21 de jun. de 2010

Café com Leite na Copa: Portugal x Coréia do Norte

Texto: Beto Almeida
Fotos: UOL


Muito bem, Portugal dançou o vira pra cima dos norte-coreanos, e dançou bonito, aplicando uma goleada de sete gols nos asiáticos, um passeio no Algarve e tal.

            Com o resultado elástico a “Pátria de Bigodes” praticamente garante a classificação para as oitavas de final, os portugas tão rindo à toa e não são eles o motivo da piada. Coisa linda, puta homenagem à Saramago, grande mestre que se foi recentemente, deixando saudades e uma obra de eterna sabedoria e beleza.
            Foi a maior goleada da Copa até o momento e duvido que outra seleção fará igual. Os norte-coreanos adotaram uma postura diferente daquela utilizada na primeira partida contra o Brasil, precisavam da vitória e jogaram muito menos fechados, possibilitando aos portugueses trabalhar a bola e chegar ao ataque com facilidade.
            E a goleada já se desenhava na primeira metade da partida, sob chuva, com os portugas dominando as ações dentro de campo, metendo bola na trave e indo pro vestiário com um gol de vantagem.
            Daí que os times voltam e a chuva vai embora, levando a zica dos bigodes junto com ela, pelos bueiros desta sorte aziaga que chamamos destino. Até o Cristiano Ronaldo fez gol, vejam só, meus amigos.
            Sim, foram mais seis gols que não comento por falta de espaço. Cabe só minha impressão do que foi a peleja, ou seja, a Coréia do Norte sabe tanto de bola quanto eu do que acontece lá naquele país, sob o jugo de uma ditadura hereditária. Muito pouco.
            Se é assim, porque o Brasil só ganhou deles com a diferença de um gol?, me pergunta o leitor. Respondo: aquele foi o jogo de estréia, e estréia não conta. Fica todo mundo nervoso, os placares são mínimos, assim como o futebol apresentado pelas equipes. Agora é aguardar a definição do primeiro lugar da chave, nossos patrícios não vão dar mole, que seja um jogo tão bonito quanto o fado e o samba.



Um comentário:

Rene Crema disse...

Agora Portugal entra com a mesma postura da Costa do MArfim, hahahah

Ja estao se achando as ultimas meias limpas do pacote, hehe