21 de abr. de 2009

Teremos final no Rio


Num jogo chato e truncado, no qual o Flamengo deteve o domínio de bola mas não coseguia criar oportunidades, o zagueiro do Botafogo Emerson garantiu mais duas partidas para que se decida do Campeonato carioca. Com a vitória por 1x0, o Flamengo sagrou-se campeão da Taça Rio (título que, para quem olha de fora, parece que só conta para os cariocas com mais de 45 anos).

Confirma-se assim a hegemonia dassas equipes no futebol do Rio de Janeiro, repetindo-se a final dos dois cariocas anteriores. Vencendo o torneio de 2009 o Flamengo sagrar-se-á tricampeão do certame estadual. Diferentemente dos outros anos, no entanto, o Botafogo, dessa vez foi o campeão do primeiro turno enquanto o Rubro-Negro faturou o segundo.

O Flamengo continua com o problema que assola o time desde a saída de Marcinho: a falta de um atacante que transmita confiança. A diretoria, sabe-se lá o porquê, vendeu o melhor homem de frente que o Rubro-Negro tinha em mãos no começo do ano – falamos de Diego Tardelli, que vem fazendo miséria no campeonato mineiro. Hoje o time do Flamengo conta com Josiel e Emerson como opções mais constantes do ataque. Felizmente para os rubro-negros, a piada que foi levada muito a sério, o xodó da torcida, Obina, foi para o banco e de lá parece que não retorna.

Os botafoguenses, por outro lado, não podem reclamar do seu ataque: Victor Simões, Maicosuel e Reinaldo vêm dando conta do recado. No entanto, como se viu no último jogo, falta ao Fogão um meio campo que municie seus atacantes de forma mais constante e precisa. Falta, também, confiança ao time da estrela solitária.

Interessante também constatar o duelo dos técnicos no Banco. Ney Franco recentemente dirigiu o time do Flamengo e Cuca, por bom tempo, foi comandante do Botafogo.

Não importa o resultado final do campeonato, Botafogo e Flamengo ainda tem muito o que evoluir se quiserem fazer um bom papel no brasileiro. São times que se completam: se tirássemos o melhor de um e o melhor do outro teríamos uma equipe efetivamente competitiva.

Esse foi escrito ao som do grande Nusrat Fateh Ali Khan

3 comentários:

Fábio B. A. disse...

Pois é, é desanimadora a perspectiva para os cariocas num campeonato nacional.

E sem dinheiro, acho que nem a janela de meio do ano pode resolver isso...

Rene Crema disse...

ja vi gols e mais gols contras e esse foi um dos mais bisonhos com certeza!

Unknown disse...

Consegui a façanha de ver o primeiro tempo deste jogo. Muito chato. Se as torcidas nos clássicos cariocas dão show, nos gramados a coisa é horrenda.