"A política polariza todos os âmbitos da vida social e o país se encontra paralisado por uma greve de transportes. A partir das 7 da noite, uma multidão busca voltar a seus lares, como for possível. Pedindo carona, caminhando quadras e quadras, subindo em caminhões e caminhonetes, entrando em lotações. Na Avenida principal, ainda se cavam as futuras instalações do metrô e ali os operários seguem as partidas da equipe do povo em uma televisão portátil. São as noites do Colo Colo, a equipe do povo, na Copa Libertadores... Seu desafio é ser campeão do torneio de 1973."
Este trecho abre o capítulo COLO COLO 1973 - EL EQUIPO QUE RETRASÓ EL GOLPE DE ESTADO, do livro HISTÓRIAS SECRETAS DEL FÚTBOL CHILENO, escrito por Juan Cristóbal Guarello. O capítulo conta a história da melhor equipe do Colo Colo, adversário do Palmeiras hoje à noite no Parque Antártica. E insinua que o golpe de estado que derrubou Salvador Allende em 11 de setembro de 1973 só aconteceu depois da derrota do Colo Colo na finalíssima do torneio continental contra o Independiente, da Argentina. Foi a melhor campanha da equipe na Libertadores, antes de conquistar o torneio em 1991. Time que tinha como principal estrela o centroavante Carlos Caszely, entrevistado pela ESPN Brasil na véspera da partida Chile 0 x 3 Brasil, em setembro de 2008. Nef, Galindo, Herrera, González e Rubilar; Valdés, Páez e Messen; Caszely, Véliz e Beyruth.
Essa formação tornou-se a primeira equipe chilena a ganhar um jogo no Maracanã, ao vencer o Botafogo, de Jairzinho, por 2 x 1.
Depois do empate no jogo de ida da final da Libertadores, por 0 x 0 com o Independiente, no estádio Nacional, e antes da derrota no segundo jogo, em Avellaneda, Salvador Allende recebeu o plantel na embaixada do Chile em Buenos Aires, para onde havia viajado para a cerimônia de transferência do poder argentino. Perguntaram a Allende se havia praticado algum esporte. Ele respondeu: "Se revisarem a coleção da revista Los Sports verão como goleiro um jovem. Era eu. Pratiquei muitos esportes, como salto em distância, cem metros rasos e arremesso de dardo. Por isso, demorei tanto a chegar ao Palácio de la Moneca", disse o presidente.
O sonho da conquista da Libertadores acabou em 6 de junho. Três meses depois, Allende saiu morto do Palácio de la Moneda. Era 11 de setembro de 1973.
Nenhum comentário:
Postar um comentário