Alguns dos carros que fizeram parte da história da Fórmula 1 voltam à ativa a partir deste fim de semana, quando terá início, em Spa, na Bélgica, a temporada da F-1 Histórica. Criada em 1994 e reconhecida pela FIA desde 2003, a categoria reúne carros usados entre 1966 e 1985 na F-1 e, neste ano, passará pela primeira vez no Brasil -Interlagos receberá duas provas nos dias 15 e 16 de agosto.
A confirmação vem de Oliver McCrudden, diretor geral da HFO, que oficialmente faz parte do calendário da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA. De acordo com ele, a Rede Globo deve transmitir uma das corridas.
Na F-1 Histórica, pilotos-proprietários dos carros pagam 9 mil libras (pouco menos de R$ 30 mil) pela inscrição anual e o direito de colocar-se no lugar de pilotos que fizeram história no automobilismo mundial, como Gilles Villeneuve, Nigel Mansell e Emerson Fittipaldi. Não há prêmio em dinheiro para os pilotos. Só troféu. "Os pilotos competem apenas pela paixão, pelo prazer de poderem tomar parte de uma corrida que conta com esses carros fantásticos", diz McCrudden.
A performance dos carros, concebidos em anos diferentes, claro, não é uniforme. Para que a disputa possa reunir, por exemplo, da Tyrrell 001 (de Jackie Stewart) à Brabham BT49, o campeonato é disputado em quatro categorias, de acordo com a "idade" dos carros. Mas cada piloto soma pontos e disputa o título de campeão geral da temporada - que no ano passado ficou com o italiano Mauro Pane (de irônico sobrenome, para um piloto), com a Tyrrell P34.
Foram mais de 50 pilotos inscritos nos últimos dois anos, com campeonatos reunindo 25carros em média, a maioria deles com motor Cosworth DFV (V8). "Acredito que será uma grande temporada. Temos vários novos pilotos, mais inscrições que nos anos anteriores, e novos carros. E a viagem ao Brasil, para as provas em Interlagos, é um grande salto", afirma McCrudden.
O site oficial da categoria apresenta o piloto Abba Kogan como brasileiro, nascido na China e criado no Japão, morador de Mônaco, que "começou a correr por volta dos 40 anos, com Bugattis/Osca F2 e Maserati 250F, inicialmente na Nova Zelândia, que depois comprou a Brabham BT20".
Mais fotos das maravilhas
http://esporte.uol.com.br/album/090423f1antiga_album.jhtm
FONTE:
http://esporte.uol.com.br/velocidade/ultimas/2009/04/24/ult4366u1288.jhtm
;)
4 comentários:
Pode aposentar a F1 atual, essa idéia arregaçou !!!
Eu iria de John Player Special, o carro mais bonito de todos os tempos !!!
Caraio.... salvo engano o primeirao ai na foto é uma williams com a qual o keke rosberg foi campeao mundial.
Essa Lotus do Senna é, ao lado da Mclaren tbm do Senna, os carros mais lindos e que mais me marcaram em todo esse tempo que acompanho essa corrida de "carrinhos".
Acho F1 uma coisa chatíssima, mas isso vale a pena!
Postar um comentário