19 de fev. de 2010

Chazinho de Coca - Muricy Ramalho é passado. Antônio Carlos é aposta.

Sai Muricy Ramalho e entra Antônio Carlos Zago. Esse é o cenário no comando técnico do Palmeiras.

Para um desavisado, o panorama chega a assustar. Muricy, tricampeão brasileiro. Antônio Carlos, assumiu um clube de futebol pela 1ª vez há alguns meses.

Aos mais atentos, a queda de Muricy pode fazer sentido. A chegada de Antônio Carlos ainda precisa ser melhor digerida mesmo por esses.

Quando todos queriam a permanência de Jorginho no comando do time, eu fui dos poucos a ir a favor da chegada de Muriça. Por isso chega a me incomodar o insucesso do treinador no comando verde. Gosto do sujeito, gosto da figura “Muriçoquiana”. Grosserias a parte, ele transparece autenticidade. Coisa rara em um futebol onde cada vez mais se vê máscaras sobre máscaras, puxa-saquismos, morde e assopra. Ele que veio exatamente para substituir um cara que é a personificação do egocentrismo, do “eu ganho, nós empatamos, vocês perderam”. Muricy deixa o clube com aprovação de grande parte da torcida. Certamente é pela pessoa, não pelos resultados.

Mas Muricy falhou. N foram as razões para isso, dentre elas, o próprio Muricy. 46 pontos ganhos de 96 disputados é uma média baixissima, convenhamos.

Toda a mídia esportiva já debateu, rebateu, se abateu acerca de todas essas razões e não vou ficar aqui sendo redundante nesse aspecto. Mas é preponderante que se aponte que Muriça naufragou com um time que vinha traçando um caminho vitorioso nas mãos de outros(s).

Antônio Carlos é figura emblemática na história alviverde. Entre 1993 e 1995, como capitão e ótimo zagueiro central que foi, sagrou-se Bicampeão Paulista, Bicampeão Brasileiro e de um Rio/SP pelo clube. Conhece os meandros desse clube. Sabe que está se metendo em um caldeirão que explode mesmo quando tudo está aparentemente bem. E sabe que está chegando em um momento de extrema turbulência.


Mas Antônio Carlos é uma aposta. Sua contratação vai na contramão de tudo o que essa diretoria vinha fazendo, sempre colocando no comando do time, técnicos de ponta, os mais caros do mercado. Só que esses falharam e as opções não são muitas, a aposta pode ser válida.


Para se ter uma idéia, somente com rescisões contratuais com Luxemburgo e Muricy, o Palmeiras desembolsou 1,5 milhões com Luxa e aproximanadamente 2,5 milhões com Muriça. E dinheiro pra trazer jogadores eles dizem não ter. Sâo gênios administrativos, como se pode ver.

Entretanto, para que seja válida a aposta em Antônio Carlos, esses mesmos que falharam feio na remontagem do time pedida por Muricy e que, ao contrário do técnico, lá permaneceram em seus cargos, precisarão mostrar que estão lá para servir ao clube, servir a torcida, precisam contratar jogadores. O time que lá está, não vingará plenamente seja com Antônio Carlos, seja o Fergusson, seja o Felipão. Como na foi com o Muricy.

Como apaixonado pelo esporte mais legal do mundo, torço para que Muricy reencontre seu rumo. É uma figura que só faz o bem ao esporte. Como portador de um coração verde, espero que o regresso desse antigo ídolo possa ser prenúncio de dias melhores. Que ao menos ele traga a aura daqueles bons tempos e resgate a essência desse time que empalideceu o seu esplendor verde.

Cheers,

Nenhum comentário: