundiais. Com uma exibição de gala de Van Bronckhorst, Scneijder e Kuyt, a laranja mecânica recebeu uma ajuda de ouro do juizão, que validou gol de Van Nilsterooy, claramente impedido. Até então o jogo vinha equilibrado, mas daí em diante a Itália se atirou na busca do empate, o que possibilitou a Holanda a matar a azurra em jogadas que podem ser consideradas verdadeiras aulas de como se armar um verdadeiro e mortal contra-ataque. O 3X0 ao final foi justíssimo.
No Grupo D, a Espanha confirmou a boa fase e o favoritismo, atropelando a Rússia por 4X1. Na outra partida a Suécia teve bela atuação diante dos atuais campeões gregos, que não venderam barato a derrota por 2X0. Coloco essa como a chave mais complicada de se fazer um prognóstico, já que a Espanha sobra, mas os outros 3 devem brigar ferrenhamente pela outra vaga, com leve favoritismo da Suécia do ótimo Ibrahimovich, que saiu na frente.
É isso, meus caríssimos, a Euro é coisa linda e ainda nos brindará com muitas partidas memoráveis. Holanda, Portugal, Espanha e Alemanha foram até aqui as seleções que fizeram por merecer um brinde com aquela gelada gingada. França, Croácia e Rep. Tcheca são as mais ferozes até aqui. A Itália que abra os olhos, ou também vai acabar entrando nessa lista de seleções mais ferozes da Euro.
Ao som de David Bowie – Sound and Vision
Grande abraço,
10 de jun. de 2008
Chazinho de Coca - Balanço da 1º rodada da Euro.
Marcadores:
Chazinho de Coca,
David Bowie,
Eurocopa 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
a itália só se classifica se fizer um placar elástico contra a romenia e depois vencer a frança esses 3X0 na lata foram demais.
holanda, espanha e portugal jogaram o melhor futebol.
mas um porem quanto a Espanha, começa furiosa e termina horrorosa !!! Fico com uma final entre Holanda, Portugal e Alemanha, um desses 3 leva !!
Postar um comentário