O oriental e o horizontal
Holanda e Japão jogaram pela liderança do grupo. O 1º vinha de vitória sobre a Dinamarca e o 2º sobre Camarões.
Os japoneses que hoje não são mais apenas a seleção da correria, mostra hoje uma aplicação tática de fazer inveja. Embora contra a poderosa Holanda os japoneses entraram com a clara proposta de arrancar o empate. O futebol oriental dos japoneses por pouco não obtem o seu êxito.
A poderosa Holanda, credenciada como uma das favoritas ao título e também uma das esperanças de se ver um bom futebol pelos campos sul-africanos, decepcionou. Venceu é bem verdade. Mas foi muito pouco pelo tanto que se espera de Sneijder e Cia. Que ainda não puderam contar com Robben.
O 1º tempo foi mais cruel com os olhos de quem não gosta de jogos a la "suiça" do que a partida de ontem da Inglaterra.
Foram mais de 70% de uma inútil posse de bola holandesa. O futebol mais horizontal da Copa até aqui. Falta de criatividade de quem a tem. Passes para o lado a exaustão. Recuos descabidos para a intermediária. Uma incrícvel incapacidade de assustar a meta japonesa. Sneijder muito isolado.
Resultado? Nenhuma chance de gol criada. Pior. Nenhum futebol apresentado.
Na 2ª etapa a Holanda verticalizou minimamante o seu jogo e rapidamente obteve exito. Foram 10 ou 12 minutos onde o time produziu mais do que em todo o restante do jogo. E assim Sneijder abriu o placar, com um belo petardo, mas que contou com a ajuda do goleirão Kawashima. Mais uma "jabulanada" da Copa.
Então o Japão resolveu sair de seu casulo tático e até criou algumas chances, mas nada de muito agudo.
Satisfeita com a segura vitória, a Holanda só mexeu o caldo e cozinhou o jogo até o final.
Affelay, que entrou no 2º tempo, teve ainda duas chances para transformar um jogo sem graça em goleada, mas parou nas boas saídas de Kawashima.
Um jogo que como diz Mauro Beting, foi um 0X0 com gol.
Melhor para a Holanda, que segue tranquila e pode terminar o dia como classificada, dependendo do que acontecer na partida entre Dinamarca X Camarões.
Em termos de resultado foi muito bom. Até por que Robben ganha mais tempo para se recuperar e só entrar em campo quando estiver mesmo 100%. Ruim para o futebol, que viu mais um joguinho mequetrefe na Copa.
Cheers,
19 de jun. de 2010
Chazinho de Coca - O oriental versus o horizontal.
Marcadores:
Chazinho de Coca,
Copa do Mundo 2010,
Holanda,
Japão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário