16 de dez. de 2009

In Loco Rua Augusta - Lado Centro: FELIZ ANIVERSÁRIO TRICOLOR?



Hoje, dia 16 de dezembro de 2009 comemoramos 74 anos do SPFC como ele é conhecido hoje. Instituição magnânima dentro do futebol brasileiro, reconhecido por todos como uma grande e perigosa equipe, e também por ser um papa-títulos, único Hexacampeão brasileiro oficialmente reconhecido, único brasileiro que conseguiu a façanha de 3 campeonatos mundiais, e com sede de torcida fora do país. Sim o São Paulo Futebol Clube cresce cada dia que passa e proporcionamente a sua idade um dos times que ganham mais títulos do mundo, e 17o no ranking da FIFA de todos os tempos sendo assim o mais alto brasileiro neste ranking.

Algumas contradições giram em torna da real data de aniversário do clube, e para quem não sabe muito bem a história do mesmo seguem alguns fatos que podem ajudar a entender isso: as origens do clube se dão em 1900 quando foi criado o Clube Atlético Paulistano, porém o clube não aceitava que seus jogadores se profissionalizassem para continuar na liga amadora, isso gerou conflitos que acabaram por criar o São Paulo da Floresta, com as cores vermelho e branco cedidas pelos jogadores do Paulistano, e o branco e preto pelo A.A. Palmeiras, o nome veio da junção dos dois nome também.

Devido a problemas financeiros o clube foi obrigado a se juntar com o clube Tietê, e a extinção do mesmo se deu em 14 de maio de 1935, porém alguns sócios em 4 de junho do mesmo ano abriram o Clube Atlético São Paulo que em 16 de dezembro do mesmo ano passaria a se chamar São Paulo Futebol Clube.

Eu sinceramente apesar de comemorar hoje como data oficial, considero a data de 25 de janeiro de 1930 como a da fundação do clube, pois neste momento se decidiu pela profissionalização e seus sócios com seu amor imenso pelo clube nunca deixaram ele morrer.

Parabéns tricolor pelos 74 (79?) anos.


Como o vôo tricolor é sempre alto deixo vocês com essa música que gosto muito:

Nenhum comentário: