11 de nov. de 2010

FUTECORE: PITACOS E BOTINADAS



Texto: Leandro A. C. Rosa

Olá feroz, olá você! O Pacaembu é logo ali, mas enquanto sábado não vem, permitam-me discorrer sobre os assuntos mais (ir)relevantes da semana até então.

ADÍLSON BATISTA NO PEIXE: Aproveito a deixa do colega Gregório para que eu Possa exorcizar esse fanfarrão de uma vez. Apesar de não considerar o Santos FC um rival (acho o time simpático), comemorei como um reforço a confirmação deste pseudo técnico como comandante da peixada na temporada vindoura. O Peixe sem dúvida continua como principal postulante ao título da Libertadores 2011, mas a possibilidade de ver Neymar escalado como lateral direito e Ganso como centro-avante trombador faz este que vos escreve sorrir de lado com maldade.

Sobre o curriculum de Louco Batista, recomendo o excelente post do não menos excelente Caio Maia, no blog do Trivela:
http://trivela.uol.com.br/blog/de-onde-vem-a-moral-de-adilson-p1.aspx

Já sobre sua desastrosa passagem pelo Corinthians, dou meu veredito com ares de terapia, pois nos meses em que ele por cá esteve, falar de futebol era falar mal de Adíl Filho. E caso o Timão não leve o penta esse ano, já elegi meu culpado.

Adílson foi demitido do Cruzeiro principalmente por desgaste com a torcida, essa é a versão que chegou a SP. Parece que por lá, não aguentavam mais ver jogadores escalados fora de posição, e insistência em figuras contestadas. Seu momento mais emblemático foi uma destemperada e insana voadora nas placas de publicidade, em um jogo decisivo. O tempo que ficou parado não lhe serviu de reflexão ,parece.

Batista chegou e encontrou um Timão redondo, em primeiro lugar no BR, jogando um futebol sólido e consistente (mais sobre isso no meu post anterior). Achou que não estava bom. Arrogante, impôs seu estilo de jogo ofensivo e incosequente, muito diferente de seu antecessor Mano, o Menezes. Tal esquema não foi assimilado por completo pelos jogadores, que viram-se escalados fora de suas posições. Elias adiantado pra meia-atacante, junto com Jorge Henrique. Roberto Carlos como um ala, "armando" o jogo pela esquerda. Peraí, mas o Corinthians não tinha um meia, canhoto, artilheiro do campeonato até então? Pois é amigos, B. Cézar na ponta-direita foi a pior invenção do Prof. Pardílson.

Há ainda indícios de mal estar com os líderes do grupo (Ronaldo, William, R. Carlos...), a contratação (desnecessária) do zagueiro Thiago Heleno, a escalação do mesmo (desastrosa), a desvalorização pública de DVDerico e a libertação de um mal antigo, que novamente pairou sua maldição sobre nós, o ressuscitado MOACUMBACIR, galinha-preta do nordeste.

O resultado, sagaz leitor, todo mundo sabe. SETE jogos consecutivos sem vitória. Crise pela primeira vez em muito tempo. Nem mesmo a eliminação na para o Flamengo causou tamanha revolta no Pq. São Jorge. Não vamos aqui entrar em méritos de "se minha mãe fosse homem", mas é fato que se tivéssemos conquistado metade desses pontos, neste exato momento crianças chinesas estariam confeccionando faixas de Campeão Brasileiro 2010 em preto e branco. Esperemos que, apesar de Batista e dos direitos humanos, elas ainda o façam.

SOBRE ADRIANO: Ronaldo indicou, nosso mestre JP indagou: Adriano no Timão, carimba?
Minha opinião é que Adriano tem massa encefálica proporcional a sua capacidade de marcar gols. Não tem a cara do Timão não, mas foi um dos melhores centro-avantes que já vi por aí, e ainda o pode ser se assim o quiser. Carimbo fácil! Ainda mais devido a carência de um goleador nato na ausência de Ronaldo. Mas deixo as especulações pra depois, após a comemoração do título. \O/

STJD: Bom, quer dizer então que eu vou ao estádio do meu rival, no setor visitante, causo tumulto e prejudico-o, fazendo perder mando de campo na reta final de campeonato? Acho que essa moda pega hein, STJD! Precedente perigoso. Vamos recorrer!
E porcada, por obséquio, voltem pro chiqueiro. ATUALIZAÇÃO: O Corinthians conseguiu o efeito suspensivo e jogará contra o Vasco no Pacaembu. O Palmeiras ainda não recorreu.

A "FINAL" DE SÁBADO: A volta de São Jorge Henrique é motivo de celebração, mas o Romarinho de Pq. São Jorge deve começar no banco. Acredito em um jogo truncado no primeiro tempo, mas mantendo-se a igualdade, a promessa é de um segundo tempo épico, já que o empate só interessa ao Fluminense. VAAAAAI CORINTHIANS!


TRILHA SONORA: Putz, depois que eu vi que o link do primeiro post tava quebrado. Então segue agora o correto, porque valorizo muito. Guy Ritchie + EODM + Nike

2 comentários:

Mauro disse...

Muito bom post, muito bem escrito tb parabéns.
Ainda acho q a Mania do louco bBatista de usar cronometro nos treinamentos p/ se obter contra ataques rapidos tenha sido o principal motivo de tantas lesões em um curto espaço de tempo em jogadores q não atuaram na época da copa e estariam assim descansados, vejamos se dará tempo de recuperar, Aliá Corinthians X Cruzeiro e um arbitro Mineiro!? Me poupa CBF

LeoAndros disse...

Obrigado pela força Mauro!
Realmente, também acho que os métodos de trabalho do AB ajudaram e muito a estourar os jogadores. Engraçado é que ele e parte da imprensa tentam justificar seu fracasso com os desfalques causados pelas lesões.
Quanto ao juiz, é estranho sim. Vamos acompanhar. Um abraço!