18 de nov. de 2010

BOLA PERDIDA - MESSI 1 X 0 BRASIL


Texto: Leandro A. C. Rosa

Corram para as colinas, ferozes! Bola Perdida pode pingar em qualquer lugar, até no Catar. Neste espaço trataremos de futebol internacional e tudo que rola no planeta bola, dentre outros chavões e clichês marotos.

Mas não se engane, ó sagaz leitor! O título da coluna não é em homenagem ao lance capital da pelada disputada em Doha, quando Douglas, o Botequeiro, fez MM relembrar o Corinthians de 2009 e soltar um sonoro "-VAI TOMAR NO C..., DOUGLAS!", em lance capital que originou o golaço de Messi.

O gol, porém, é só um detalhe, como já disse Kiko Parreira. Ao meu entender, o escrete canarinho apresentou mais volume, e mostrou uma defesa sólida e variações interessantes. Não saiu vencedor pois sentiu demais a falta de um autêntico camisa 9.
O clássico estava cercado de espectativas acerca do retorno de Ronaldinho Gaúcho ao time da CBF. E o dentuço mandou bem. Manteve o nível de suas atuações no Milan, e distribuiu o jogo para um time que não soube o que fazer com ela.
Infelizmente, ainda somos obrigados a ouvir e ler que "Ronaldinho não mostrou o futebol que dele se espera". Quando é que vão entender que Gaúcho nunca mais vai repetir seu futebol alienígena dos áureos tempos? Na temporada 2005/2006, ele fez coisas inimagináveis, exibições exuberantes que o credenciaram como melhor do mundo por duas vezes, e considerado o melhor jogador da década. Cristiano Ronaldo e Messi jogam demais, mas Ronaldinho era outra coisa. Ontem, cinco anos depois do auge, é evidente o declínio técnico e físico do trintão. Comparar sua atuação à do diez argentino é covardia. Ainda sim, continua sendo um dos melhores jogadores do mundo, na minha opinião. E tem lugar na seleção sim, nem que seja para passar o bastão a Ganso, que apesar de estilo mais clássico, é seu herdeiro natural na Seléça.

Individualidades a parte, jogo foi bem jogado no começo e bem pegado no final.
Mano Menezes já montou sua equipe ao sei jeito, com defesa compacta e tendo as laterais como opção ofensiva. Daniel Alves jogou (joga) muito, André Santos é bom jogador. Lucas e Elias foram bem, Ramires um pouco abaixo mas sem comprometer. Neymar, sacrificado no ataque, precisa parar de se jogar, e jogar. Robinho é uma enganação, como sempre. Como capitão, é um afronte. No jogo de ontem, atrapalhou o ataque e não ajudou a defesa. Mas tem muita moral com a CBF, sabe-se lá porque.

Enfim amigos, um programa agradável para uma tarde de quarta-feira, mais um treino para a renovada seleção, nada mais que isso. Próximo compromisso só ano que vem, contra a França. Nós acompanharemos pela TV. O Douglas também.


Em homenagem aos hermanos, a melhor banda de stoner rock da Argentina, quiçá do mundo: Los Natas - Meteoro

Nenhum comentário: